• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade motherboard processador

jsbag

Membro
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
entre 600 a 900 euros
2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
ugrade processador motherboard ram

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1080)
c) Office / Navegação web / Filmes
d) Virtualização
e) Outra? Qual?


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
não sei

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

PROCESSADOR AMD RYZEN 5 5600x
MOTHERBOARD MICRO-ATX MSI B450M BAZOOKA
MEMÓRIA RAM G.SKILL AEGIS 16GB
CAIXA ATX NOX HUMMER ZX
FONTE DE ALIMENTAÇÃO Seasonic Focus Gold GX 850W Full Modular
DISCO RÍGIDO 3.5" WESTERN DIGITAL BLUE 1TB
SSD 2.5" SANDISK PLUS 240GB
EVGA GeForce RTX 3080
Water Cooler CPU Arctic Liquid Freezer II 120 All-In-One



6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>não sei

b. Processador (Intel ou AMD)
>

c. Motherboard (chipset, formato)
>

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>


11) Contexto, comentários adicionais.

Quero mesmo fazer o upgrade para ficar com os componentes ao nível da gráfica nomeada mente processador, motherboard e ram( preciso mesmo de 32gb )

estava a pensar em algo do genero:
Asus ROG STRIX B550-F GAMING ou
Gigabyte B550 AORUS ELITE V2
Corsair Vengeance LPX DDR4 3200MHz

AMD Ryzen 9 5900X ou
AMD Ryzen 9 5950X

o que acham?

Obrigado
 
Sinceramente só substituía a RAM, visto que dizes que tens essa necessidade. Tens um PC bastante capaz. É preferível investires mais para a frente e fazeres um upgrade já com nova plataforma. Tens novos processadores a sair e DDR5 começa a baixar de preços e a ficar mais madura com o tempo.
 
Onde é que sentes que os 6 cores extra do 5900X iriam ajudar para estares a considerar um upgrade tão banal?


Não sei, mas sinto que a performance em termos de fps no apex poderia melhorar acho que esta caped pelo processador, e esse pelo que vi é mais ao nivel da 3080. Mas tambem como não precebo muito, não sei se é mesmo o caso.
Em relação ao disco não foi algo que tivesse pensado mas até que fazia sentido.
 
Se estiver capado pelo processador, não é a enfiar mais 6 cores que vais ter grande diferença, pois o jogo não os vai usar. A melhoria em FPS no Apex Legends do 5900X para o 5600X com uma RTX 3080 não chega a 10%.

Não deverias ter problema a ultrapassar os 200 FPS em 1080p Ultra com a tua configuração. Não é o teu caso?
 
OK precebo, é assim eu tenho um monitor de 144 e o jogo esta limitado a isso, mas tenho drops absurdos. depois usei um bottleneck calculador e dava me 15% de bottleneck, e pensei que fizesse sentido fazer o upgrade.
 
Esses drops devem ser outra coisa qualquer no teu sistema. Ram lenta, problemas de software, etc...

Dizes que tens umas Aegis mas nao dizes a velocidade, aquilo é de 3200 pelo menos?
 
Não sei, mas sinto que a performance em termos de fps no apex poderia melhorar acho que esta caped pelo processador, e esse pelo que vi é mais ao nivel da 3080. Mas tambem como não precebo muito, não sei se é mesmo o caso.
Em relação ao disco não foi algo que tivesse pensado mas até que fazia sentido.

O 5600X come o apex para sobremesa, tu com um 5900x vais ter +10fps com sorte, incluindo mínimos.
O teu bootleneck advem de outro lugar.

Para de dar uns números, eu jogo a 280fps, 1% lows de 240/260. O minimo é 260, e isto é com smokes e ults.
Algo não está certo. Isto a 1080p, tudo low. 3070 ti e 5600x.

Acho que devias olhar para a ram como já disseram, mas mesmo a ram nao deveria ter um efeito tao grande como descreves.
Até pode ser o windows, ou alguma driver.
 
Mesmo se comprares, não vais ver ganhos de performance como queres.
O melhor que tens que fazer, é não gastar dinheiro e comecar por olhar para o windows/drivers/malware.
O pc que tens presentemente é capaz de correr o apex muito bem, ainda por cima a 1080p. Tu sem limitares nada devias estar a colar nos 300FPS (limite da engine).
Um ssd melhor também dificilmente vai-te te dar melhor performance.
 
O 5600X come o apex para sobremesa, tu com um 5900x vais ter +10fps com sorte, incluindo mínimos.
O teu bootleneck advem de outro lugar.

Para de dar uns números, eu jogo a 280fps, 1% lows de 240/260. O minimo é 260, e isto é com smokes e ults.
Algo não está certo. Isto a 1080p, tudo low. 3070 ti e 5600x.

Acho que devias olhar para a ram como já disseram, mas mesmo a ram nao deveria ter um efeito tao grande como descreves.
Até pode ser o windows, ou alguma driver.

+1

1% lows de 180fps, avg de 230fps e tenho gráfica mais fraca que a tua por uma margem considerável.

E eu nem jogo Apex com tudo em low. Algo me diz, até por comparação com alguns amigos, que o grande problema é o disco.

edit: @Websync olha que conheço 2 ou 3 pessoas, incluindo um pro, que sentiram grandes melhorias com novo disco. pode acontecer é que os discos que tinham fossem piores que os do OP.
 
+1

1% lows de 180fps, avg de 230fps e tenho gráfica mais fraca que a tua por uma margem considerável.

E eu nem jogo Apex com tudo em low. Algo me diz, até por comparação com alguns amigos, que o grande problema é o disco.

Será? Se o disco nao estiver a 100% pode muito bem ser um fator.

Sim mas não é só pela performance eu faço muito multitasking e preciso mesmo de mais memoria ram
Não é propriamente recomendado comprares kits diferentes, mas nao deverás ter problemas se quiseres adicionar +16GB de ram.
Certifica-te que estás a comprar o mesmo modelo pelo menos, mesma frequencia, mesmos timmings.

A vdd é que 32gb de ram sao muito usados pelo apex, eu fico com +22gb cached do apex em pouco minutos. Até me caiu o queixo quando topei.
Nao sei até que ponto influencia performance, mas algo a ter em conta, é o jogo que tenho que mais usa o sistema de cache.
 
5600x e queixas-te de frame drops apenas com 144hz no apex?! :n1qshok:

Ou tens a RAM em single channel, 2133mhz ou tens o Windows cheio de 💩
 
Última edição:
Há por ai qualquer coisa no teu sistema que não está bem. Só rodando o jogo com o overlay do rivatuner e ver o que está a sofrer quando tens stutter. Pode ser muita coisa, disco, rams, thermal throttle, software... sem poder mexer na máquina ou pelo menos ver métricas e videos do jogo a correr na tua máquina é um exercicio de adivinhação.

Mas definitivamente não te ponhas a comprar hardware a não ser que precises mesmo e no caso do 5900x é um definitivo não, não precisas.
 
@jsbag antes de trocar seja o que for, começa por verificar se está tudo bem.
Para começar instala o CPU-Z e faz um print screen, pelo menos do separador da Memory, e coloca aqui para vermos como está.
 
era mesmo para trocar não para juntar.
Com esse CPU e MB, vão vale para trocar para manter tudo na mesma numa plataforma AM4.

Na BIOS da tua MB, vê a velocidade e os timmings da tua RAM. Coloca isso a 3200 Mhz, deve fazer na boa.

O disco Nvme permite ter tempos mais rápidos de carregamento dos ficheiros, comparando com os SSD e HDD que tens.

Podes comprar RAM colocando dois sticks da mesma RAM que já tens e ficas com 4x8GB que é mais rápido do que 2x16GB.

Caso contrário, compra 2x16GB 3600 Mhz.

Quanto à nova plataforma AM5, as MB e a RAM DDR5 são ainda muito caras. O novo cpu 7600X vai custar USD 299,00.
 
Back
Topo