• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade/Novo entre 1.400 a 1.800 para tratamento de dados

um_nick

Power Member
Boa tarde,

se pudessem ajudar agradecia.

Desde já obrigado.



1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

1.500 +/-. ASAP.


2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?

Sugestões?!
Em novembro do ano passado liguei o PC e nada. Abro a caixa e na MB tinha uma luz acesa, onde diz EZ Debug Led, no CPU, e lá ficou debaixo da secretária, paz à sua alma...

Hoje, peguei no PC para ver os componentes para este post. Experimento ligar e lá arranca, mas depois de algum tempo, quando demorava menos de 1minuto para o efeito, mas ali continua ligado, 4 horas depois enquanto estou a fazer um backups.

Valerá a pena mudar componentes ou vou para uma plataforma nova? Ou vou a um reparador primeiro para testar?



3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar) ]até 20%:Cities Skyline, Red Dead Redemption 2, Hearts of Iron
b) Edição vídeo / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
c) Office / Navegação web / Filmes até 10%
d) Virtualização
e) Outra? Qual?

70%: Excel (mas para fazer uso de power query e power pivot) e Power BI para tratamento estatístico de dados e desenvolvimento de dashboards.






4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?

6 anos


5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)


CPU: AMD Ryzen 5 2600
MB: B450M PRO-VDH (MS-7A38)
RAM: 2 módulos de 4 de DDR4-2132 (1066 MHz) GSkill
PG NVidia Geforce GTX 960
SSD Crucial BX100SS 500 G
HDD WD Caviar Blue 500 Gb
PSU XFX Core Edition PSU Pro 650 w
SO w 7 64 bits
CAIXA: Fractal Design Core 2300 - FD-CA-CORE-2300-BL
MONITOR: 24'' BenQ GL2450

A Mb, CPU e RAM foram comprados em 2018.
Os restantes componente são mais antigos... A PSU deve ter mais de 10 anos.




6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?

Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).




b. Processador (Intel ou AMD)
> Não sei

c. Motherboard (chipset, formato)
> Não sei

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> Não sei

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Não sei

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Não sei. Posso aproveitar os outros mas preciso de mais capacidade de armazenamento.



g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Não sei

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?

Podem sugerir monitor mas não entrará para o orçamente e será uma compra a ponderar à parte.


9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?

Wifi

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?

Sim, mas entra no orçamento.


11) Contexto, comentários adicionais.

Conforme indicado principal razão para fazer um upgrade/adquirir novo PC pessoal trata-se de necessitar de um PC para trabalhar em Excel (mas para fazer uso de power query e power pivot) e Power BI para tratamento estatístico e desenvolvimento de dashboards. Paralelamente quero aprender a trabalhar com Python ou R.

Refira-se que, como computador de trabalho, tenho um portátil com um I5-6200U CPU com 16Gb de RAM. Com os dados que trabalho (volume e relações de tabelas) o mesmo anda-se sempre a arrastar, ou a queixar-se para aumentar a memória ou mudar para a versão 64 bit do office (o que aparentemente não é possível de acordo com o meu empregador, nem tenho autorização para instalação de novo software que seria necessário para as formações supra) ou a crashar.

A bem da minha paz de espírito, saúde mental e horas de sono, pretendia assim uma maquina que consiga ser mais rápida para este efeito nem que tenha de pagar do meu bolso.


Se der para jogar melhor pois já uns meses que ando em abstinência e o meu miúdo prefere o PC à Play Station.

Obrigado pela atenção.


=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Tens uma plataforma AM4, se for o cpu só com problemas e não a motherboard, pode compensar só dar update à bios e atualizar o cpu para um 5700X ou até mesmo o 5800X3D (mais do que o ryzen 7 nessa board não). Compras um kit 3600 Dual rank 32GB (está barato, uns 100€) dás update à gráfica e à fonte e fica o assunto resolvido por uns anos.

E não me admirava que fosse só o cpu a morrer. Algumas versões de BIOS colocavam voltagens suicidas nos zen2 e zen+, coisa que foi corrigida nas revisões do AGESA e nos zen3.

Tens é de verificar mesmo que a motherboard está em condições e para isso convém levares isso a alguém que perceba e possa testar com um cpu funcional

Se a motherboard estiver boa podes fazer algo do genero:

CPU: AMD Ryzen 7 5700X 3.4 GHz 8-Core Processor €212.90
CPU Cooler: Thermalright Peerless Assassin 120 SE 66.17 CFM CPU Cooler €42.00 na amazon.es
Memory: Kingston FURY Renegade 32 GB (2 x 16 GB) DDR4-3600 CL16 Memory €118.90
Video Card: XFX Speedster MERC 319 CORE Radeon RX 6800 XT 16 GB Video Card €649.90
Power Supply: Fractal Design Ion Gold 750 W 80+ Gold Certified Fully Modular ATX Power Supply €105.90
Total: €1129.60

Com o remanescente podes dar update ao monitor já que a 6800xt é uma grafica mais indicada para 2k/4k ou dar upgrade aos discos e aumentar a capacidade de armazenamento da máquina.
O cooler que coloquei é um pouco overkill mas é algo que podes utilizar com o 5800x3D se valorizares mais os jogos, mas dá para poupar uns 10€ se optares pelo Assassing King da Thermalright que também encontras na amazon.es

Um disco barato extra é por exemplo o G2 https://www.amazon.es/dp/B09NRZ6LPY/ref=nosim?tag=zwame00-21 que encontras por 59€ na amazon. O P3 da Crucial de 2TB também encontras por 133€ https://www.amazon.es/dp/B0B25MJ1YT/ref=nosim?tag=zwame00-21


Caso queiras fazer uma build de raiz, caixa nova, com um cpu com melhor produtividade ainda que o 5700x com mais nucleos:

CPU: Intel Core i5-13500 2.5 GHz 14-Core Processor €284.90
CPU Cooler: Thermalright Peerless Assassin 120 SE 66.17 CFM CPU Cooler €42.00
Motherboard: Gigabyte B760M AORUS ELITE AX Micro ATX LGA1700 Motherboard €199.90
Memory: Kingston FURY Beast 32 GB (2 x 16 GB) DDR5-5600 CL40 Memory €144.90
Storage: KIOXIA EXCERIA G2 1 TB M.2-2280 PCIe 3.0 X4 NVME Solid State Drive €57.29
Video Card: XFX Speedster MERC 319 CORE Radeon RX 6800 XT 16 GB Video Card €649.90
Case: Phanteks Eclipse G360A ATX Mid Tower Case €99.90
Power Supply: Fractal Design Ion Gold 750 W 80+ Gold Certified Fully Modular ATX Power Supply €105.90
Total: €1584.69

Se o orçamento já tiver passado muito daquilo que queres gastar podes substituir essa gráfica por uma 6700XT/6750XT como por exemplo a Sapphire PULSE Radeon RX 6700 XT 12 GB que encontras por 406€ em loja nacional.

Verifica é se a motherboard tem a conectividade que precisas. Sendo uma mATX vai ter menos slots para nvme e menos ligações SATA. Podes trocar por uma B760 ATX se vires que não é suficiente.
 
Última edição:
Back
Topo