• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade ou montar um desktop de raiz

bmorais88

Power Member
Boas!

Eu estou a pensar em fazer um upgrade ao meu atual monitor (Samsung S22B350).
Algo com 27'', 144Hz, VA, 1440p, porque já li algum feedback que 1080p não era suficiente para 27'' e além disso 1400p é mais a pensar no futuro. Já tenho alguns monitores identificados...

No entanto, estou com algum receio que não tenha grandes performances com o meu atual setup, que já tem uns anos, e portanto que não consiga jogar grande coisa em 1400p, ou mesmo que jogue em 1080p, tenho receio que a imagem fique pouco "natural".

O meu setup:
ASRock Z77 Extreme4
I5-3570K @3.40GHz
16gb RAM DDR3
GTX 1050 Ti (4 Gb)

Eu agora não fazia intenções de investir numa GPU para poder usufruir do monitor... portanto além do meu receio que já descrevi, gostaria de saber a vossa opinião se vale a pena continuar a investir neste setup (comprar uma nova GPU mais tarde) ou se mais vale aguardar e juntar mais uns dinheiros para montar um novo desktop de raiz. Não sei as limitaçoes dos sockets, da motherboard e do CPU (apesar de até agora não ter problemas de maior no meu uso)

Obrigado!
 
Novo, porque numa Z77 a única coisa que consegues é espetar com um Xeon ou com um 3770K.

Em relação ao monitor, dependendo da distância sim, 1080P é curto para mais do que 24". Se pensares há 21.5 com 1080P, garantidamente fica mais crisp do que um 24 e muito mais do que um 27.

Não faz sentido comprares um painel VA, os IPS cada vez são mais baratos, eu não sacrificava 2 ou 3MS no RT GTG para perder as cores de um IPS. No entanto a 1050Ti não é nem de perto nem de longe o ideal para 144Hz, porque é mentira o que dizem que a 60FPS já fica melhor, a 60FPS num monitor 144Hz fica tudo aos solavancos (tendo VRR ele desce para 60Hz), ou se desligares o VRR ficas cheio de tearing.

Compra o monitor apenas quando puderes trocar a gráfica, o CPU e a MB.
 
Novo, porque numa Z77 a única coisa que consegues é espetar com um Xeon ou com um 3770K.

Em relação ao monitor, dependendo da distância sim, 1080P é curto para mais do que 24". Se pensares há 21.5 com 1080P, garantidamente fica mais crisp do que um 24 e muito mais do que um 27.

Não faz sentido comprares um painel VA, os IPS cada vez são mais baratos, eu não sacrificava 2 ou 3MS no RT GTG para perder as cores de um IPS. No entanto a 1050Ti não é nem de perto nem de longe o ideal para 144Hz, porque é mentira o que dizem que a 60FPS já fica melhor, a 60FPS num monitor 144Hz fica tudo aos solavancos (tendo VRR ele desce para 60Hz), ou se desligares o VRR ficas cheio de tearing.

Compra o monitor apenas quando puderes trocar a gráfica, o CPU e a MB.

Bom Conselho dado!

eu tenho um i7-3770K e posso dizer ele ainda se aguenta. Mas com o lançamento da PS5 os jogos vao puxar mais cpu de novo.
Em relação a Monitor,eu tenho VA e estou satisfeito,mas se tiveres possibilidade para um IPS,força nisso.Se adquirires o monitor pensa já que placa grafica vais adquirir,pois podes optar por um G-sync ou FreeSync (Nvida ou AMD respectivamente).

Tens algum orçamento?
 
Obrigado malta pelo feedback.

Não me vou apressar e esperar mais um pouco.

A alternativa seria comprar uma GPU usada (1070ti por exemplo), mas não acho que seja justificável. Sinceramente, os poucos jogos que jogo agora, este vai dando (obviamente em medium/low settings), mas após ter "decidido" o monitor é que caí em mim e pensei que se calhar não ia usufruir por agora do monitor em condições...

Dito isto, decidi juntar uns trocos e montar um pc novo!
Deste posso aproveitar a caixa, discos, possivelmente a fonte também (750W). Ainda não defini um orçamento, mas estou a pensar em valores altos: MB=120€ / CPU = 400/500€ / GPU = 400€ / RAM =120€ + monitor que encontre na altura (vou apontar para IPS, eu andava apenas a evitar os TN) portanto diria 1200€ sem monitor
Investir mais num CPU em vez de uma GPU é boa ideia? tenho ideia que as GPU, seja ela qual for, terá um "prazo de validade" de 3/4 anos, dependendo, dai achar melhor investir mais num bom CPU, estou errado?

Obrigado pela dica do G-sync e Freesync porque não fazia ideia que eram respectivamente Nvidia e AMD, era meio caminho para fazer mais uma asneira :)
 
Obrigado malta pelo feedback.

Não me vou apressar e esperar mais um pouco.

A alternativa seria comprar uma GPU usada (1070ti por exemplo), mas não acho que seja justificável. Sinceramente, os poucos jogos que jogo agora, este vai dando (obviamente em medium/low settings), mas após ter "decidido" o monitor é que caí em mim e pensei que se calhar não ia usufruir por agora do monitor em condições...

Dito isto, decidi juntar uns trocos e montar um pc novo!
Deste posso aproveitar a caixa, discos, possivelmente a fonte também (750W). Ainda não defini um orçamento, mas estou a pensar em valores altos: MB=120€ / CPU = 400/500€ / GPU = 400€ / RAM =120€ + monitor que encontre na altura (vou apontar para IPS, eu andava apenas a evitar os TN) portanto diria 1200€ sem monitor
Investir mais num CPU em vez de uma GPU é boa ideia? tenho ideia que as GPU, seja ela qual for, terá um "prazo de validade" de 3/4 anos, dependendo, dai achar melhor investir mais num bom CPU, estou errado?

Obrigado pela dica do G-sync e Freesync porque não fazia ideia que eram respectivamente Nvidia e AMD, era meio caminho para fazer mais uma asneira :)
Para jogar não precisas do melhor CPU do mercado,
Normalmente quanto mais Ultra tiver os graficos,menos CPU mais GPU.
 
Vale mesmo a pena procurar um IPS?

O VA que encontrei, AOC CQ27G2, estará a 320€
27''
VA
1440p
144 Hz
Freesync

Não encontro nenhum IPS com estas caracteristicas abaixo de 400€ (acho que nem 500€)
IPS tem melhores cores e melhores tempos de resposta é isso?
VA ganha em níveis de contraste?


EDIT:
Afinal encontrei Viewsonic VX2758-2KP-MHD por cerca de 350€

Entre VX2758-2KP-MHD (IPS) e CQ27G2 (VA) é preferível o IPS? Estando os 2 mais ou menos ao mesmo valor.
 
Última edição:
Por curiosidade, onde viste o AOC CQ27G2 a venda?
Na amazonas, mas pelo que percebi, só está à venda a partir de 28 de Fevereiro. Agora está a 339€, mas já esteve a 319€.
Talvez tenham entretanto aumentado por causa da versão NÃO curva, o Q27G2, que eu sinceramente não sabia que a AOC ia lançar uma versão igual mas flat (o que para mim e para um monitor de 27' prefiro flat display a curved display)
 
Na amazonas, mas pelo que percebi, só está à venda a partir de 28 de Fevereiro. Agora está a 339€, mas já esteve a 319€.
Talvez tenham entretanto aumentado por causa da versão NÃO curva, o Q27G2, que eu sinceramente não sabia que a AOC ia lançar uma versão igual mas flat (o que para mim e para um monitor de 27' prefiro flat display a curved display)

Tive um bons minutos olhar para um AOC C27G1 27'' tem uma qualidade de imagem bastante porreira com cores bem nítidas sem saturação e ao ser curvo o ambiente ao ver filmes e´na verdade mais envolvente mas faz um pouco de confusão ao ler texto pois é um ecrã curvo .
 
Tive um bons minutos olhar para um AOC C27G1 27'' tem uma qualidade de imagem bastante porreira com cores bem nítidas sem saturação e ao ser curvo o ambiente ao ver filmes e´na verdade mais envolvente mas faz um pouco de confusão ao ler texto pois é um ecrã curvo .

O facto de ser curvo até não me estava a fazer confusão, até estava indeciso entre 2 modelos inicialmente:
Viewsonic VX2758-2KP-MHD (IPS) e AOC CQ27G2 (VA), ambos a rondar 350€ (escrevi um comentário no tópico dos monitores para tentar perceber de malta que seja mais entendida em monitores, se a escolha recai sobre o Viewsonic por ser IPS ou se mesmo assim o AOC é superior)

Mas assim que vi o anúncio do Q27G2 acho que desisto do curvo :P
Se fosse o de 32' já iria gostar curvo possivelmente, mas vi ontem um de 32' e achei enorme. 27 é ideal para a distancia que estou do monitor
 
O facto de ser curvo até não me estava a fazer confusão, até estava indeciso entre 2 modelos inicialmente:
Viewsonic VX2758-2KP-MHD (IPS) e AOC CQ27G2 (VA), ambos a rondar 350€ (escrevi um comentário no tópico dos monitores para tentar perceber de malta que seja mais entendida em monitores, se a escolha recai sobre o Viewsonic por ser IPS ou se mesmo assim o AOC é superior)

Mas assim que vi o anúncio do Q27G2 acho que desisto do curvo :P
Se fosse o de 32' já iria gostar curvo possivelmente, mas vi ontem um de 32' e achei enorme. 27 é ideal para a distancia que estou do monitor

O Q27G2 pelo que tenho lido e´Top mas prepara te para o excesso de brilho pode se sempre reduzi lo mas a ai perde um pouco as cores e mesmo no minimo há quem diga que não deixa de ter um brilho excessivo pois na verdade ter uma percentagem de sRGB de 121 % :facepalm:
 
Back
Topo