• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade ou Novo PC Gaming

jorge_jomi

Power Member
Boas pessoal,
Após a aquisição do PC atual conforme componentes abaixo ( feito aqui por esta altura em 2017) tenho de fazer upgrade ou um PC novo , apenas para jogar.
Portanto, ou faço um upgrade a isto, porque o jovem aqui de casa diz que já não serve 🤣🤣, ou compro um dentro do orçamento previsto ( 1200 /1300) e para a finalidade em causa para durar mais ou menos o mesmo que este.
PC Actual:
AMD Ryzen 5 1600
ASUS B350-Plus
Sapphire Radeon RX 580 SE
G. Skill 16 GB RAM
Samsung SSD 980 500GB
Crucial CT240BX300SSD1
Monitor LG 24GM79G 144hz
Seasonic 520W ( acho)

Se, for upgrade é para manter os 1080p.
Se, for novo, passo para 2k, e meto (se valer a pena) processador novo que já deve dar um bom boost ( e fico com 2 pcs, porque ás vezes jogamos os 2)

O que ele joga: RainbowSix; CS GO; Valorant; PUBG; FIFA; e alguns que instala através do Game Pass da Xbox .

Que sugerem=?

Obrigado
 
Atualiza a bios da motherboard e compra um zen3.

Essa board aguenta até uns 95W com airflow mediocre, fica um bocado curta para o 5800X3D, mas visto que é para gaming é aceitavel já que não vai utilizar os nucleos todos ao mesmo tempo durante periodos continuados de tempo e podes ainda emparalhar isso com um AIO da Arctic que tem uma ventoinha para a VRM que ajuda nesse particular.

Também não sei a velocidade das memórias porque não colocaste no post original, mas o 5800X3D não está tão dependente de velocidade de memória.

CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D 3.4 GHz 8-Core Processor €379.90
CPU Cooler: ARCTIC Liquid Freezer II 240 56.3 CFM Liquid CPU Cooler €89.90
Video Card: XFX Speedster SWFT 309 Radeon RX 6700 XT 12 GB Video Card €477.66
Total: €947.46

De resto precisas de verificar a compatibilidade da caixa com um watercooler de 240 e o gpu, mas pelo menos a gráfica deve caber sem problemas.
 
Atualiza a bios da motherboard e compra um zen3.

Essa board aguenta até uns 95W com airflow mediocre, fica um bocado curta para o 5800X3D, mas visto que é para gaming é aceitavel já que não vai utilizar os nucleos todos ao mesmo tempo durante periodos continuados de tempo e podes ainda emparalhar isso com um AIO da Arctic que tem uma ventoinha para a VRM que ajuda nesse particular.

Também não sei a velocidade das memórias porque não colocaste no post original, mas o 5800X3D não está tão dependente de velocidade de memória.

CPU: AMD Ryzen 7 5800X3D 3.4 GHz 8-Core Processor €379.90
CPU Cooler: ARCTIC Liquid Freezer II 240 56.3 CFM Liquid CPU Cooler €89.90
Video Card: XFX Speedster SWFT 309 Radeon RX 6700 XT 12 GB Video Card €477.66
Total: €947.46

De resto precisas de verificar a compatibilidade da caixa com um watercooler de 240 e o gpu, mas pelo menos a gráfica deve caber sem problemas.
Bom dia
Tenho um Air Cooler da Cooler Master, e as Memorias são as G.Skill Ripjaws V 2X8GB DDR4 3000Mhz CL15 .
A caixa é uma Phanteks P400,acho -
Esse Ryzen não será overkill ?
 
A 6800XT esteve a bom preço antes, mas já acabou o stock a 699€. Sim para este cpu recomendo aquele AIO ou um dual tower air cooler com 6 heatpipes, exemplos: Noctua NH-D15, Dark Rock Pro 4, Thermalright Peerless Assassin 120 SE, Deepcool AK620...

Se tens uma P400 com o painel frontal sólido eu recomendo trocar isso por um painel em mesh da P400A, é compativel, melhora o airflow e caso optes pelo AIO vai ajudar.
Na amazon ainda ta bom preço. https://www.amazon.es/dp/B08TJ2BHCQ/ref=nosim?tag=zwame00-21
A duvia é se baixa mais quando sairem as novas
 
Menos resolução mais cpu e o inverso também é verdade. Para os jogos que ele mencionou a 1080p o cpu melhor faz todo o sentido, mais sentido ainda faz se tivermos em consideração que o kit que tem agora é de 3000mhz. Nem a 6700xt vai ficar a 100% em grande parte deles.

Mas ambas as opções são válidas. Até acho que seria mais válido se optasse pelo 5600 com a 6800xt numa resolução superior

Para dissipar qualquer dúvida basta verificar o artigo do techspot https://www.techspot.com/review/2502-upgrade-ryzen-3600-to-5800x3d/

Mesmo com uma 6600XT existem diferenças consideraveis em alguns jogos e visto que até joga jogos competitivos o incremento de performance é importante, principalmente nos lows. Se de facto for para dar o salto para 2k então acho que o 5600 fará mais sentido.
 
Boas pessoal
Estou decidido a fazer já uma alteração CPU + GPU para jogar 1080p.
Vou ( tentar) vender a RX 580 SE e comprar uma 6700 ou 6800 ( XT ou não XT, depende do que arranje, ) Qual justifica?
CPU : 5600 ou 5600X
A B350 plus aguenta um 5600 ou 5600X sem problemas?
O restante tenho e devera aguentar mais ou menos.

Na vossa opinião qual o combo ajustado para esta alteração conseguindo o máximo de performance para os jogos acima indicados?

Um abraço

Um Feliz Natal a todos
 
Sim essa B350 aguenta o 5600 sem problema e é o upgrade mais lógico para o uso que pretendes dar e não precisas de investir em nova motherboard, basta dares update à bios antes de instalares o novo cpu.

Quanto à gráfica é tudo uma questão de preço e orçamento, como é obvio a 6800 é melhor gráfica, mas visto que pretendes jogar titulos mais competitivos em que o que conta mais é o cpu, não vai fazer grande diferença optares pela 6800 ou 6700. Se quiseres jogar coisas como Call of Duty Warzone ou jogos single player em que a fidelidade visual é importante, então a 6800 e 6800xt poderá ser uma melhor aposta. Mas é como disse antes, depende de quanto queres gastar e qual a diferença de preço a que apanhes uma e outra.

Feliz Natal para ti também
 
Obrigado.
Na verdade estou disposto a "sacrificar" a carteira se justificar o upgrade da GPU.
Não estou muito familiarizado com as diferenças entre ambas mas vou procurar uma 6800XT a preço ( já agora existe alguma sugestão por marca ou isso é indiferente?)

Até uns 800 pelos dois componentes......
 
Não há grandes diferenças entre as marcas, geralmente é comprar a mais barata que neste momento deve ser a XFX AMD Radeon RX 6800 XT Speedster Merc319 por uns 690€
Se optares pela 6800XT não esqueças que vais ter de trocar de fonte. A gráfica tem um TDP de 300W e a fonte recomendada é de 750W, se bem que com um 5600 uma fonte de 650W deve ser suficiente, mas a ter de trocar podes colocar uma margem extra desde que não seja muito elevada a diferença de preço
 
Obrigado.
Na verdade estou disposto a "sacrificar" a carteira se justificar o upgrade da GPU.
Não estou muito familiarizado com as diferenças entre ambas mas vou procurar uma 6800XT a preço ( já agora existe alguma sugestão por marca ou isso é indiferente?)

Até uns 800 pelos dois componentes......
A diferença é que pagas mais 60% (mais eletricidade adicional, potencialmente) por uma 6800 XT relativamente à 6700 XT por um acréscimo de desempenho de 30%. É uma questão de veres benchmarks e ver qual gráfica mais se ajusta ao que pretendes.

Eu até ia para a RX 6700 que está a 335€, o que te permite manter a fonte e não faz sentido gastar mais para jogar a 1080p. Não recomendo manter a fonte com gráficas mais elevadas, ainda que teoricamente possível. Ficavas orientado por 500€, e ainda podias aproveitar e comprar um SSD NVMe de 1 TB (tens o Kioxia Exceria G2 por 63€) para não te faltar armazenamento rápido.
 
Bom dia ,adquirido o 5600.
Update da BIOS e instalado ( curioso é que tive dificuldade em que arrancasse ).
Agora é decidir qual a gráfica ideal sem gastar muito ( 6700 vs 6700xt vs 6800) .
A minha dúvida ?
Esta b350 serve ? Cumpre ?
 
Em que aspeto? Já referiram que essa motherboard serve perfeitamente para o 5600.
Quanto à gráfica, se estiveres disposto a encomendar de Espanha, apanhas uma 6700 a ~330€ (~395€ cá) ou uma 6700 XT a ~400€ (~425€ cá).
 
Sim. A board está resolvido.
Agora é decidir o enquadramento da GPU.
Para os 1080 , perceber se justifica a diferença de uma para outra ...
Vou vender ( tentar ) a minha Sapphire RX580 SE e adquirir uma destas .
Obrigada
 
Back
Topo