• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade (parcial) a 775 velhote 300/350€

Asstr0naut

Power Member
Boas,

Pretendo fazer upgrade ao conjunto board+cpu+ram apenas ao velhinho 775 que começa a dar sinais de fadiga.. alem de que pretendo (enfim!!) jogar a alguns dos jogos que tenho em espera tais como GTA5, For Honor por exemplo e continuar no Cs Go :)
Esperando ver algumas promoções de jeito na black friday !

O conjunto atual :
mobo : P35 DS4
CPU : Q9550
Ram : 8gb ddr2 1066

A ram será 16gb ddr4 3200 (já falhei 2 promoções das Ballistix na Amazon, a 49,90 e 53,90 -_-)

A board deverá ser uma B450 :
Micro-ATX MSI B450M Pro-VDH Max - 74€
MSI B450 Gaming Plus Max - 81€
MSI B450-A Pro Max - 92€

já agora, o que se ganha em ir para a Pro Max em vez da Pro-VDH Max ? 2 sata e 1 pcie ?

se os 2 sata podem dar jeito, o pcie nem por isso (para mim, claro)

o cpu :
estive a pensar no muito recomendado ryzen 5 3600 (cerca de 200€) até há poucos dias.

agora pergunto-me se o 2600 (cerca de 120€) não chega.

Se o 2600 chegar, com o €€ que sobra, adiciono um ssd de 500gb para substituir o de 250 atual (win10 + alguns programas + CS Go, o resto dos jogos está noutro HDD à parte)

Se for o 3600, já fica próximo dos 350 e o ssd vai ter que esperar.

Também andei a ver os preços dos intel, por exemplo o 10400F/10400, mas pelo que me parece, a board é mais cara e a ram de frequência mais baixa ?!

O resto do material é todo para ficar.

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

PS : sim, não preenchi o questionário pois apenas posso/pretendo trocar esses 3 componentes :/ a não ser que ganhe o Totoloto ou Euromilhões antes da black friday !
 
Além das diferenças nos conectores, a B450-A Pro Max (equivalente à Gaming Plus Max) é melhor ao nível dos VRMs.

Se estavas minimamente satisfeito com o Q9550, o 2600 deve chegar, mas em alguns cenários, como no CSGO, a diferença para o 3600 é considerável. Diria que mais depressa acrescentas um SSD do que trocas um processador.

Por um lado, o 10400F é superior ao 2600 e fica próximo do 3600, mas requer uma motherboard Z490 para tirar vantagem de memórias acima de 2666MHz; senão, uma B460 como a ASRock B460M Pro4 (~82€) é suficiente.

Por outro, B450 permite-te fazer OC e dá-te a possibilidade de colocar um Zen 3 mais tarde.
 
Obrigado pela resposta.

Se estava minimamente satisfeito : para net/office claro que o 9550 chega perfeitamente. Agora se de repente se juntam atualizações e tou num joguito mesmo que mais "leve" o pc quase que para, com o cpu acima dos 90%.
Quando dizes "o 2600 deve chegar, mas em alguns cenários, como no CSGO, a diferença para o 3600 é considerável" queres dizer que a diferença entre esses os 2 é considerável é isso ? Mas mesmo o 2600 será sempre bem melhor que o 9550 atual, no CS Go, que depende sobretudo do cpu.. ou não ?

Na solução Amd, posso sempre ir para a Gaming Plus Max e 2600 e se encontrar algum bom negócio dum 3600, mudar para esse.

A solução Intel, é capaz de ser melhor que o 2600, no entanto é mais cara, fico mais limitado a esse cpu e porque não iria tirar partido de memórias 3200 com uma B460, poderia ir para umas mais baixas (e mais baratas)

Já agora, vi que existe o Ryzen 5 3500X mas ninguém fala nesse ? O que me está a escapar ?

E um ryzen 7 2700X a 169€ ?

Obrigado
 
Quando dizes "o 2600 deve chegar, mas em alguns cenários, como no CSGO, a diferença para o 3600 é considerável" queres dizer que a diferença entre esses os 2 é considerável é isso ? Mas mesmo o 2600 será sempre bem melhor que o 9550 atual, no CS Go, que depende sobretudo do cpu.. ou não ?

Sim para as duas questões.

Na solução Amd, posso sempre ir para a Gaming Plus Max e 2600 e se encontrar algum bom negócio dum 3600, mudar para esse.

É como achares melhor. Em janeiro também é lançado o 5600, que será ligeiramente inferior ao 5600X e mantém compatibilidade com essa motherboard (deverão lançar um update da BIOS).

Já agora, vi que existe o Ryzen 5 3500X mas ninguém fala nesse ? O que me está a escapar ?

É direcionado para o mercado Chinês. É possível arranjar um, mas o processo é mais moroso e arriscado.

E um ryzen 7 2700X a 169€ ?

Apesar das desvantagens, o 10400F dar-te-ia já maior performance em jogos (vê no link acima) e ficaria mais barato...

De qualquer forma, no que diz respeito ao CPU, talvez queiras esperar pela Black Friday de algumas lojas.
 
Obrigado mais uma vez.

Sim, pretendo esperar eventuais promoções "de jeito" na Black Friday. Por isso estou já a tentar limitar as opções para não andar depois feito tonto e acabar por não comprar nada, como fiz com a ddr4 -_-

O 3500x está à venda em pelo menos uma loja nacional, por 149€.

Achas que as Ballistix 3000mhz cl15 a 58€ seriam uma má compra ?
 
O 3500x está à venda em pelo menos uma loja nacional, por 149€.

Não fazia ideia que já estava disponível por cá (e não devo ser o único). No entanto, é "só" um 6-core / 6-thread sem SMT, pelo que a maior parte das pessoas deve preferir o 2600 (6/12), que lhe fica próximo mas é mais barato, ou o 2700/2700X (8/16) ao mesmo preço/ligeiramente mais caro, respetivamente, que o batem em diversos cenários.

Achas que as Ballistix 3000mhz cl15 a 58€ seriam uma má compra ?

É capaz de ser o valor mais baixo atual por umas de 3000/3200MHz, portanto não, mas visto que houve recentemente umas a 50€-55€, talvez possas esperar pelo menos até à BF para ver se há algo melhor ou mais barato em lojas nacionais(?)... Tens também a Team Group Vulcan Z Gray 8GB 3200MHz a 29,90€, como alternativa.
 
Obrigado mais uma vez.

Vi alguns vídeos onde comparam o 3500x com 2600 e 3600 por exemplo e reparei que o uso de cpu é sempre mais elevado no 3500. Por causa dessa diferença 6/12 threads?

Pelos vistos as lojas ou vão esperar pelo fim da semana ou as promoções anunciam-se podres este ano..
 
Bem, a não ser que a Amazon cancele a minha compra. Consegui as ballistix 3200 por 54,88

Fica faltando a board e cpu.

Como não me parece que as promoções mudem durante o fds, devo ir para o 2600 (119€) e a gaming plus (81€)

Como fica por volta dos 250€, andei a ver as gráficas, mas até por volta de 150€ não se vê grande coisa de jeito [emoji53]

Uma 1650 vale os +/- 150€? Equivalente AMD seria rx570?
 
Acho que consegues uma board com o b550 pelo mesmo preço.
A msi está a fazer 20€ de cashback nas boards mais baratas e agora na black friday também já vi uma biostar por 65 e uma gigabyte por 70
 
A b550 seria na eventualidade de passar para um 5xxx, certo?

Até que esses 5xxx estejam a "bon preço" espero que os 3600 estejam a preços mais baixos.
Simplesmente porque é mais recente. É literalmente um upgrade gratuito e deixa-te a janela de oportunidade para upgrades futuros
ps: se vais para a 2600 acho que não são compatíveis.
Vê se consegues arranjar um 3300x, que em gaming é superior ao 2600 (acho que até o 3100 é superior em gaming)
 
Última edição:
Obrigado pela recomendação, no entanto mesmo a preço +/- igual, depois perdia por exemplo 2 slots de RAM.

Efetivamente esse 3300 até nem difere muito do 2600 e até é ligeiramente melhor em certos pontos, mas onde encontrei estava mais caro.

Todo € que sobre depois é para ir vendo as gráficas. Tenho esperança que algumas venham a baixar. [emoji1696][emoji1696]
 
Bem, acabei por comprar o ryzen 2600, a gaming plus e ballistix 3200 16gb.

Ficou em 255€ +/-

Ainda contactei um User que vende um ryzen aqui, mas nem se deu ao trabalho de responder.

Agora é encontrar uma gráfica que baixe o preço.

Obrigado a quem ajudou.
 
Back
Topo