Boas pessoal 
Estou a usar o meu PC antigo para trading/tarefas de produtividade.
Queria usar este PC por mais 2 anos pelo menos, então gostaria de poder fazer um pequeno upgrade face ás dificuldades do PC atual.
Uso o PC mais para trading ( programa IB Trader Workstation com 4/5 gráficos ) com 2 monitores( vou ligar um 3º á porta DVI) e algumas tabs de Firefox abertas ao mesmo tempo /multi tasking.
Eis o setup atual e os devidos screenshots dos processes /performance no task manager:
Tenho spikes constantes no HDD, talvez pela quantidade de janelas aberta e noto que a RAM tem uma utlização entre 80 a 90 %
O CPU costuma estar abaixo dos 70% .
=============================================
Inicio do Questionário
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
100 a 200€
2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade em 1 a 3 peças
3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Uso o PC mais para trading ( programa IB Trader Workstation com 4/5 gráficos ) e algumas tabs de Firefox abertas ao mesmo tempo /multi tasking.
4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Esta semana
5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Sistema operativo Windows 10 Pro 64-bit
CPU Intel Core i5 6600K @ 3.50GHz Skylake 14nm Technology
RAM 8,00GB Dual-Channel Unknown @ 1069MHz (15-15-15-35)
Motherboard ASUSTeK COMPUTER INC. Z170-P (LGA1151)
Placa gráfica: 4096MB ATI Radeon RX 460 Series (Sapphire/PCPartner)
Monitores : 24G2W1G4 (1920x1080@144Hz)24B2W1 (1920x1080@75Hz)
Armazenamento: 931GB Seagate ST1000DM003-1SB10C (SATA)
Optical Drives: HL-DT-ST DVDRAM GH24NSD1
Audio: AMD High Definition Audio Device
6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não acho que haja necessidade para o efeito.
7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).
RAM e Disco , mais alguma coisa se fizer sentido.
a)O que sugerem que dê upgrade?
Dado que pretendo atualizar o PC daqui a uns 2 anos, não acho que compense mudar motherboard ou CPU ou gráfica pois aí mais valia atualizar quase todos os componentes.
Para a minha utilização o bottleneck parece ser a RAM e o disco estou a pensar fazer upgrade nestes 2 , o que acham?
b) Upgrade a RAM
c) Upgrade ao disco
Quero usar um disco novo para usar como boot drive ,para melhorar o boot do windows e as tarefas de produtividade no geral
Sendo assim não sei se vou para um SATA SSD ( solução para curto prazo) ou NVME SSD ( future proof , posso usar num sistema novo daqui a uns anos) - suponho que a minha motherboard é compatível com ambos
Agradecia sugestões
d) O sensor da temperatura da motherboard não pode estar correcto, não há maneira de corrigir isso ou verificar noutro programa?
8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)
vou ligar mais 1 monitor ( 24B2W1) á porta de DVI-D da placa gráfica - 1080p @ 60hz
9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?
n/a
10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
n/a
11) Contexto, comentários adicionais.
Obrigado desde já

Estou a usar o meu PC antigo para trading/tarefas de produtividade.
Queria usar este PC por mais 2 anos pelo menos, então gostaria de poder fazer um pequeno upgrade face ás dificuldades do PC atual.
Uso o PC mais para trading ( programa IB Trader Workstation com 4/5 gráficos ) com 2 monitores( vou ligar um 3º á porta DVI) e algumas tabs de Firefox abertas ao mesmo tempo /multi tasking.
Eis o setup atual e os devidos screenshots dos processes /performance no task manager:

Tenho spikes constantes no HDD, talvez pela quantidade de janelas aberta e noto que a RAM tem uma utlização entre 80 a 90 %
O CPU costuma estar abaixo dos 70% .
Inicio do Questionário
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
100 a 200€
2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade em 1 a 3 peças
3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
Uso o PC mais para trading ( programa IB Trader Workstation com 4/5 gráficos ) e algumas tabs de Firefox abertas ao mesmo tempo /multi tasking.
4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Esta semana
5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
Sistema operativo Windows 10 Pro 64-bit
CPU Intel Core i5 6600K @ 3.50GHz Skylake 14nm Technology
RAM 8,00GB Dual-Channel Unknown @ 1069MHz (15-15-15-35)
Motherboard ASUSTeK COMPUTER INC. Z170-P (LGA1151)
Placa gráfica: 4096MB ATI Radeon RX 460 Series (Sapphire/PCPartner)
Armazenamento: 931GB Seagate ST1000DM003-1SB10C (SATA)
Optical Drives: HL-DT-ST DVDRAM GH24NSD1
Audio: AMD High Definition Audio Device
6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não acho que haja necessidade para o efeito.
7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).
RAM e Disco , mais alguma coisa se fizer sentido.
a)O que sugerem que dê upgrade?
Dado que pretendo atualizar o PC daqui a uns 2 anos, não acho que compense mudar motherboard ou CPU ou gráfica pois aí mais valia atualizar quase todos os componentes.
Para a minha utilização o bottleneck parece ser a RAM e o disco estou a pensar fazer upgrade nestes 2 , o que acham?
b) Upgrade a RAM
Memória RAM UDIMM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-2400MHz CL17 (17-17-17-39) 1.20V Preta 27.90€
a motherboard Z170P suporta RAM a 2400MHz ao ativar o XMP na BIOS ( 2133MHZ como default)c) Upgrade ao disco
Quero usar um disco novo para usar como boot drive ,para melhorar o boot do windows e as tarefas de produtividade no geral
Sendo assim não sei se vou para um SATA SSD ( solução para curto prazo) ou NVME SSD ( future proof , posso usar num sistema novo daqui a uns anos) - suponho que a minha motherboard é compatível com ambos
Agradecia sugestões

d) O sensor da temperatura da motherboard não pode estar correcto, não há maneira de corrigir isso ou verificar noutro programa?
8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)
vou ligar mais 1 monitor ( 24B2W1) á porta de DVI-D da placa gráfica - 1080p @ 60hz
9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?
n/a
10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
n/a
11) Contexto, comentários adicionais.
Obrigado desde já

Última edição: