Upgrade -PC antigo de trabalho - 150/200€

Haven

Power Member
Boas pessoal :)

Estou a usar o meu PC antigo para trading/tarefas de produtividade.
Queria usar este PC por mais 2 anos pelo menos, então gostaria de poder fazer um pequeno upgrade face ás dificuldades do PC atual.
Uso o PC mais para trading ( programa IB Trader Workstation com 4/5 gráficos ) com 2 monitores( vou ligar um 3º á porta DVI) e algumas tabs de Firefox abertas ao mesmo tempo /multi tasking.

Eis o setup atual e os devidos screenshots dos processes /performance no task manager:

iusUXNI.jpeg

Bab1NMn.jpeg

XYADd15.jpeg

Tenho spikes constantes no HDD, talvez pela quantidade de janelas aberta e noto que a RAM tem uma utlização entre 80 a 90 %
O CPU costuma estar abaixo dos 70% .

=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
100 a 200€

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade em 1 a 3 peças

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

Uso o PC mais para trading ( programa IB Trader Workstation com 4/5 gráficos ) e algumas tabs de Firefox abertas ao mesmo tempo /multi tasking.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Esta semana

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Sistema operativo
Windows 10 Pro 64-bit
CPU Intel Core i5 6600K @ 3.50GHz Skylake 14nm Technology
RAM 8,00GB Dual-Channel Unknown @ 1069MHz (15-15-15-35)
Motherboard ASUSTeK COMPUTER INC. Z170-P (LGA1151)
Placa gráfica: 4096MB ATI Radeon RX 460 Series (Sapphire/PCPartner)
Monitores : 24G2W1G4 (1920x1080@144Hz)24B2W1 (1920x1080@75Hz)
Armazenamento: 931GB Seagate ST1000DM003-1SB10C (SATA)
Optical Drives: HL-DT-ST DVDRAM GH24NSD1
Audio: AMD High Definition Audio Device

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não acho que haja necessidade para o efeito.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

RAM e Disco , mais alguma coisa se fizer sentido.

a)O que sugerem que dê upgrade?
Dado que pretendo atualizar o PC daqui a uns 2 anos, não acho que compense mudar motherboard ou CPU ou gráfica pois aí mais valia atualizar quase todos os componentes.

Para a minha utilização o bottleneck parece ser a RAM e o disco estou a pensar fazer upgrade nestes 2 , o que acham?

b) Upgrade a RAM

Memória RAM UDIMM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-2400MHz CL17 (17-17-17-39) 1.20V Preta 27.90€

a motherboard Z170P suporta RAM a 2400MHz ao ativar o XMP na BIOS ( 2133MHZ como default)

c) Upgrade ao disco
Quero usar um disco novo para usar como boot drive ,para melhorar o boot do windows e as tarefas de produtividade no geral

Sendo assim não sei se vou para um SATA SSD ( solução para curto prazo) ou NVME SSD ( future proof , posso usar num sistema novo daqui a uns anos) - suponho que a minha motherboard é compatível com ambos

Agradecia sugestões :)

d) O sensor da temperatura da motherboard não pode estar correcto, não há maneira de corrigir isso ou verificar noutro programa?

8a) Caso já tenhas monitor, indica o monitor que tens (para os users averiguarem se é um monitor adequado ao resto dos componentes e para o uso que lhe vais dar)

Monitores : 24G2W1G4 (1920x1080@144Hz)24B2W1 (1920x1080@75Hz)

vou ligar mais 1 monitor ( 24B2W1) á porta de DVI-D da placa gráfica - 1080p @ 60hz

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wi-fi, Bluetooth, Drive DVD)?
n/a

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
n/a

11) Contexto, comentários adicionais.

Obrigado desde já :)

Última edição:
Um SSD se suportar NVME melhor, mais RAM e já resolve o que pretendes. Não te esqueças é que a partir de outubro terminam as atualizações para o W10.

Exato. SSD e mais RAM melhora bastante a performance de um PC antigo.
Essa MB suporta SSD NVMe 3.0 x4

SSD Kioxia 1TB Exceria G2 Unidad NVMe M.2 2280 ~50€
E compra mais 8GB igual (MHz / CL) à que tens. ~20€

Um SSD se suportar NVME melhor, mais RAM e já resolve o que pretendes. Não te esqueças é que a partir de outubro terminam as atualizações para o W10.
Exato. SSD e mais RAM melhora bastante a performance de um PC antigo.
Essa MB suporta SSD NVMe 3.0 x4

SSD Kioxia 1TB Exceria G2 Unidad NVMe M.2 2280 ~50€
E compra mais 8GB igual (MHz / CL) à que tens. ~20€
Obrigado desde já pela ajuda.

@topspeed

1-Achas que vale a pena dar um pouco mais para o SSD e comprar :

WD Black SN770 1TB 3D NAND NVMe PCIe Gen 4.0x4 70,90€ ou SSD M.2 2280 Samsung 990 Evo Plus 1TB TLC V-NAND NVMe PCIe Gen 5.0x2 91,90€

Se não fizer diferença para o uso que dou ao PC não é necessário.

Talvez não faça sentido um SSD melhor quando este PC é para tarefas mais básicas.
Se não houver mais nenhuma alternativa vou comprar esse :D

2-Quanto á ram:

Não consigo encontrar a mesma RAM.
Estou a pensar deitar fora a RAM que tenho e comprar a

Memória RAM UDIMM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-2400MHz CL17 (17-17-17-39) 1.20V Preta 27.90€

A motherboard Z170P suporta RAM a 2400MHz ao ativar o XMP na BIOS ( 2133MHZ como default)
O que achas ? Se tiveres outras alternativas diz
:)

Última edição:
Não vale a pena estares a gastar quase o dobro por esses SSD. Não haveria diferença em performance.
Com esse dinheiro extra mais vale comprares mais memória RAM e ficar com 32GB. Dá jeito se abrires bastantes separadores etc.

G.SKILL Aegis 32GB (2x16GB) DDR4-3000MHz (Intel XMP) CL16 (16-18-18-38) 1.35V Preta ~54€

Depois colocas a RAM a 2133MHz na BIOS. Acho que esse CPU não aguenta mais que isso.

Última edição:
Depois colocas a RAM a 2133MHz na BIOS. Acho que esse CPU não aguenta mais que isso.

Aguenta mas vai estar depente da sorte. No máximo apontaria para um kit de 3200 com vários perfis XMP, mais do que isso é esticar a corda. A não ser que o cpu tenha um IMC muito bom, não esperava mais do que uns 2800-3200mhz com Dual Rank 2x16GB

Convém é atualizar a BIOS para a versão mais recente, pelo menos, antes de usar um kit mais rapido.

Não vale a pena estares a gastar quase o dobro por esses SSD. Não haveria diferença em performance.
Com esse dinheiro extra mais vale comprares mais memória RAM e ficar com 32GB. Dá jeito se abrires bastantes separadores etc.

G.Skill Kit 32GB (2 x 16GB) DDR4 3600MHz Ripjaws V Black CL18 65€

Aguenta mas vai estar depente da sorte. No máximo apontaria para um kit de 3200 com vários perfis XMP, mais do que isso é esticar a corda. A não ser que o cpu tenha um IMC muito bom, não esperava mais do que uns 2800-3200mhz com Dual Rank 2x16GB

Convém é atualizar a BIOS para a versão mais recente, pelo menos, antes de usar um kit mais rapido.
Obrigado aos 2 pela paciência 🙂

Pelo que li:

The Z170-P motherboard officially supports DDR4 memory up to 2133Mhz without overclocking.

With overclocking, the Z170-P motherboard can supports Higher RAM, tipically up to 3200Mhz.

The processor officially supports up to 2133Mhz.

Sendo assim, talvez faça sentido ir para :

Memória RAM UDIMM G.SKILL Aegis 32GB (2x16GB) DDR4-3200 MHz( Intel XMP) CL16 ( 16-18-18-38) 1.35V Preta - 54.50€
( Comparei o preço + portes em vários sites)

Se tiverem outra opção melhor digam 🙂

Questões:
1- a RAM ser UDIMM é compatível na mesma com o meu setup certo?

2- depois tenho de colocar a RAM a 2133Mhz na BIOS ou posso colocar acima disso? Nunca fiz isso 😃

3- em relação á temperatura da motherboard 117°C ( primeira screenshot) alguma maneira para resolver isso?
Usei o HWMonitor e aparece a mesma temperatura. É preciso subsituir a motherboard ou é um problema com o sensor?

Última edição:
Sim, essa RAM é compatível.
Na net há casos em que o 6600K que ficou estável com RAM a 2400Mhz. Podes começar nos 2133Mhz e depois aumentar aos poucos. Depois podes testar com Cinebench 2024, Prime95, y-cruncher - SFT, y-cruncher - VST VT3, etc.
As ventoinhas da caixa estão todas as funcionar? Tem ventoinhas à frente/topo? Mas normalmente as temperaturas da MB não são muito relevantes.

Última edição:
Sim, essa RAM é compatível.
Na net há casos em que o 6600K que ficou estável com RAM a 2400Mhz. Podes começar nos 2133Mhz e depois aumentar aos poucos. Depois podes testar com Cinebench 2024, Prime95, y-cruncher - SFT, y-cruncher - VST VT3, etc.
As ventoinhas da caixa estão todas as funcionar? Tem ventoinhas à frente/topo? Mas normalmente as temperaturas da MB não são muito relevantes.

Quanto ás ventoinhas da caixa. Tem 2:

tPiTbep.jpeg

Penso que esteja okay ( parece que precisa de uma limpeza :D)

No HWMonitor a temperatura aparece assim:
LAMAeSj.jpeg

Mas na BIOS já aparece a temperaturas normais (30º)
f41xEYo.jpeg

Y98IjGb.jpeg

Suponho que não há razão para alarme, mas se houver digam :D

Uma coisa que noto é que as ventoinhas estão muito barulhentas. Talvez melhore com a limpeza mas queria ver se reduzia um pouco o barulho disto :(

Se tiverem dicas sobre isto digam sff.

Vou comprar agora os 2 componentes (RAM e SSD) e depois testar os RAM speeds como sugeriste. suponho que não tenho de modificar nada do CPU para fazer isto.

Precisas de pôr uma ventoinha traseira para empurrar o ar quente para fora da caixa.

Compra 2 Arctic P12 PWN. Sao bastante silenciosas e têm boa qualidade/preço. ~7€ cada uma.
E também devias tirar a ventoinha do air cooler do CPU e limpá-la um pouco. Pode ser que depois faça menos barulho. Ou então substitui-la. Vê no site da marca do air cooler.

Precisas de pôr uma ventoinha traseira para empurrar o ar quente para fora da caixa.

Compra 2 Arctic P12 PWN. Sao bastante silenciosas e têm boa qualidade/preço. ~7€ cada uma.
E também devias tirar a ventoinha do air cooler do CPU e limpá-la um pouco. Pode ser que depois faça menos barulho. Ou então substitui-la. Vê no site da marca do air cooler.

Obrigado mais uma vez!
A RAM e o SSD já chegaram .
Hoje vou fazer um backup dos dados e amanhã -> limpeza+ instalação + formatar o windows. Já deve dar uma nova vida ao PC do trabalho.

A ver se entendi todas as sugestões:

k2Ve1oY.jpeg

1 - Uma Arctic P12 PWN
2- Substituir por uma Arctic P12 PWN
3- Substituir a ventoinha do aircooler do CPU ( o atual é o Arctic Freezer 7 Pro Rev. 2 , não encontro á venda) - talvez não seja preciso substituir mas se for, qual sugerias?
A zona em azul é para colocar o SSD com um parafuso pequeno.

Penso que seja isto :D

Sim, é isso.

Já tive um air cooler desses há uns 15 anos atrás e passados 7+ anos lembro-me de comprar outra ventoinha porque a original avariou-se. Mandei vir do site da Arctic por ~5€ e até era mais silenciosa que a original.
Mas agora já não está disponível link. Portanto ignora essa tarefa.

Back