• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade PC Fixo

Lighters

Power Member
Vou reformar o meu computador fixo. Para ter uma ideia da máquina que tenho, ainda tenho um Intel Core 2 Duo o que para o uso que até aqui dava, servia que nem uma luva, e bom, dá para ter uma noção daquilo que não precisa de ser mudado xD

Para ser sincero, já vou a meio processo. Já tenho CPU+board+RAM a caminho, ficando só a faltar a GPU. Mas sem mais delongas, siga o questionário:

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Até 1000€. Até Agosto.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
No fundo, um upgrade.

3) Qual a utilização a que se destina a compra?
Algo que já fazia com este: ver filmes/séries, ouvir música, jogos leves (FM), documentos de texto.
E "correr" CoD Modern Warfare/Black Ops/Warzone, Far Cry, Assassins Creed, NFS, entre outros.

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
A qual, a seguinte a esta? Estou com a atual build já faz uns 8-10 anos. Se com esta durar algo semelhante, já me daria por satisfeito.

5) Como é composto o teu computador actual?
Já disse em cima o "velho" CPU (Intel Core 2 Duo 2.3GHz) que tenho, dá para ter uma noção daquilo que não vai ser mantido. Contudo, vou tentar manter a GPU que tenho até comprar a nova.

6) Vais fazer Overclock?
Sem opinião.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais

O que já tenho em vista:
b. Processador
> AMD Ryzen 5 3600x 6-core 3.8GHz

c. Motherboard
> ASUS ROG Strix b450-f (inicialmente pensei na b550-f, mas como a gráfica só será comprada depois, e como correria o "risco" do computador não arrancar sem gráfica, "preferi" a b450-f. Aliás, até é capaz de me ter dado folga ao orçamento).

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
> HyperX Predator RGB 8gb 3200MHz DDR4 (duas)

O que me vai faltar:
e. Gráfica
A ideia inicial era a RX 5700xt e só aí ia por volta dos 490-540€ do orçamento. Contudo, tenho andado a ver possíveis "casamentos" com GPU's até os 300€ (algo que a b450-f me permite fazer). Até agora vi estas:

GIGABYTE GTX 1660 SUPER GAMING OC 6GB GDDR6
Gigabyte GeForce® GTX 1660 SUPER OC 6G
ASUS AMD RX 5500 XT DUAL OC EVO 8GB GDDR6

As duas primeiras têm PCIe 3.0, o que dá para ligar à board, contudo a última é PCIe 4.0. Existe alguma forma de a ligar?


Contudo, qual recomendariam?

Nota: Já tenho dois discos internos, pelo que aí, pelo menos para já, não vai ser preciso fazer um upgrade.


8) Precisas de Periféricos
Sim, um monitor. O qual até não estava englobado na ideia original - a da RX 5700xt + b550-f - mas como aos cerca de 500-550€ que já tenho planeados com CPU, board e RAM, vou juntar - pelo menos - mais 300€ da GPU, o restante será empregue num monitor (150-200€). Acredito que não seja o sítio certo, mas atentendo às configurações da build que pretendo e aos jogos que mencionei em cima, o que recomendariam seria um monitor com 144hz, correto? Ou com 60-75hz era suficiente? Dentro daquela janela, existe algo de jeito?

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Sem opinião

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não.

11) Contexto, comentários adicionais.

Esta é apenas uma das reformas que tenciono fazer até fim do ano, a outra é um portátil lá para Novembro/Dezembro.

Com 1000€ nestas componentes creio que consigo ter um melhor desempenho do que se fosse comprar um portátil por 700-1000€ com i5 (para azar, sou fã de ASUS, e LeNovo e Acer não me inspiram confiança), principalmente num ou outro jogo.

Daí, tentar não esticar a corda até aos 1500€ neste upgrade do fixo.
 
Já encomendaste?

Tens SSD?

Sim, a pessoa que conjuntamente comigo está a montar o PC já tratou disso. A meio desta semana já as devo cá ter.

Quanto ao disco. Tenho dois HDDs, um deles inclusive está desligado e a minha intenção inicial é ver se ele ainda está totalmente operacional. Pelo menos para já.

Até porque a minha vida pode dar uma volta daqui a 6 meses, por exemplo, acabo por mudar de casa e opte por montar um computador fixo para mim, ficando este para a outra pessoa. E, se ambos os HDDs funcionarem, sempre "poupo" no disco no futuro e pelo menos não perco as minhas coisas.

Caso não funcione, aí sim, equaciono um SSD de pelo menos 128gb para instalar o sistema operativo.
 
Poderias ter feito melhores escolhas em cpu, board e ram, não foram más as que fizeste mas poderiam ser melhor.
Falta também dizeres a marca e modelo da fonte e se tens caixa.
SSD é mandatório hoje em dia, isso nem se discute. É o que faz mais diferença na fluidez de um PC.
 
Poderias ter feito melhores escolhas em cpu, board e ram, não foram más as que fizeste mas poderiam ser melhor.
Falta também dizeres a marca e modelo da fonte e se tens caixa.
SSD é mandatório hoje em dia, isso nem se discute. É o que faz mais diferença na fluidez de um PC.

Tenho caixa sim, e fonte por acaso é algo que agora não me recordo de momento mas tem 2/3 anos.

Em relação a SSD, de 240gb para incorporar na board, tem rondado quantos €?
 
Já tratei de parte da encomenda e por enquanto a configuração é esta:

Board: Motherboard ASUS ROG STRIX B450-E GAMING AMD B450 SKAM4 ATX – 174,90€
CPU: Processador AMD Ryzen 5 3600X 6-Core (3.8GHz-4.4GHz) 36MB A – 205,90€
RAM: 2 x DDR4 8GB 3200MHZ CL16 HyperX Predator RGB – 113,80€
Total: 494.6€

Fonte: XFX TS 550w

Estou com um orçamento de 1000-1100€, pelo que coloquei um "patamar" até 400€ para a GPU de forma a incluir o monitor no pacote e para fugir das AMD RX, que ouvi que estavam com alguns problemas, vou acompanhar a variação de preços destas duas:
1. PLACA GRAFICA GIGABYTE GTX 1660 SUPER GAMING OC 6GB GDDR6 PCIE3 (3 Fans) – 263,90€
2. GIGABYTE - VGA RTX2060 6GB Gaming OC Pro (3 Fans) – 390,90€

São boas opções?

Para finalizar as compras e tentar tudo na mesma loja, vou tentar arranjar um destes dois:
a) MONITOR 23.6" VA CURVO AOC G1 C24G1 1920X1080 1MS 144Hz MPRT -199,90€
b) MONITOR 24P IPS AOC 24G2U 1920X1080 144Hz 1MS HDMI DP – 209,90€

E, ainda sendo opcional, SSD:
a) SSD Blue 250GB M.2 2280 SATA III – 52,90€
b) SSD Team Group 256Gb MP34 NVMe PCIe 3.0 M.2 – 59,90€
c) SSD 2.5P BLUERAY ULTRA M8S 480GB SATA3 – 67,90€
 
Penso que a board e a fonte, pelo preço arranjava-se melhor
A memória apenas 3200 por esse preço dá para 3600
Voto numa rtx 2070, já estão a pouco mais de 400eur
 
Reconsidera essa board, que é péssimo negócio. Nunca valeu esse dinheiro, muito menos o vale agora, com toda a oferta B550 que começa a aparecer.

Nos monitores só vale a pena considerares o C24G1 se quiseres um ecrã curvo, caso contrário o G2U é melhor. Vê também o Asus VP249QGR, que é semelhante ao G2U e também anda nos 200€.
 
Reconsidera essa board, que é péssimo negócio. Nunca valeu esse dinheiro, muito menos o vale agora, com toda a oferta B550 que começa a aparecer.

Nos monitores só vale a pena considerares o C24G1 se quiseres um ecrã curvo, caso contrário o G2U é melhor. Vê também o Asus VP249QGR, que é semelhante ao G2U e também anda nos 200€.
Isto.

E, a minha opiniao, acrescento, por uma b450 nunca mais de 80€. Exeptuando, uma que tivesse alguma caracteristica que valorizes especialmente. Eu pagaria um pouco mais pelo codec de som alc 1220, com shield, capacitores elna, interfaces banhadas a ouro...
isso já é melhor que varias placas de som dedicadas... Mas mesmo assim, não dava mais 100€ sõ por isso.
 
Obrigado pelas opiniões.

Como disse anteriormente, estes processadores não têm GPU integrada pelo que não fui para uma B550 para facilitar a "compatibilidade" com a minha gráfica atual até arranjar a nova. No futuro, quiçá até a poderei trocar.

Vou "re-utilizar" um SSD 860 500gb de um portátil, fico com esse assunto para já arrumado.

E acompanhar o preço das gráficas.
 
Malta, preciso de uma opinião.

Já recebi a encomenda - demorou cerca de 1 semana e meia -, mas acabou por haver uma "má interpretação" qualquer quando o meu irmão foi fazer a encomenda à loja.

Ele inicialmente pediu a b450-f gaming (atx) mas como não estava disponível pediu outra, a qual mais tarde me disse ser a b450-e gaming (atx).

Só que hoje na encomenda - e fatura - veio a b450-i gaming, que é uma mini-itx segundo a ASUS, o que para uma caixa atx nem me dei ao trabalho de abrir.

1) Certamente que se amanhã me deslocar à loja, a poderei trocar sem qualquer problema, correto? O preço unitário sem IVA foi de 156,8€ - com IVA: 193€ (se fiz bem) -, dará para "receber" a totalidade?

2) O rapaz ficou desanimado pois está ansioso por montar o PC e já fala em trocar esta por uma B550. Qual recomendam por aquele valor - ou um pouco mais - para um R5 3600x? Embora o rapaz ande com a mira para as Rog Strix.
 
Disseram para não comprares boards b450 da Asus overpriced e compraste à mesma...
Troca a board por uma MSI b550-A pro / gigabyte b550 aorus elite / Asus tuf b550 gaming plus.

Como disse anteriormente, estes processadores não têm GPU integrada pelo que não fui para uma B550 para facilitar a "compatibilidade" com a minha gráfica atual até arranjar a nova. No futuro, quiçá até a poderei trocar.
O que é que uma coisa tem a ver com a outra?
As gráficas têm sempre a mesma ligação que é pci-e, e as gerações são retrocompatíveis. Podes meter a tua gráfica numa board de 2010 como uma b550 que ela vai funcionar na mesma...
As gráficas não é como os cpus que trocam de ligação - o socket - mais frequentemente.
 
Última edição:
Disseram para não comprares boards b450 da Asus overpriced e compraste à mesma...
Troca a board por uma MSI b550-A pro / gigabyte b550 aorus elite / Asus tuf b550 gaming plus.

As mini-itx costumam ser um pouco mais "caras" por serem mais "raras". Ninguém notou foi no salto de atx para mini-itx e estava confiante que era a "e".
___________

Quanto à segunda parte da questão, antes dele se deslocar à loja ficou combinado que primeiro perguntava sobre essa parte da "compatibilidade" da b550.

Após a consulta no site, não tinham certezas e para evitar problemas, acabou por ser a b450 a escolhida.
 
Tive de ler esta thread várias vezes, já que parece que a malta esta a falar para o vazio...

As mini-itx costumam ser um pouco mais "caras" por serem mais "raras". Ninguém notou foi no salto de atx para mini-itx e estava confiante que era a "e".

Mini ITX? huh? até agora ninguem falou em ITX.
A B450F é ATX e todas as que o @mata-pombos sugeriu são ATX!
A B450-F é overpriced, por esse preço podes ter uma B550, ou compras uma B450 ate ~120€ e poupas o resto para a gráfica.

Não percebo essa cena da compatibilidade da grafica nas boards,
TODAS AS GRAFICAS ENCAIXAM E FUNCIONAM NAS BOARDS B450 / B550.

Não sei quem te anda a aconselhar da tal loja, mas parece-me que percebem melhor de lagares de azeite...

Escolha de CPu ainda dou de barato diferença de ~30 paus.
Não sei se percebeste que sem grafica o PC não arranca, porque o 3600X como maior parte dos CPU's hoje em dia nao tem grafica integrada.

Adiante, SSD não é opcional é crucial.
 
Back
Topo