• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade PC Gaming

dpac

Power Member
=============================================
Inicio do Questionário
=============================================

Estou a pensar fazer um upgrade ao PC. Jogo essencialmente City Skylines, Football manager 2019, Crusader Kings 2 e alguns jogos FPS como Battlefield 4, Battlefield 1 e Apex. Alguns jogos novos que vão saindo também experimento.
Qual é o componente que me limita mais aqui? CPU e/ou RAMs? Ou a gráfica também devia investir numa nova?

De momento tenho esta configuração:
Motherboard MSI Z370-A PRO - 110€
Intel Core i7 8700 6-Core (3.2GHz-4.6GHz) 12MB Skt1151 - 329€
G.Skill Kit 16GB (2 x 8GB) DDR4 3000MHz Aegis - 90€. Esta RAM é boa?
Sobram uns 70€ para a caixa.

Obrigado desde já por qualquer ajuda.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Até 800€ Para CPU, MOBO, Ram e caixa.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
CPU+MB, RAM's e caixa.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming - 1080p, 1440p daqui a uns tempos. Jogo essencialmente City Skylines, Football manager 2019, Crusader Kings 2 e alguns jogos FPS como Battlefield 4, Battlefield 1 e Apex.
c) Office / Navegação web / Filmes

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
5 anos

5) Como é composto o teu computador actual?
Monitor: AOC 23.6" Curvo C24G1 VA FHD 144Hz FreeSync 1ms e Asus IPS 21.5" VX229H
CPU: i5-4460 3.2ghz sk1150
Gráfica: MSI GTX970 Gaming 4G
Motherboard: MSI B85M-E45
RAM: Gskill Ripjaws DDR3-1600Mhz 2x4gb
Fonte: Seasonic S12II 520W (SS-520GB)
Caixa Nox Coolbay SX Preta
Discos: SSD Crucial MX300 525GB SATA III e Western Blue 1TB Sata III 64MB

6) Vais fazer Overclock?
Possivelmente mas muito ligeiro.

7) Características Gerais:
Ando de olho nos I7 (vários modelos). Tendo em conta que o PC vai ser para 90% gaming, compensa mais os Intel penso eu.

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Gostava duma caixa preta, cinza escura ou branca discreta e com tampa de vidro.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Tenho preferência por Intel.

c. Motherboard (chipset, formato)
> Não tenho preferência

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
> A minha penso que chega.

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Última edição:
Eu sinceramente escolheria um 9600K antes, a board subia para uma Z390 UD, RAM mantinha e gastaria o resto numa torre à escolha. Já que tens orçamento, evita olhar para as <50€. O resto tens uma boa máquina.
 
Parece-me bem a tua ideia.

Quanto à gráfica, em teoria ainda deve aguentar razoavelmente o que lhe pedes, com uns ajustes gráficos nos títulos mais pesados, mas ninguém melhor que tu para avaliar isso, se o que ela te dá ainda satisfaz as tuas expectativas. ;)

Caixa, talvez uma Corsair 275R (~70€) vá de encontro ao que procuras.
 
Eu sinceramente escolheria um 9600K antes, a board subia para uma Z390 UD, RAM mantinha e gastaria o resto numa torre à escolha. Já que tens orçamento, evita olhar para as <50€. O resto tens uma boa máquina.
Vou ver esses mas em principio vou cair mas os I7 na mesma.
A ram que tenho atualmente não funciona com a Z370A-Pro que estou a ver, tenho que comprar uma nova. Se puderes sugerir uma ou dar opinião sobre a que tenho em vista agradecia.
Parece-me bem a tua ideia.

Quanto à gráfica, em teoria ainda deve aguentar razoavelmente o que lhe pedes, com uns ajustes gráficos nos títulos mais pesados, mas ninguém melhor que tu para avaliar isso, se o que ela te dá ainda satisfaz as tuas expectativas. ;)

Caixa, talvez uma Corsair 275R (~70€) vá de encontro ao que procuras.
Obrigado! Essas caixas são bonitas, ando de olho nas:
E-ATX Kolink Observatory RGB
ATX Phanteks Eclipse P300
ATX In Win 103 preto
ATX Kolin Horizon RGB preto

Não sei se alguma destas é melhor.

Outra pergunta, a RAM que escolhi é boa? Quanto a RAMS e marcas de RAMS é que percebo muito pouco.
 
Vou ver esses mas em principio vou cair mas os I7 na mesma.
A ram que tenho atualmente não funciona com a Z370A-Pro que estou a ver, tenho que comprar uma nova. Se puderes sugerir uma ou dar opinião sobre a que tenho em vista agradecia.

Obrigado! Essas caixas são bonitas, ando de olho nas:
E-ATX Kolink Observatory RGB
ATX Phanteks Eclipse P300
ATX In Win 103 preto
ATX Kolin Horizon RGB preto

Não sei se alguma destas é melhor.

Outra pergunta, a RAM que escolhi é boa? Quanto a RAMS e marcas de RAMS é que percebo muito pouco.

Essas Aegis que escolheste são uma ótima opção pela qualidade/preço que tem. :)

Quanto à case, é tudo uma questão de gostos... Eu olharia para a Phanteks e In Win que falaste, mas também olharia para uma CM H500, Fractal Design Meshify C e por aí... tudo excelentes cases. ;)
 
Essas Aegis que escolheste são uma ótima opção pela qualidade/preço que tem. :)

Quanto à case, é tudo uma questão de gostos... Eu olharia para a Phanteks e In Win que falaste, mas também olharia para uma CM H500, Fractal Design Meshify C e por aí... tudo excelentes cases. ;)
Obrigado, em principio vou mesmo para esta configuração :)
 
Boas, ainda não comprei a build mas tava a ver os novos da AMD Zen 2.

Acham que o 3700 era uma opção melhor em relação ao 8700?
 
Dando um bump ao tópico que criei, estou a ver se posso aproveitar a black friday.
O tópico/questão inícial mantem-se, à excepção dos jogos, agora tenho jogado mais:
City Skylines, Football manager 2020, Imperator Rome e alguns jogos FPS e RPGs dos mais recentes que vão saindo.

O meu PC ainda é muito capaz mas já noto alguma lentidão em alguns jogos e tenho que baixar alguns settings, muito menos aproveito os 144hz :)
 
Matem-se o orçamento de 800€? em caso afirmativo:

Ryzen 5 2600X - 210
MSI B450 Gaming Plus MAX - 80
2x8GB 3200/3600MHz - 80~100
5700XT ou 2700 Super, dependendo das oportunidades que forem surgindo.
Obrigado, achas que dá para encaixar a Ryzen 7 3800X por 360€?
A gráfica que tenho, a GTX 970 será que devia manter por mais um ano? Tenho a sensação que a maior parte dos jogos que jogo puxa mais pelo CPU.
 
Se mantiveres a gráfica actual, encaixas o 3800x sem problema e ainda sobra dinheiro.
Mas considera que a diferença em jogos entre o 3600X e o 3800X é marginal. Vão dar no mesmo, na prática.
Era mais para ser future proof, por causa dos cores e threads. Porque de momento, sei que a minha 970x é o componente mais "potente" do meu pc.

A fonte chega para o que quero comprar certo?

Edit: a MB, caso opte pelo 3800x, mantém se a que recomendaste?

Vi agora que esta está esgotada em todo o lado. Há outra opção boa?
 
Última edição:
A MSI X470 Gaming Plus Max será uma boa opção? É 135€.
Por este preço na MB e o CPU mais caro, não valia mais a pena ir pro 9700k.
Tem suporte para os ryzen 3 de origem ou tenho que fazer update à BIOS?
Posso fazer OC no futuro?

Ou devo ir para um 450 não MSI? Já que estão esgotadas em todo o lado.
 
Última edição:
Pequeno bump, queria efectuar a compra hoje.

Actualmente tenho esta configuração:
ATX Gigabyte X570 Aorus Elite (Dá para fazer OC isto?)
Ryzen 7 3800x
G.SKILL Trident Z RGB (For AMD) 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL16 Preta
A caixa estou a ver entre estas: Phanteks Eclipse P300Corsair Carbide spec05/spec06, Phanteks Eclipse P400, Kolink Inspire K1 RGB.
Alguma destas recomendam acima da outra?

Mantendo do meu pc atual a gtx 970, discos e a PSU Seasonic S12II 520W.

Tá boa a configuração? Posso avançar? :)
 
Back
Topo