• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes [UPGRADE PC] Reformar o pc com 7 anos

PortugalPlays

Power Member
Boas malta,

Após 7 anos de 'bom' uso á minha máquina atual, decidi que está na hora de dar reforma ao velhote e dar fazer rejuvenescer. Atualmente uso o pc para jogar a para software de programação. Antes de lerem o questionário deixem me dizer qual o meu dilema atual, se devo ir para um i5 da 11th geração ou ryzen 5 ou se devo esperar pela 12th geração da intel que está prestes a ser lançada?


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
600€+-. No espaço de 1ano

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade de todos os componentes exceto discos, fonte de alimentação e gráfica devido aos preços atuais de venda.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)

a) Gaming (1920*1080, squad,batlefield 5,gta 5...)65%
b) Trabalhos pesados (visual studio, postgres,possivelmente android studio)20%
c) Office / Navegação web / Filmes 5%
d) Virtualização 10%



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Até Outubro do proximo ano

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

-cpu: i5 4690k

-gpu: gtx 970 asus turbo

- Ram: 2x8 crucial 1600mhz

-motherboard: asus b85-pro gamer


6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Sim, mas mais para a frente, quando tiver perto do fim de vida o cpu

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).



b. Processador (Intel ou AMD)
i5 11600k ou ryzen 5600x ou esperar pela 12th geração da intel


c. Motherboard (chipset, formato)
não sei, mas seria fixe se tivesse sata m.2

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>2x8gb, mhz nao sei

Aguardarei pelas vossas respostas :D
 
Eu acho que deves esperar pelo lançamento da 12ª geração e ver como sai o produto a nivel de performance e preços. Também podes optar por um zen3 que já se encontra com descontos. 11ª geração só em casos pontuais em que queiras ir gastar um pouco menos abdicando de alguma performance, como por exemplo um 11400f.
Entre um 11600k e 5600x, sem dúvida o ryzen até porque consome menos e corre mais fresco, logo não precisa de grande cooler.
 
Eu acho que deves esperar pelo lançamento da 12ª geração e ver como sai o produto a nivel de performance e preços. Também podes optar por um zen3 que já se encontra com descontos. 11ª geração só em casos pontuais em que queiras ir gastar um pouco menos abdicando de alguma performance, como por exemplo um 11400f.
Entre um 11600k e 5600x, sem dúvida o ryzen até porque consome menos e corre mais fresco, logo não precisa de grande cooler.
Obg @nullus acho que vou optar por aguardar pelo lançamento da 12º geração e ver também se ddr5 faz mais diferença do que ddr4. Vou aguardar pelas benchmarks.
 
Obg @nullus acho que vou optar por aguardar pelo lançamento da 12º geração e ver também se ddr5 faz mais diferença do que ddr4. Vou aguardar pelas benchmarks.

Não esperes grande coisa da DDR5. Vem com frequências mais elevadas mas com latências e timings muito elevados, logo no inicio não vai compensar, a DDR4 vai ser mais barata e mais rápida. Isto será verdade em principio até ao lançamento dos Raptor Lake e zen4 lá para o final de 2022.
Mas pelo menos com 12ª da Intel sempre vais poder optar por DDR4 ou DDR5, a espera também são apenas de umas 3 semanas já que a informação não oficial é que serão anunciados no inicio de Novembro.
 
Não esperes grande coisa da DDR5. Vem com frequências mais elevadas mas com latências e timings muito elevados, logo no inicio não vai compensar, a DDR4 vai ser mais barata e mais rápida. Isto será verdade em principio até ao lançamento dos Raptor Lake e zen4 lá para o final de 2022.
Mas pelo menos com 12ª da Intel sempre vais poder optar por DDR4 ou DDR5, a espera também são apenas de umas 3 semanas já que a informação não oficial é que serão anunciados no inicio de Novembro.
Exato eu vou aguardar por mais informações e sim eu sei que ddr5 não vai ser uma diferença grande e que vai ser caro no inicio, aliás eu lembro me quando fiz a minha build atual estava indeciso entre ddr3 ou ddr4. Como na altura o ddr4 era caro optei por ddr3 o que me levou ao meu cpu atual. Mas ficava descansado ao saber que com a 12º geração da intel tenho a escolha de poder continuar com dd4.
 
Back
Topo