• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Vários Componentes Upgrade PC: Ryzen 2700X...

Discovery

Power Member
Boas.

Já está na altura de reformar o meu velhinho Quad Q6600 G0, pois apesar de cumprir fielmente quase tudo (excepto um Far Cry 5), já se torna muito lento...

O que pretendo:
- Processador
- Memorias
- Board
- WB

O que tenho:
Fonte Seasonic 620wts
Caixa Antec
Gráfica MSI R270 X (não jogo muito)
HD`s
Teclado, rato.
Cooling, bomba EHEIM 1046, Radiador Ice black dentro da caixa, e radiador saufagem de carro fora da caixa e respetivas fans de 120mm.
Demais tretas a ligar ao pc...

O que já cuscei na net:

Processador: Ryzen 7 2700X
Memórias: G.Skill FlareX (falta-me aqui a refª correcta, supostamente são samsung B)
Board: Asus Rog Crossair VII, ou nova platorma a sair X470, em vez desta X370...
Waterblock: Mais difícil, pois queria adaptar ao sistema que tenho de tubos de 8mm...ando a ver um
XSPC RayStorm Pro WaterBlock.


Basicamente é para montar e pelo menos por isto 24/7 a 4G, 4.2G, dependendo da minha fonte, o elemento mais fraco. Vai ser para durar e mudar daqui a muitos anos.

Podem opinar acerca da configuração?
 
Boas.

Já está na altura de reformar o meu velhinho Quad Q6600 G0, pois apesar de cumprir fielmente quase tudo (excepto um Far Cry 5), já se torna muito lento...

O que pretendo:
- Processador
- Memorias
- Board
- WB

O que tenho:
Fonte Seasonic 620wts
Caixa Antec
Gráfica MSI R270 X (não jogo muito)
HD`s
Teclado, rato.
Cooling, bomba EHEIM 1046, Radiador Ice black dentro da caixa, e radiador saufagem de carro fora da caixa e respetivas fans de 120mm.
Demais tretas a ligar ao pc...

O que já cuscei na net:

Processador: Ryzen 7 2700X
Memórias: G.Skill FlareX (falta-me aqui a refª correcta, supostamente são samsung B)
Board: Asus Rog Crossair VII, ou nova platorma a sair X470, em vez desta X370...
Waterblock: Mais difícil, pois queria adaptar ao sistema que tenho de tubos de 8mm...ando a ver um
XSPC RayStorm Pro WaterBlock.


Basicamente é para montar e pelo menos por isto 24/7 a 4G, 4.2G, dependendo da minha fonte, o elemento mais fraco. Vai ser para durar e mudar daqui a muitos anos.

Podem opinar acerca da configuração?


G.Skill FlareX não é uma necessidade, existe multiplos kits com Samsung B-die que se encontram mais baratos que os FlareX. E para 3200 mesmo kits sem Samsung B.die (Hynix e afins) já não é problemático como era em tempos.

No caso da G.Skill, tudo que for 3200 CL14 ou superior será Samsung B.Die, no caso de Corsair, aponte para tudo igual ou a cima de 3600Mhz.

Quanto à board, a "VII" que tem apontada na sua configuração já é plataforma X470. A X370 é a "VI". No entanto a menos que esteja preso a Asus, aconselhava a ver também as opções da Asrock... tem sido aposta certa tanto em AMD como Intel.

Waterblock, tenho preferência pelos Watercool Heatkiller. Não vai encontrar melhor qualidade/performance e a nível de aspecto também são (opinião) muito bem conseguidos, sobre tudo os 100% metálicos, sem acrílicos e afins (não gosto). Caso tenha interesse em fazer cooling à VRM, aí só esperando pela EKWB para um monoblock, na certa vão ter opções pelo menos para as ASUS.

Outras considerações.... como vai fazer overclock, as funções adicionais do X470 face ao X370 não vão ter uso essencialmente. Pelo que se optar por uma X370 pode poupar umas boas croas. De 100 a 150€.....

Também na mesma linha, como vai ter bom cooling, provavelmente o 2700 chegava e não vai ter grande beneficio na versão X, são 30~35€ de poupança.
 
Última edição:
Obrigado pela partilha...

Basicamente, num dia tive de absorver informação para alguém parado nestas andanças há 10 anos...
Esperava alguma otimização das X470 para as Z370, especialmente na área das memorias....mas pelo que li a margem é mínima.

A versão X face a normal, vem com os multiplicadores desbloqueados certo? No entanto, presumo que na pratica nao deva fazer diferença nos resultados...

Já agora que tal a MSI a MSI Gaming Pro Carbon? Mais alguma opção?

Logo vou estudar as opções do WB e restantes sugestões!

Obrigado em adiantado!
 
O controlador de memoria hoje em dia já não está no chipset, está no CPU, agora chama-se IMC - Integrated Memory Controller, precisamente por estar internamente no CPU.

Antigamente sim, o chipset fazia diferença essa área, agora não faz nenhuma, o chipset está lá essencialmente para dar mais umas lanes PCI-Express e uns controladores, pouco mais, está tudo no CPU hoje em dia, até na Intel.

Todos os CPU's AMD Ryzen estão desbloqueados, todos, tanto os X como os non-X. Daí lhe dizer que a diferença será pouca sendo que vai fazer overclock e não vai fazer uso do air cooler incluído (que é melhor na versão X, mas como não o vai usar... é um pisa papeis).

MSI na primeira geração Ryzen nos primeiros tempos andou um pouco à deriva, agora diria que não terá problemas em optar por uma.
 
O controlador de memoria hoje em dia já não está no chipset, está no CPU, agora chama-se IMC - Integrated Memory Controller, precisamente por estar internamente no CPU.

Antigamente sim, o chipset fazia diferença essa área, agora não faz nenhuma, o chipset está lá essencialmente para dar mais umas lanes PCI-Express e uns controladores, pouco mais, está tudo no CPU hoje em dia, até na Intel.

Todos os CPU's AMD Ryzen estão desbloqueados, todos, tanto os X como os non-X. Daí lhe dizer que a diferença será pouca sendo que vai fazer overclock e não vai fazer uso do air cooler incluído (que é melhor na versão X, mas como não o vai usar... é um pisa papeis).

MSI na primeira geração Ryzen nos primeiros tempos andou um pouco à deriva, agora diria que não terá problemas em optar por uma.

O 2700X não requer as boards novas X470 para atingir o seu potencial máximo?

Sabes me dizer as temps do cooler de origem que traz o 2700X?
 
O 2700X não requer as boards novas X470 para atingir o seu potencial máximo?

Sabes me dizer as temps do cooler de origem que traz o 2700X?

É como já mencionei, as funcionalidades que o X470 trás face ao X370 tem essencialmente a ver com o Precision boost e o RAM caching.

O Precision boost para quem vai fazer overclock fica absolutamente negado qualquer beneficio.

RAM caching é essencialmente software... (é uma RAM Drive) na plataforma X470 a AMD está a oferecer a licença, mas quem tiver uma X370 pode pagar para ter esse software, e seja como for o RAM caching é uma RAM Drive e nada mais... que tem, no meu entender, pouca utilidade para quem tiver um SSD...

Temperaturas depende se vai fazer overclock e outra condicionantes do seu sistema, como ventilação da caixa etc, mas pode ver esses dados nas multiplas reviews já publicas. Mas diria que para stock ou até algum overclock o cooler serve perfeitamente!
 
Pelo que li o Prism não é só looks também é super silencioso e com boas temps mas claro como o Slider disse é relativo e depende de muita coisa.
 
O 2700X não requer as boards novas X470 para atingir o seu potencial máximo?

Sabes me dizer as temps do cooler de origem que traz o 2700X?
Uso o teu topico para retirares todas as tuas novidades. Não estejas a usar 3 ou 4 topicos diferentes para ir tirando duvidas para o teu caso
 
peço desculpa a intrusao aqui , mas vem dentro dos ultimos posts.
Se uma pessoa quiser um 2600x e for fazer OC, pode ir por uma b360, nao tem de ficar forçsamente à espera das b450 ou as x470 por causa dessas novas introduçoes?
 
peço desculpa a intrusao aqui , mas vem dentro dos ultimos posts.
Se uma pessoa quiser um 2600x e for fazer OC, pode ir por uma b360, nao tem de ficar forçsamente à espera das b450 ou as x470 por causa dessas novas introduçoes?

B360 = Intel

Está a pensar em B350 certamente.

Sim, a situação é a mesma. Mas..... atenção às VRM das boards B350!! Algumas já não aguentavam bem com os Ryzen da primeira geração, chegando a tempeturas desconfortáveis... estes novos ainda puxam mais!!! Portanto.... cuidado com as escolhas e tenham sobre tudo em conta isto se vão fazer OC! Recomendava antes uma X370 com uma boa VRM até no mercado usado antes de uma B350 qualquer!
 
B360 = Intel

Está a pensar em B350 certamente.
- Sim, queria dizer B350, é o habito de andar a ver ultimamente as B360 da intel :P

Sim, a situação é a mesma. Mas..... atenção às VRM das boards B350!! Algumas já não aguentavam bem com os Ryzen da primeira geração, chegando a tempeturas desconfortáveis... estes novos ainda puxam mais!!! Portanto.... cuidado com as escolhas e tenham sobre tudo em conta isto se vão fazer OC! Recomendava antes uma X370 com uma boa VRM até no mercado usado antes de uma B350 qualquer!

Ok, desconhecia esta situação. Sim, se fosse pelo 2600x seria para conseguir ir aos "patamares" similares dos benchs e "fazer o lugar" do precision boost e afins das X470 ;)
 
Um teste que toca neste tema:

E engraçado que o X370 até sai à frente em alguns casos, mas, isto deve ser BIOS "verdes". Portanto, gente, não gastar € à toa nas nova X470 apenas porque sim, procurem preços.
 
@Slider verdade! Frisar, no entanto, que houve dificuldades por parte dos reviewers em atingir as mesmas velocidades de memória em x370 comparativamente às facilmente alcançadas em x470. O reviewer do Hardware Unboxed frisou essa situação. Pode ou não influenciar a compra de algumas pessoas.
 
Certo, mas eu atiro isso tudo para o lado do software (bios) e ao revamp que algumas bios levaram nessa área face às X370.

Obviamente que os vendors de motherboards vão estar nesta fase e de futuro mais interessados em avançar e resolver questões nas x470 vs X370, eles querem vender as novas, até a clientes existentes X370.

O IMC não é tudo, memory training e perfis para os vários kits etc é sempre algo na mão dos vendors. Por ex, regra geral a ASUS anda sempre à frente dos outros no que toca aos speeds atingidos em vários kits.. E os IMC são os mesmos para todos, não há cpus para Asus e outros para msi..... Logo... É só retirar conclusões!

Ainda assim... Para os desejados 3200mhz...nesta fase e com esta nova geração de Cpus, em qualquer X370 ou x470 não é complicado.

Mas ymmv.... São tudo speeds considerados overclock. Garantidos eram os 2666 mhz na primeira geração e agora os 2933 mhz nesta!
 
Última edição:
Um teste que toca neste tema:

E engraçado que o X370 até sai à frente em alguns casos, mas, isto deve ser BIOS "verdes". Portanto, gente, não gastar € à toa nas nova X470 apenas porque sim, procurem preços.

Será que o X470 quando levar um update à bios não vai ter melhor performance?
 
Já estou a ver que não sou o único a ter dúvidas...
Logo que chegue a casa vou ler com mais atenção.
Esteja a vontade para debater quais quer dúvidas também aqui.
 
Falam....em 2900MHZ....mas este CPU dá facilmente 4200mhz ou mais certo?
Pelo que vi no site Guru3, deu 4400Mhz, estáveis.

Pelo que tenho lido, existe uma melhor implementação das memorias com as X470, certo? Já percebi que o OC é feito e gerido no CPU, mas ainda estas podem ter alguma influência directa ao trabalharem facilmente nos 3200? Estou correcto?

Outra cena que me referi de frisar, é que quero uma board com VR industriais, com qualidade.

Slider:
Já vi os WB que falaste mais cima, é de ponderar, mas não são baratos...eheheh

Memorias:
Podem indicar kits em concreto, ou modelos? Gskill, Corsair..pelos vistos já não existem chips da Micron...e estou desfezado.

Cumps,
 
Falam....em 2900MHZ....mas este CPU dá facilmente 4200mhz ou mais certo?
Pelo que vi no site Guru3, deu 4400Mhz, estáveis.

Pelo que tenho lido, existe uma melhor implementação das memorias com as X470, certo? Já percebi que o OC é feito e gerido no CPU, mas ainda estas podem ter alguma influência directa ao trabalharem facilmente nos 3200? Estou correcto?

Outra cena que me referi de frisar, é que quero uma board com VR industriais, com qualidade.

Slider:
Já vi os WB que falaste mais cima, é de ponderar, mas não são baratos...eheheh

Memorias:
Podem indicar kits em concreto, ou modelos? Gskill, Corsair..pelos vistos já não existem chips da Micron...e estou desfezado.

Cumps,

Os 2933mhz que eu falei foi para as DDR4 não para o cpu. O cpu faz os 4300mhz certamente. Aliás, até faz em default simplesmente não em todos os cores ao mesmo tempo.

Quanto ao X370 vs x470 na área das memórias, há um reports desse género, mas.. Se não houver muita pressa, acompanha durante as próximas semanas. Agora ainda anda muita confusão e muitos testes feitos à pressa para o launch day.

Se queres uma VRM "industrial", vê as ASROCK Tem sido as melhores tento em amd como Intel. Mas as Asus também se têm portado bem...

WB, sim, o material é bom mas tem o seu preço sem dúvida, há mais soluções claro.

Kits com micron (Crucial) ainda existem, simplesmente não com grandes velocidades, aí o domínio é completo e total > Samsung.

No site da Gskill tem um configurador onde escolhes a Motherboard e eles descrevem os kits recomendados e já testados por eles.

Tens preferência na parca ou no look? Rgb? Cor?
 
B360 = Intel

Está a pensar em B350 certamente.

Sim, a situação é a mesma. Mas..... atenção às VRM das boards B350!! Algumas já não aguentavam bem com os Ryzen da primeira geração, chegando a tempeturas desconfortáveis... estes novos ainda puxam mais!!! Portanto.... cuidado com as escolhas e tenham sobre tudo em conta isto se vão fazer OC! Recomendava antes uma X370 com uma boa VRM até no mercado usado antes de uma B350 qualquer!

Corrige-me se estou enganado mas a GA-AB350-gaming 3 tem bons VRM e anda nos 95€, eu se fosse para ryzen secalhar escolhia esta board mas neste momento arranja-se a ROG Strix B350 a menos de 105€ que é 1 excelente negócio.
 
Back
Topo