Dúvida Upgrade PC (SSD)

Boas, tenho uma pequena dúvida acerca se estes SSD's que vou comprar se são decentes para dar upgrade ao que tenho neste momento no pc.
(Sou meio novo nisto btw)

Minha build:
🟥 MOBO - B550M PRO-VDH
🟥 Cpu - AMD Ryzen 5 5600X
🟥 Ram - G.Skill 16gb DDR4-3600 (Vou dar upgrade no futuro próximo, mas não agora)
🟥 Gpu - GeForce RTX 3070 Gaming Z Trio 8G LHR
🟥 SSD - 200GB ( Sistema Win 10 e esta sempre "cheio" muitas vezes com apenas 2gb livres que faz o meu pc às vezes 1x por dia travar tudo, penso eu ser disso... (?))
🟥 HDD - 1T (Uso para programas e jogos)
SSD & HDD

O que pretendo:

Quero "apostar" no futuro visto que depois devo atualizar para o Win 11 e faço streams na twitch, ter rapidez (SSD) e mais espaço é importante para mim para guardar inumeras coisas como (videos para editar yt etc.)

-> SSD M.2 2280 Samsung 990 Pro c/ Heatsink 1TB MLC V-NAND NVMe PCIe Gen 4.0x4

Sabem me dizer se a minha actual MOBO suporta esta SSD? E se devo optar por 1T ou 2T?

-> SSD 2.5" Western Digital Red SA500 2TB 3D TLC SATA

Este SSD seria para programas de edição etc e como é óbvio jogar jogos mais rápido etc..

(Escolhi estes SSD's com a pouca experiencia que tenho e visto serem dentro do meu budget e darem "match" ao meu tema do pc: Red & Black)

Peço desculpa pela página de biblia, mas queria ter a certeza que me explico bem.

Obrigado desde já!

Última edição:
Julgo que os discos M.2 NVMe,
são substancialmente mais rápidos que os "tradicionais" SSD, tamanho 2,5" pois utilizam um interface diferente.

acho que até os 1ºs são mais caros do que os de 2,5"

mas verifica as especificações deles, nomeadamente velocidades de leitura/escrita, e qual a veloc que a tua mb funciona, ie, se no esta limitada.

Julgo que os discos M.2 NVMe,
são substancialmente mais rápidos que os "tradicionais" SSD, tamanho 2,5" pois utilizam um interface diferente.

acho que até os 1ºs são mais caros do que os de 2,5"

mas verifica as especificações deles, nomeadamente velocidades de leitura/escrita, e qual a veloc que a tua mb funciona, ie, se no esta limitada.
Acho que me fiz entender mal, quero usar 1 SSD next caso m.2 para o sistema win e o outro SSD de 2T/3T para jogos, programas edição etc..

Compra dois Western Digital Blue SN580 M.2 2TB (~128€ cada).

🟥 SSD - 200GB ( Sistema Win 10 e esta sempre "cheio" muitas vezes com apenas 2gb livres que faz o meu pc às vezes 1x por dia travar tudo, penso eu ser disso... (?))

2GB é 1% de espaço livre. Não devias usar mais de 90% (180GB).

Podes instalar jogos no novo SSD onde estará o Sistema Operativo que não vai prejudicar o desempenho do PC. Antigamente é que era aconselhável separar o SO.

Última edição:
Back