• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente UPGRADE PC Trabalho

nemesis_567

Power Member
Este é o questionário para uma configuração de um PC Completo(Desktop), Upgrade ou Componente
Nota: Este questionário e secção é para assuntos relacionados com Desktop, para Portáteis há outra secção, e com um questionário diferente(que devem preencher e criar tópico na secção dos portáteis)!

Todos os pontos que sejam indiferentes ou não tenhas opinião formada é favor colocar "Não" ou "Sem opinião". NÃO APAGAR AS PERGUNTAS. Todas as alíneas (a., b., ...) são apresentadas como opções possíveis. Não são obrigatórias.
Resta salientar apenas que todas as perguntas são importantes para respostas mais rápidas e precisas.


=============================================
Inicio do Questionário
=============================================


1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

Variável. Quando for mais conveniente(best bang for the buck)

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Gráfica

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)
Alyx VR por exemplo
b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados (Indica o software usado)
Ver abaixo
c) Office / Navegação web / Filmes
Sim pois
d) Virtualização
Não relevante
e) Outra? Qual?
O objectivo é maioritariamente para trabalho. O trabalho inclui:
Game Dev:
UE5 ready.
Programação de shaders.

Compute:
Compute shaders
C++ Amp

AI:
OpenCV DNN
Darknet
etc...

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?

Assim que possível a optimizar o orçamento

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

Ryzen 5 1700x
Sapphire radeon r9 380(ainda me surpreende)
msi x370 gaming pro
G.SKILL Flare X 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL14
Seasonic S12II 520W

6) Vais fazer Overclock?

Se valer o esforço. De momento tenho OC no cpu.

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Não

b. Processador (Intel ou AMD)
>Não

c. Motherboard (chipset, formato)
>Não

d. Memória RAM (quantidade, velocidade(Mhz), latência (CL))
>Não

e. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
>Sim

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
>Não

f. Drives (Nenhuma,DVD, BluRay)
>Não

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
>Depende

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
HDMI

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não

11) Contexto, comentários adicionais.

=============================================
Fim do Questionário
=============================================
 
Última edição:
O objectivo é gastar o menor dinheiro possível cumprindo os requerimentos.

Por exemplo quando estou a trabalhar com AI, geralmente da-me jeito correr os modelos(por exemplo YOLO) enquanto estou a fazer debug. Como não tenho uma gráfica competente é sempre mais chato que ou corro no cpu e não tenho medidas da performance ou tenho que passar o codigo para os servers com V100 para testar adequadamente. Não preciso de correr com a mesma performance(obvio que não vou correr com a mesma performance), mas cortar este passo de forma a conseguir testar localmente era um grande beneficio.

Geralmente favoreço software compatível com OpenCL, mas não posso mentir e dizer que a maior parte usa, ou pelo menos começa por usar CUDA, o que é infeliz porque requer gráficas NVidia, ainda que por vezes comprometa performance a realidade é que é mais facil de utilizar e mais previsivel. Presumo que deva optar por uma NVidia por este motivo. Além disso é possível que tire beneficios de uma gráfica com tensor cores.

Imagino que o dito acima seja a coisa mais pesada que tenciono correr. Nos jogos dá jeito conseguir testar shaders em 4k, alguns podem ser ligeiramente mais complexos, particularmente compute shaders usados em tooling para tirar load do cpu em tarefas mais pesadas, por isso bastante shader units ajudam, mas sinceramente não é algo que sinta que quaisquer gráfica actual vá ter problemas com.

Já estou para fazer esta compra à algum tempo mas tenho atrasado na esperança de surgir mais competitividade, mas não tou a ver tal a surgir.

Sinceramente prefiro gastar 500€ do que 1000€, mas o objectivo é cumprir os requerimentos no orçamento mais baixo possível. Como não estou a par do hardware mais actual achei boa ideia perguntar aqui, já que lidam com isto todos os dias.
 
Tens cpu e ram razoavel.
Porque não investes 500/600€ numa gráfica e ves o impacto que tens ?
depois se vires que ainda precisas de mais, podes sempre mudar cpu para um mais recente
 
Em termos de CPU nunca senti bottleneck em nada do que faço(de momento tá com OC a 4.1ghz), já lhe meti esta ram especificamente para tirar o maximo de performance dele. É mesmo a gráfica a questão. Que gráfica achas que me servia nesse orçamento?
 
Se usas mesmo compute power, espera pela saida das graficas até meio deste mes e depois ve qual a que tem mais performance nesse campo, a RTX 3070 ou a nova AMD.
Neste momento ainda anda muita incerteza no ar até elas sairem no mercado
 
Quando vai estar disponível nas lojas de cá? O preço deduzo que vá ser maior também cá?(+IVA) Parece-me uma boa escolha em relação ao preço. Resta esperar por alguma info em relação ao uso particular que lhe vou dar.
 
Back
Topo