• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade PC

Pachec0

Power Member
Boas. Chegou a hora de um upgrade ao PC. Tenho algumas duvidas e precisava de uma ajuda.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?

No limite 500€. A compra será feita assim que a build estiver fechada.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming 1080p - Para jogar Division 2, ARMA 3, Battlefield 5, Apex
b) Estudo e algum trabalho de networking



4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma actualização?
Gostava que esta build durasse no minimo 2 anos

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

CPU: I5 6600K
GPU: 1070
Motherboard: MSI z170a gaming Pro Carbon



6) Vais fazer Overclock?
Neste momento tenho o CPU com um ligeiro OC. Não sei se irei continuar a fazer de futuro

7) Características Gerais:


a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
>Manter a caixa ATX que tenho

b. Processador (Intel ou AMD)
> A minha grande duvida.
Neste momento tenho um I5 6600K, mas o facto de ser quad core começa a chatear. Pensei mudar para um I5-9600K ou I7 8700
Sei que o I5 é da actual geração e o I7 é de uma geração anterior. Mas o I7 tem HT e ultimamente tenho andado a jogar alguns jogos CPU intensive. Compensa o I7 em vez do I5, mesmo sendo de uma geração anterior?

c. Motherboard (chipset, formato)
>Neste momento tenho a Z170, teria que mudar para uma MB que suportasse CPU's destas novas gerações

d. Gráfica (Single ou SLI/Crossfire, Nvidia ou AMD)
> 1070

e. Disco Rígido (capacidade, HDD e/ou SSD)
>

f. Drives (DVD, BluRay, Nenhuma)
>

g. Fonte (Modular, Semi-Modular, Não-Modular, silenciosa)
>

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless)?
Nãop

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?


11) Contexto, comentários adicionais.
 
O facto do i5 ser quad core anda a chatear-te de que forma ?
Sentes alguma limitação com esse CPU em algum jogo ? (Tens aí um combo bem jeitoso, e com OC o CPU poderá dar bem conta do recado.)
Quanta memória tens ?
Tens monitor 144Hz e gostarias de ter mais fps para aproveitares o melhor possível dos 144Hz ?
 
Dá informação relativamente à tua RAM e Fonte...

Respondendo à tua pergunta objectivamente e sem considerar mais nada, se é praticamente só para jogar, o 9600K é melhor que o 8700...
 
Neste momento tenho um I5 6600K, mas o facto de ser quad core começa a chatear. Pensei mudar para um I5-9600K ou I7 8700
Sei que o I5 é da actual geração e o I7 é de uma geração anterior. Mas o I7 tem HT e ultimamente tenho andado a jogar alguns jogos CPU intensive. Compensa o I7 em vez do I5, mesmo sendo de uma geração anterior?

A 9ª geração é uma geração de marketing, do ponto de vista da arquitectura é igual à 8ª. Só por si isso não é motivo de decisão.
O 8700 é melhor CPU que o 9600K (que de si não passa de um 8600K com frequências stock ligeiramente superiores).
Apenas para jogar, o 9600K provavelmente será melhor negócio (performance por €).

Mas tenho de insistir na pergunta do AhuiZbrilzs, também: que limitações sentes com o teu CPU? E já consideraste passar esse overclock de apenas ligeiro para algo que faça real diferença?
 
Para facilitar, deixo aqui a minha build actual (devia-o ter feito no inicio, mas não tinha toda a informação necessária comigo)

Disco Western Digital 1TB (7200rpm) SATA III
Disco SSD Samsung 850 Evo 250GB SATA III
G.Skill 8GB DDR4 2400MHz Aegis x2
Fonte Seasonic S12II 620W 80+ Bronze
Gráfica MSI GeForce® GTX 1070 GAMING X 8GB GD5 + WD2
Processador Intel Core i5 6600K (3.5GHz) Socket 1151
Motherboard MSI Z170A Gaming Pro Carbon
Cooler CPU Cooler Master Hyper 212X

O facto do i5 ser quad core anda a chatear-te de que forma ?
Sentes alguma limitação com esse CPU em algum jogo ? (Tens aí um combo bem jeitoso, e com OC o CPU poderá dar bem conta do recado.)
Quanta memória tens ?
Tens monitor 144Hz e gostarias de ter mais fps para aproveitares o melhor possível dos 144Hz ?

Noto cada vez mais dificuldade em manter uma Frame Rate estável, em especial nos jogos mais recentes.
Tenho o CPU constantemente nos 100% e a gráfica não chega nem perto disso, o que me leva a pensar que o CPU está me a fazer bottleneck.
Por exemplo, no Division 2 e no Battlefield tenho algumas dificuldades em manter os 60fps estáveis e tenho stutters ocasionais, sendo que o CPU está sempre a bater nos 100%. Suspeito que os 4 cores já não dêm conta do recado nestes jogos mais actuais.
Recentemente tambem comprei um monitor de 144hz e queria tirar mais partido dele.

Estou inclinado para o I7, porque acho que poderá ser limitado no futuro um CPU com 6 cores, 6 threads e sem HT, não será mais future proof um CPU com 12 threads e capacidade de Hyperthreading? Tendo tambem em conta que com o boost ambos os CPU's funcionam á mesma frequencia? Mesmo com OC, não tenho conhecimentos suficientes para fazer um OC agressivo, portanto tambem não iria beneficiar assim tanto de um CPU unlocked. Tambem gostava de volta e meia guardar uns gameplays meus, ou mesmo streamar nem que seja para o meu miudo ver. Não se se será algo que vá realmente fazer, mas ter essa hipotese tambem era fixe.

A diferença de preço de um para o outro não é tão grande quanto isso, portanto mais 40€ ou menos 40€ não faz grande diferença.
 
Noto cada vez mais dificuldade em manter uma Frame Rate estável, em especial nos jogos mais recentes.
Tenho o CPU constantemente nos 100% e a gráfica não chega nem perto disso, o que me leva a pensar que o CPU está me a fazer bottleneck.
Por exemplo, no Division 2 e no Battlefield tenho algumas dificuldades em manter os 60fps estáveis e tenho stutters ocasionais, sendo que o CPU está sempre a bater nos 100%. Suspeito que os 4 cores já não dêm conta do recado nestes jogos mais actuais.
Recentemente tambem comprei um monitor de 144hz e queria tirar mais partido dele.

Bem estranho isso, pois eu conseguia cerca de 80fps estáveis no Battlefield e usava o i5 6400 com a 1070 FE, que como blower atinge altas temps e deve perder performance ...
Já pensaste diminuir os gráficos ? É que muitas vezes a diferença entre Ultra e High é minima, se não imperceptível, e dá um boost nos fps enormes. Ao início também eu pensava que tinha era que jogar com os gráficos no Ultra e rola a bola, até descobrir esse truque ... Por muito boa que a gráfica seja, não escapa ter que levar com uns tweaks nas settings para ver se consigo o máximo desempenho com ela, e no BF por exemplo é jogo que no Ultra jogo com 80fps, e se reduzir para o High, mal noto diferença, e o jogo vai logo para os >100fps. A nível competitivo é importante aqueles 20fps a mais.
O facto do CPU estar a 100%, creio que isso já será mesmo do jogo ser heavy CPU, e quanto a isso só aumentar a resolução (ou a scale) para deixar a dependência do CPU. Poderás é chegar a um ponto em que não tens é GPU para segurar.

Eu creio que a nível de gaming os jogos não tirem grande proveito do HT em relação aos cores reais. Isto é, um i7 4C/8T não é igual a um i7 8C/8T. O melhor CPU será certamente o 9900k, mas visto numa prespetiva de performance/price, o 9600k é o melhor, e o facto de poderes esticar o clock ainda mais future proof o torna. O que eu faria no teu caso, visto que jogas jogos heavy CPU, era puxar o máximo OC que consigas. Tentar puxar OC nas memórias também ... secalhar 200/300MHz a mais, no CPU poderá ser um bom boost para a estabilidade de fps.
 
Grato pelas sugestões, mas não me sinto muito confortável em fazer um OC mais agressivo que os 4.3Ghz ou no limite 4.4Ghz.

Já diminui os gráficos, já testei de várias formas. A maior parte das opções gráficas afectam a gráfica e não o CPU, só umas poucas opções retiram o load do CPU. Seja com gráficos no minimo ou no máximo, o meu CPU está sempre a 100%.

Atenção que para os jogos dito E-Sports chega. Jogo counter Strike com quase 300FPS (CPU a 100%, mas no CS já é normal), Overwatch sempre nos 144fps, Apex Legends nos 144fps com alguns dips para os 120fps. Só noto mesmo em jogos que puxem mais pelo CPU, como o ARMA (que mesmo assim corre bastante bem), mas o Division 2 já tenho mais algumas dificuldades, independentemente das opções gráficas o CPU está quase sempre nos 100%. O Assassin's Creed por exemplo é a mesma coisa. É que alem dos dips nos FPS ainda causa stutter. E aparentemente cada vez mais os jogos são super CPU intensive.
 
Eu no Battlefield V jogo a 1080p, 144Hz e em High e os FPS andam entre os 75 e os 105...mas quase sempre entre os 85 e os 95fps, dependendo dos mapas.

Estou muito impressionado(pela positiva) com o desempenho do meu PC no Battlefield V. Não tenho fps drops, como tive no Battlefield 1.
Nunca pensei que aguentasse :)

O meu PC é o que está na assinatura. O CPU está com com OC de 4.5Ghz.
 
Ainda assim, continuo na ideia de que o sistema que tens deveria lidar melhor com isso que indicas...
Já agora, uma outra pergunta... Qual é o teu cooler e que temperaturas atinges in-game ? É que por vezes precisamos de mudar a massa, ou o cooler está mal encaixado e não dissipa bem, o cpu atinge altas temperaturas, e para não subir as temperaturas, corta no desempenho. Por incrível que pareça, aconteceu-me isso uma vez, estava com bastantes frame skips no cs e achei estranho, quando reparei as temperaturas estavam altas, pensei que seria a massa, mas quando reparei era o cooler que não estava bem apertado.
 
A sério??
Ainda melhor performance?

Assim, fazes-me cismar :)

É o Noctua NH-D15. Tenho a GPU MSI R9 390 8Gb.

Quanto a temperaturas agora a jogar BV, rondam os 58°, mas a máxima foi 65°.

Quem montou o cooler foi uma loja muito conhecida, uma das melhores do pais.
Aquelas que sabemos...
Mas nunca mais troquei a pasta térmica, já lá vão 2 anos acho eu.

Hoje estive a ver melhor os fps, e realmente tenho mais um pouco, em alguns mapas rondam sempre os 105fps, noutros 90 e noutros 85...
 
Tens um excelente cooler, temperaturas dentro do normal para gaming, não vejo problema.
Já experimentaste atualizar os drivers gerais do PC ? Se à dois anos que não atualizas windows e drivers pode ser por aí.
 
Já experimentei de tudo amigo.
Eu percebo que muita malta que vem cá pedir sugestões não tenha grandes conhecimentos informáticos e que há excelentes membros aqui na comunidade que ajudam o melhor que podem (é por isso que cá venho á mais de 10 anos, ainda erámos Techzone), não querendo soar a pretensioso, mas correndo o risco de, não é o meu caso.
Tenho bastantes anos de experiencia na área de informática e sou consultor de telecomunicações. Tenho sempre as minhas drives actualizadas e tento sempre que a minha máquina seja o mais eficiente possivel. É certo que não formato o PC á dois anos, mas tenho o cuidado de ter tudo particionado, S.O num disco, dados noutro, anti virus sempre actualizado, faço scans semanais ou de duas em duas semanas.
Não acham que os quad cores começam a ficar para trás com a chegada desta "nova geração" de jogos?
Cada vez há mais open worlds, ou battle royal, ou jogos com mapas gigantes e com montes de assets no ecrã ao mesmo tempo. Tenho neste momento o meu CPU com OC a 4.4GHhz e ainda assim continuo com dificuldades em manter um framerate estável em alguns jogos.
Não faço questão de jogar tudo a 144fps, só mesmo os jogos mais competitivos tipo Overwatch e Apex. E nesses até consigo.
Mas no Division é mt dificil manter os 60fps fixos e sem stutter, no Battlefield 5 igual. Até no Wildlands tenho dificuldades. Independentemente de ter os gráficos no máximo ou no minimo, o CPU está constantemente a 100% nesses jogos.
 
Eu concordo contigo mas como sempre que digo que 4 cores é pouco para gaming e que já ninguém deve comprar esses dinossauros sou apedrejado, prefiro não falar.

Eu fazia da seguinte forma;

1º - Vendia essa RAM e esse SSD, ainda é bem capaz de te fazer entrar um valor considerável.

2ª - Vamos imaginar que na pior das hipoteses tiras uns 100€ daí, o teu orçamento aumenta para 600€. Com este valor eu comprava:
Processador Intel Core i5-9600K - 275€
Motherboard ATX ASRock Z390 Pro 4 - 135€
Disco SSD Intel 660P 512GB QLC NVMe - 75€
RAM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 Preta - 100€

Total: 585€

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Existiria sempre a possibilidade de fazer uma máquina ainda melhor, se estivesses disposto a largar mais algum e ficar com uma máquina a serio para não te chateares mais durante uma data de anos. Vamos colocar a hipótese de venderes os componentes que disse acima e o teu processador, tiras por tudo uns 250€, o teu orçamento ia bater nos 750€ certo? Com isto optaria por:

Processador Intel Core i7-9700K - 440€
Motherboard ATX Gigabyte Z390 Aorus Pro - 200€
Memória RAM HyperX Fury 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL18 - 115€
Disco SSD Intel 660P 512GB QLC NVMe - 75€

Total: 830€

Ao final de contas, face aos 500€ iniciais que falaste, estaríamos a falar que terias de adicionar mais 80. No total estarias a gastar 580€, sendo que o resto do valor viria de componentes que já não tencionas utilizar e ficas com uma máquina de topo.

Agora fica ao teu critério...
 
Última edição:
Tens um excelente cooler, temperaturas dentro do normal para gaming, não vejo problema.
Já experimentaste atualizar os drivers gerais do PC ? Se à dois anos que não atualizas windows e drivers pode ser por aí.

O Windows atualiza...
Como faço para atualizar os drivers?

Edit: quais drivers?

Atualizo os da GPU..
 
Última edição:
Eu concordo contigo mas como sempre que digo que 4 cores é pouco para gaming e que já ninguém deve comprar esses dinossauros sou apedrejado, prefiro não falar.

Eu fazia da seguinte forma;

1º - Vendia essa RAM e esse SSD, ainda é bem capaz de te fazer entrar um valor considerável.

2ª - Vamos imaginar que na pior das hipoteses tiras uns 100€ daí, o teu orçamento aumenta para 600€. Com este valor eu comprava:
Processador Intel Core i5-9600K - 275€
Motherboard ATX ASRock Z390 Pro 4 - 135€
Disco SSD Intel 660P 512GB QLC NVMe - 75€
RAM G.SKILL Aegis 16GB (2x8GB) DDR4-3000MHz CL16 Preta - 100€

Total: 585€

---------------------------------------------------------------------------------------------------

Existiria sempre a possibilidade de fazer uma máquina ainda melhor, se estivesses disposto a largar mais algum e ficar com uma máquina a serio para não te chateares mais durante uma data de anos. Vamos colocar a hipótese de venderes os componentes que disse acima e o teu processador, tiras por tudo uns 250€, o teu orçamento ia bater nos 750€ certo? Com isto optaria por:

Processador Intel Core i7-9700K - 440€
Motherboard ATX Gigabyte Z390 Aorus Pro - 200€
Memória RAM HyperX Fury 16GB (2x8GB) DDR4-3200MHz CL18 - 115€
Disco SSD Intel 660P 512GB QLC NVMe - 75€

Total: 830€

Ao final de contas, face aos 500€ iniciais que falaste, estaríamos a falar que terias de adicionar mais 80. No total estarias a gastar 580€, sendo que o resto do valor viria de componentes que já não tencionas utilizar e ficas com uma máquina de topo.

Agora fica ao teu critério...

Esta parece me uma excelente hipotese, mas eu vou precisar de guardar os componentes porque de futuro queria fazer uma máquina semi decente para o meu puto que já tem 12 anos e já quer jogar Fortnite =X

Não estando em condições de gastar esse valor, julgo que a minha melhor hipotese seria mesmo o I7 8700 (non-k) e uma board que suportasse o CPU em questão. Ou seria preferivel o I5-9600K? Não poderá ser mais limitador no futuro tendo em conta o facto de ser 6 cores/6 threads sem HT? Pq se for por uma questão de preço, não é um valor tão significativo quanto isso.

Já agora, porque sugeres a Gigabyte Z390 Aorus Pro em detrimento da ASRock Z390 Pro 4? Alguma spec em especifico?
 
O Windows atualiza...
Como faço para atualizar os drivers?

Edit: quais drivers?

Atualizo os da GPU..

Sorry, o tópico era do Pachec0, mas como respondo a tantos tópicos quando vi a tua mensagem pensei que fosses tu quem estivesse com problemas hehe, a mensagem seria supostamente para o Pachec0, se fosse ele a dar essa resposta. ;)

Eu concordo contigo mas como sempre que digo que 4 cores é pouco para gaming e que já ninguém deve comprar esses dinossauros sou apedrejado, prefiro não falar.

Eu acho que aqui o mais grave mesmo é a falta de performance que ele tem. Ainda que seja um 4/4, tá com um OC considerável (4.4GHz), não vejo o porquê de ter aqueles problemas todos que ele reporta, visto ele ter dito que trata da máquina dele, coisa que muita gente nem sabe que dá para fazer. Quero com isto dizer que poderá ser azar ou algo que está a fazer conflito aí.


@Pachec0 , partilho aqui uma coisa contigo... Toda a gente conhece o CS, e sabe que o CS roda em qualquer "batata". Acontece que, eu tinha gente na família com pcs mais fracos e antigos que o meu (tipo um core 2 quad e uma 9500gt) na altura em que eu tinha um pentium (aqele desbloqueado não me lembro o modelo hehe), 8gb de ram e 560Ti e sofria de enumeros frameskips inexplicáveis, e eles rodavam o jogo sem stress.
 
Última edição:
Teoricamente o CS GO não aproveita muito bem os muliplos cores do CPU. O que se quer para o CS GO é CPU com frequencias altas.

Agora os problemas que reporto, honestamente acho que já nem encaro como problemas mas sim como limitações naturais da tecnologia. É um facto que há dois anos atrás não havia muitos jogos que conseguissem carregar os 4 cores de um I5-6600K, mas hoje em dia acho que já não é assim. Cada vez mais o CPU conta no processamento dos jogos, porque cada vez mais os jogos são mais "cheios", com inumeros NPC's e players no mesmo sitio, vários assests e fisicas extremamente avançadas. É dificil para um I5-6600K processar a informação de 60 ou 100 players num mapa, as fisicas das balas, dos jogadores, dos NPC's, tudo isso são cálculos que são da responsabilidade do CPU....

Se alguem aqui com um I5-6600K joga Division 2, Wildlands e afins com 60FPS sem quebras e sem stutters, please diga me como. Eu nunca baixo muitos dos 60FPS nesses jogos, mas noto que já me falta processador para os correr em condições e de forma 100% fluida
 
Esta parece me uma excelente hipotese, mas eu vou precisar de guardar os componentes porque de futuro queria fazer uma máquina semi decente para o meu puto que já tem 12 anos e já quer jogar Fortnite =X

Não estando em condições de gastar esse valor, julgo que a minha melhor hipotese seria mesmo o I7 8700 (non-k) e uma board que suportasse o CPU em questão. Ou seria preferivel o I5-9600K? Não poderá ser mais limitador no futuro tendo em conta o facto de ser 6 cores/6 threads sem HT? Pq se for por uma questão de preço, não é um valor tão significativo quanto isso.

Já agora, porque sugeres a Gigabyte Z390 Aorus Pro em detrimento da ASRock Z390 Pro 4? Alguma spec em especifico?

Quanto ao 8700 vs 9600K, sendo que seria maioritariamente para jogos, eu ficava-me pelo 9600K uma vez que o single core performance é superior (embora por pouco) e tem a opção de dar overclock que ainda te vai dar mais performance face ao 8700 que está locked. Outro ponto a tomar em consideração é o facto da build do 9600K te permitir utilizar frequências de ram mais elevadas como 3000 ou 3200 por exemplo, que são as rams com melhor relação qualidade preço de momento. Podes usar estas rams com o 8700? Claro que sim mas não iriam funcionar a mais de 2666Mhz sendo que, idealmente, os processadores locked desta geração são conjugados com uma board B360.
O HT que falas não é uma feature que te dê mais performance em gaming, é algo que te dá mais performance ao utilizar software que esteja optimizado para HT/SMT, como algum software de edição de imagem por exemplo.

Se toda esta situação te está a causar muitos macacos na cabeça resolves bem, compras um 8700K e assim tens processador para dar overclock, consegues utilizar velocidades de ram mais altas e tens o HT que te está ai a fazer comichão... Digamos que é o melhor dos dois mundos...

Se o objectivo for mesmo gastar o menos possível, o 8700 sem dúvida que é um fantástico processador. Mantens tudo o que tens, trocas so o processador e board e estás arrumado. Algo deste género:

Processador I7 8700 – 370€
Motherboard MSI B360 Gaming Pro Carbon– 110€

Total: 480€

Quanto à tua pergunta sobre a motherboard, principalmente pela VRM que é superior mas também pelo chips de audio e lan que são superiores, a nível de expansibilidade também te oferece mais margem de manobra e para futuros upgrades que possas querer fazer, esta mais facilmente aguenta.
 
Eu acho que aqui o mais grave mesmo é a falta de performance que ele tem. Ainda que seja um 4/4, tá com um OC considerável (4.4GHz), não vejo o porquê de ter aqueles problemas todos que ele reporta, visto ele ter dito que trata da máquina dele, coisa que muita gente nem sabe que dá para fazer. Quero com isto dizer que poderá ser azar ou algo que está a fazer conflito aí.

Não está nada a fazer conflito, o Division sempre foi puxado para o CPU, o Division 2 ainda mais agressivo é. Ele não conseguir ter as frames estáveis só com 4 cores é normal porque o cpu usage deve estar constantemente a 100% ou perto, a gráfica até queria dar mais um pouco mas o CPU não está a deixar... Se ele mudar para 1440P por exemplo, quase de certeza que os frame drops acabam porque vai meter mais carga na gráfica, o problema é que é capaz de não ficar jogável, mas isso já são outros 500 xD
 
E se eu perder a cabeça e em vez do I7-8700 optar por um I7-9700K (consigo por cerca de 400eur), havia forma de o encaixar numa board sem passar muito dos 500eur? Tipo até aos 550eur ou assim? É overkill ou até pode ser uma boa jogada por tornar a máquina mais future proof? Não queria ter que me chatear mt com o PC nos próximos anos... Nem que tenha que esperar um tempo para por mais uns 100eur de parte.
 
Back
Topo