• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Upgrade - Placa Gráfica

necas84

Membro
Boas,
Pretendo fazer um pequeno upgrade para o PC do meu filho. Basicamente para conseguir rodar alguns jogos mais exigentes.

1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
Cerca de 250€. Para Abril.

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
Upgrade placa Gráfica.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming (Indica a resolução e o tipo de jogos que vais jogar)


4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Nao esta prevista.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)
2x Memória RAM G.SKILL Aegis 8GB (2x8GB)
Amd Ryzen 5, 3400g
Board Gigabyte B450m s2h
Monitor LG 24MP59G-P
Kioxia EXCERIA NVMe SSD 1TB
 
Última edição:
RX 6600 8gb é a gráfica para esse orçamento e processador. É possivel comprar uma na casa dos 270€, fica um pouco acima mas não recomendo nada abaixo disto, a RX 6500 e 6400 não são opções válidas para mim, principalmente num sistema com pci-e 3.0
 
RX 6600 8gb é a gráfica para esse orçamento e processador. É possivel comprar uma na casa dos 270€, fica um pouco acima mas não recomendo nada abaixo disto, a RX 6500 e 6400 não são opções válidas para mim, principalmente num sistema com pci-e 3.0
Obrigado pela opinião.
Era mesmo para onde estava inclinado.
Reparei que ha 2 ou 3 modelos diferentes. Saphire, eagle, swift...
O que é que difere? É apenas a nossa ves estetico? Cores, RGB !?
 
Obrigado pela opinião.
Era mesmo para onde estava inclinado.
Reparei que ha 2 ou 3 modelos diferentes. Saphire, eagle, swift...
O que é que difere? É apenas a nossa ves estetico? Cores, RGB !?
Sinceramente vai para a que conseguires a melhor preço.
Os chips são iguais o arrefecimento ou RGB normalmente é que variam bastante.
 
Sim compra a que estiver mais barata, esse chip não precisa de grande arrefecimento pelo que qual marca vai cumprir e vai ter performance semelhante. Eu prefiro Sapphire em gráficas AMD pela qualidade de construção, mas neste caso só se não for muito cara.
 
Uma 1080TI usada abaixo desse valor não é melhor opção?

Não acho que o acréscimo de performance compense a porrada que a 1080ti já levou, não é nada por ai além, estamos a falar de 10-15% de diferença que num cpu low end a 1080p ainda vai ser menor.

Além de que algumas features do DX12 Ultimate não funcionam nas Pascal, async compute não funciona na 1080ti.
 
Estou na mesma senda, mas para valores a volta dos 220 euros....ou então uma 5700XT, mas que é pior do que a 1080TI.
Não me importo de usado.....pois hoje em dia é o que se sabe.
 
Estou na mesma senda, mas para valores a volta dos 220 euros....ou então uma 5700XT, mas que é pior do que a 1080TI.
Não me importo de usado.....pois hoje em dia é o que se sabe.

Na realidade a 5700XT nesta altura até já deve ser melhor que a 1080ti em muitas situações devido às otimizações ao nivel dos drivers, depende essencialmente da resolução porque a 1080ti tem um buffer de vram maior e vai-se portar melhor em resoluções superiores na teoria.

Mas já que estás numa de placa gráfica usada, podes tentar apanhar uma 6600XT. A 5700XT só se for na casa dos 100 e tal paus devido à idade que já tem.
 
Sim já se encontra nos 170 euros...
A 1080TI ainda dá uma coça a essas duas. Tb não é para jogar intensivamente....edição de video é importante e ja enjoei de ATI...

Seria para jogar de vez em qd a 1K talvez uma outra vez a 1440....
 
6600XT é 128bits vs 3XX da 1080TI....so por aí não me convence.
Até a minha actual placa R9 com 10 anos tem 2XX bits...

https://gpu.userbenchmark.com/Compare/Nvidia-GTX-1080-Ti-vs-AMD-RX-6600-XT/3918vs4117

A 5700X já me convence, mas não sei se é boa opção para renderizar e utilizar com os Adobe. Isto num contexto até 220 euros usada.

P.S. - Peço desculpa ao user que abriu a tread por estar a usurpar a mesma. Agradeço desde já a todos!

Vocês e a largura do barramento... Tipo a 6600XT usa GDDR6 e a 1080ti GDDR5X. A 1080ti fica com uma largura de banda de memória de 484.44 GB/s mesmo usando memória mais lenta, a 6600XT mesmo com um barramento minusculo tem 256GB/s de largura de banda, isto no papel parece muito pouco comparativamente com a 1080ti só que há um grande mas.
A 6600xt tem 32MB Infinity Cache na die perto dos cores da gpu, é cache L3, com uma largura de banda de 922Gb/s

Ou seja os 128bits do barramento de memória só são um problema em resoluções elevadas, já que em resoluções mais baixas sempre que os nucleos da gráfica quiserem informação da infinity cache ela vai lá estar, em resoluções mais elevadas a hit rate da cache cai e diminui a largura de banda total de memória da gráfica.

Na prática a 6600xt vai ser mais rápida em 1080p que a 5700xt e a própria 1080ti, só vai perder a 2k e 4k. Como é uma placa para 1080p não é grave. Mas se é pelo argumento da largura do barramento de memória, isso não faz qualquer sentido a não ser que a vás usar para minerar criptomoedas. No resto das aplicações e jogos não importa, é para isso que estão lá os 32MB de Infinity Cache.
 
Última edição:
A custa dessa historia do barramento é que a 4070TI é um flop.....já tem a morte anunciada, por falhar a 4K já em jogos modernos....

Conforme já disse é apenas para jogar ocasionalmente e edição de video e imagem.
 
A custa dessa historia do barramento é que a 4070TI é um flop.....já tem a morte anunciada, por falhar a 4K já em jogos modernos....

Mais uma vez errado, a 4070ti também tem maior cache L2 o que aumenta a largura de banda teorica do sistema de memória da gráfica. O fator mais limitador dessa gráfica para 4k até são os 12GB de Vram que em packs de texturas mais pesados + raytracing, pode ficar curto mas mesmo assim não há-de ser nada de exagerado.

Tem é muitos menos cores que as restantes que sairam antes dela. A largura do barramento nada adianta se não existirem nucleos suficientes para saturar a largura de banda da memória.
 
A sério que foste buscar o hogwarts. Primeiro o problema do Hogwarts é falta de otimização e não está relacionado com largura do barramento, é mesmo o vram buffer que fica saturado. 1 outlier não é a norma. Já agora para quem anda à pesca de 1080ti, 6600xt e 5700xt, jogos com 4K e raytracing não me parece que seja relevante para o teu caso, tenha o barramento a largura que tiver.

Estás errado, mas se quiseres continuar a insistir no teu erro é contigo. Compra a 1080ti mas depois não digas que não foste avisado em comprar hardware que nem computação assincrona é capaz de fazer de forma eficiente como as placas mais recentes. As Pascal já começam a mostrar a idade e a tendência é para piorar.

Já agora para exercicio meramente académico não deixa de ser engraçado comparar a 6600xt e a 1080ti nesse jogo e demonstrar que essa noção da largura do barramento ser a métrica mais importante não faz sentido, relembro que a 1080ti tem um bus de 352bit e a 6600xt 128bit, esse youtuber não usou os presets pela mesma ordem, mas colocou separadores na barra de tempo com a descrição de cada um:

 
Última edição:
Como o nullus explicou o problema do barramento so se torna num limite em algumas condicoes noutras a 5700 XT ou 6650 XT continua a ser melhor opcao. E sinceramente, prefiro sempre um produto novo com garantia a algo usado pelo +- msm valor.

Como disseste, ha imensas placas antigas topo de linha de 384 Bits que agr exagerando "nao valem um chavo", GDDR5 já ate, tipo GTX 980 Ti, que é equivalente a uma 1660 Super (192 bits)

https://www.techpowerup.com/gpu-specs/geforce-gtx-1660-super.c3458
 
A parte da compra é de facto um grande risco.
Tenho uma R9 270X, que me custou nova há dez anos 220 euros, e corresponde hoje a uma de 500 euros....mas iss já todos sabemos.

Apenas queria um substituto pelo mesmo valor, mas sem gastar mais de 220, o que me recuso.....
Acho que a 5700Xt será a escolha obvia para já.

Obrigado a ambos.
 
Back
Topo