Dúvida Upgrade Ram

EN3MY

Power Member
Boa tarde, tenho 8 gbs de ram ddr3 em dual channel: https://imgur.com/a/wbtoj


A fazer um upgrade que me recomendam? Tenho uma Asus H87M-E.
Vale a pena só colocar 4 gbs de ram? Daqui a uns 2/3 anos provavelmente farei um upgrade mais completo pelo que não estou muito interessado em gastar muito mas apenas ter o pc mais estável para jogar na boa.

Perderei muita performance mesmo que encontre Ram adequada com as mesmas latências? Ou seria muito melhor colocar mais 2 x 4?

Basicamente as minhas dúvidas prendem-se com a % de performance que se ganha/perde consoante as diferentes opções.

4gbs de ram fica a cerca de 30/35 euros pelo que seria um upgrade barato.

Obrigado
 
Qual o uso que dás no PC para precisares de mais de 8GB ?
quais o resto dos componentes ?

nunca se perde velocidade ao acrescentar RAM desde que o resto dos parâmetros se mantenham iguais
 
Jogar títulos mais recentes como por exemplo o pubg que come muita Ram ou o shadow of war. Não sinto que necessite já já mas vejo que ando perto dos 90% de utilização muitas vezes. Será capricho meu?

Tenho o windows 10 e creio que tenho isto bem tweekado. Quando vejo um firefox a precisar de 1g/1,5 gb de ram..

Já agora a que te referes a nível de parametros. Que tenho de ter em conta mesmo na altura de comprar?
 
Depende da motherboard e dos dimms.
Ele neste momento tem os 2 dimms em dual channel, ao adicionar apenas mais 1 corre o risco de ver os 3 dimms a correr em single channel.
não, as 2 continuam em dual-channel e a que entra fica em single channel.
não perde performance nenhuma se acrescentar mais RAM, EXCEPTO, se tiver que descer a velocidade dos 3 sticks e ai o ganho pode ser menor do que se mantive-se a velocidade normal delas
 
Acho que essa capacidade de gerir uma pool dual e outra single não é tranversal a todas as mobos com todas as combinações de dimms.

Mas uma coisa é certa, se o pc estiver para ficar sem ram, ter mais os 4gb dual ou single é brutalmente melhor que não ter. :)

P
Asus H87M-E
i5 4570
SSD 256gb
GTX 1060 3gb
8gbs ddr3

Perguntei para perceber até que ponto a máquina justificava o investimento na ram... ainda é uma boa máquina.
 
Última edição:
Portanto colocar mais 4gbs de ram é bom desde que encontre o modelo certo? Podem-me dizer sff com o que me devo preocupar ao comprar ? Que devo ter em conta na hora de escolher?
 
Portanto colocar mais 4gbs de ram é bom desde que encontre o modelo certo? Podem-me dizer sff com o que me devo preocupar ao comprar ? Que devo ter em conta na hora de escolher?

Eu não percebo muito de ram's, mas pelo que sei tens de ter atenção ao seguinte:

Velocidade(mhz), tipo(ddr2, ddr3, etc) e acho que é só, mas espera pela opinião do pessoal que percebe mais :)
 
É melhor colocares 2X4. uma sugestão, procura ram da marca da tua e igual no ebay, talvez te fique mais barato comprar em 2ª mão.
 
A voltagem faz muita diferença? Parece que só encontro 1,35v em todo o lado.

Era assim tao mau apenas colocar mais 4gbs?
 
Última edição:
Abre o pc, olha para os módulos de perto e vê no autocolante se são de facto 1.5v.

Ao comprares de 1.35v, como as memorias têm que operar todas à mesma voltagem este novo modulo vai ter que funcionar à voltagem dos antigos.
Pode não haver problemas, mas não é o ideal.
Tal como colocar só um módulo não é o ideal para garantir acessos sempre com a largura de um dual channel.

Tú é que sabes.
 
Back
Topo