• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Upgrade Raptor Lake / Reaproveitamento NAS

Yah. Eu entretanto estive a ver comparativos e testes, com gráficos a mostrar a progressão do barulho à medida que a ventoinha acelera. Não é má de todo, mas entretanto consegui (ainda) mais silenciosa ao mesmo preço.

Precisamente porque não quero fazer OC. :p

Mais uma razão para ir de DDR5 com um kit no mínimo 6000mhz... O i7 k vem com boost clock muito mais alto também. Board b é que não são muito aconselháveis para DDR5 rápida, 6000+. Ideal z790 barata

A velocidade da RAM é pouco relevante para o meu uso. 0.2 GHz não é muito mais alto e gasta mais energia também. Claro que isso vai ser um pouco proporcional ao quanto se puxa por ele, mas de base já gasta o dobro. All in all, ia acabar por gastar mais 100-150€ para? Qual é o resultado prático disso em uso?

I7-13700KI7-13700
Max Turbo Frequency5.40 GHz5.20 GHz
Intel® Turbo Boost Max Technology 3.0 Frequency ‡5.40 GHz5.20 GHz
Performance-core Max Turbo Frequency5.30 GHz5.10 GHz
Efficient-core Max Turbo Frequency4.20 GHz4.10 GHz
Performance-core Base Frequency3.40 GHz2.10 GHz
Efficient-core Base Frequency2.50 GHz1.50 GHz
Cache30 MB Intel® Smart Cache30 MB Intel® Smart Cache
Total L2 Cache24 MB24 MB
Processor Base Power125 W65 W
Maximum Turbo Power253 W219 W

No comparador da Zwame o kit de 64Gb mais barato são 280€. As Fury Beast DDR5 são 250€ na Amazon, 240€ no ***** e as mais baratas lá são as Value a 235€. Sem contar com diferenças na board, são pelo menos mais 90€. Como é que é praticamente o mesmo preço?

Sim, é 64Gb num kit de 2 sticks 32gb. :) Eu já tinha andado a fazer essas contas e ao todo, entre RAM e board, iam ser mais de 150€ de diferença sem ganhar nada em termos de performance.
A única coisa que vale a pena no DDR5 é serem ECC, é um upgrade que posso fazer mais tarde quando os preços mudarem e houver mais oferta.
Esses 150€ vão para o próximo upgrade, que é uma RTX 3060 ou 3070, que vai fazer muito mais diferença.

Se fores com ddr4 micron 2x32gb também ficas bem servido. Isso é micron rev b, 16gb per rank em vez dos tópicos 8.
A ram em si é top, está ao nível de Samsung b-die em termos de OC e a melhor opção para quem quer 64gb

Mesmo assim acho que ddr5 vale mais a pena, com ddr4 e CPU non k vais ficar limitado a 3600mhz e na minha opinião é pouco para estes CPUs

@askan7 A questão se o @Rui Marto vai ter paciencia para afinar timmings e puxar para 3800-4000?

Depois entra dimishing returns e só se ver num benchmark e quase nada no dia-a-dia.

Se puder ir dar o extra para DDR5, melhor, senão e o melhor kit DDR4 3600 stock e está a andar.

Tem-se ganhos enormes se passar tipo de DDR5-4800 para DDR5-6000. Depois disso os ganhos são pequenos.

@JPgod Exacto. Não, não tenho :D Mas se isso desse ganhos relevantes, se calhar até perdia tempo com isso. Mas como não dá, é seguir as specs, tudo stock, monta e fecha a caixa para os próximos 20 anos.

Em rendering acho que pouco ou nada. Em gaming, situações cpu bound os ganhos com ram bem ajustada são cerca de 20%...

Eu praticamente não jogo e o que jogo, estou-me bem a borrifar para o desempenho do PC.
A nível de produção audiovisual os benchmarks mostram ganhos tipo 2% em DDR5 vs DDR4, o que é praticamente nada. Com o dinheiro que gastas nisso, mais vale subir a gama do CPU ou da gráfica.

Resumo:
i7-13700 - 405.90€
Asus Prime B760M-A D4 - 142.99€
Kingston Fury Beast 2x32Gb 3600MHz - 187.49€
Asus AP201 Preta - 91.98€
Corsair RM650x - 107.32€
Portes e taxas de pagamento - 7.41€
Total - 943.09€

Bem, devido a stocks e atrasos, tive que trocar algumas coisas. Ficou:
i7-13700 - 416.67€ (+10.77€)
Asus Prime B760M-A D4 - 149.99€ (+7€)
Kingston Fury Beast 2x32Gb 3200MHz - 150.04€ (-37.45€)
Corsair RM650x - 107.32€
Samsung 990 Pro 1Tb - 126.40€ (+126.40€)
Portes e taxas de pagamento - 0€ (-7.41€)
Total - 1042.40€ (+99.31€)
Total - 916.00€ (-27.09€)

O PC no geral acabou por fugir do orçamento inicial, mas porque ficou com 64Gb de RAM e porque acabei por meter um SSD mais rápido que o meu actual. Entrou em promo na ***** e decidi aproveitar. Assim só falta mesmo uma RTX 3060 para completar a máquina.
A loja onde comprei a caixa acabou por oferecer os portes por terem falhado com a encomenda inicial da RAM e board.

@JPgod Mas só para exercício, a build inicial, com 32Gb sem SSD e sem olhar a demoras, teria sido possível por:
i7-13700 - 405.90€
Asus Prime B760M-A D4 - 142.99€
Kingston Fury Beast 2x16Gb 3200MHz - 89.00€
Corsair RM650x - 107.32€
Total - 837.19€
(Seria possível poupar mais 20/30€, trocando a Asus Prime B760M-A pela Asus Prime B660M-A ou K e mais outros 20/30€ metendo uma fonte mais barata)

Última edição:
Entendido! E obrigado pelo alerta. :) Eu por acaso é a segunda coisa que costumo fazer logo assim que ligo um PC pela primeira vez (a primeira é remover o lixo todo, no caso de portáteis e afins), mas nem sabia que havia updates de firmwares para SSDs.

Sim, deves fazer update logo que possível.
Acabei por desistir do Samsung 990 Pro... É mais rápido, mas o PC tá a fazer boots em menos de 10s.
Só justificava se tivesse duas drives desse calibre, pelo que o dinheiro seria melhor gasto em 2Tb a 3500mbps para uma segunda drive de trabalho (que neste momento é SSD Sata), em vez de ter uma drive de SO muito rápida.

Canalizar esse dinheiro mais venda da gráfica actual, para uma RTX 3060 tem mais impacto no geral.

Que tas achando da ASUS AP 201?
Comprei uma branca, vamos ver se sobrevive à 3 viagens de avião, embora tem uma construção até forte.

Caixa muito bonita, simples e enorme por dentro e pequena por fora. Conceito bem interessante mesmo [emoji16]

Barulhenta 😅 Estava mal habituado com a Fractal Design Define, agora tenho esta em mesh mesmo ao meu lado com o stock cooler, que mais parece um carro telecomandado cada vez que acelera.

É prática. Já tive que a abrir umas três vezes e o facto de os painéis saírem todos sem ferramentas é um grande bónus. Inclusive o da frente e o de cima, o que dá uma ajuda para se trabalhar dentro da caixa, visto que ela não é assim tão grande.
PS: Os cabos da minha PSU também não ajudam, são bastante rijos nas pontas e quase não deixa dobrar.

E isso é relevante. Ela não tem assim tanto espaço.

Esta semana instalei a RTX 3060ti e um painel traseiro PCI com portas USB.
Como não queria gastar slot PCI e havia um header disponível na board, comprei uma plate com cabo interno. Acaba por gastar uma slot na mesma, porque a caixa só tem 4 slots, em que duas são para a gráfica e as outras duas estão alinhadas com as PCIe.

Também reparei que devido à posição dos headers do USB 3.0, SATA e da última slot PCi-E, não vai ser fácil colocar dois coolers 120mm no fundo da caixa. Parece-me que se meter os coolers, não posso meter nada na última PCI-E, nem ligar o segundo header USB.

A RTX mesmo sendo só de dois coolers, também já tapa quase por completo o sítio dos dois coolers. Ou seja, se meter dois coolers em baixo, vão estar a mandar 90% do ar para a gráfica. E a PSU fica na frente, por isso a menos que seja pequena, também não consegues meter lá um cooler (oficialmente não tem sítio para cooler na frente).

Back