• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Upgrade Raptor Lake / Reaproveitamento NAS

Rui Marto

Power Member
1) Qual o orçamento disponível? Quando será feita a compra?
800€ - Até Maio mais tardar

2) PC completo, upgrade ou apenas um/uns componentes?
CPU, motherboad e RAM, mas PSU deve ir por arrasto.

3) Qual a utilização a que se destina a compra? (apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)
a) Gaming - 5%
b) Edição vídeo / imagem / Trabalhos pesados - 80%
c) Office / Navegação web / Filmes - 15%
d) Virtualização - 0%

4) Daqui a quanto tempo pretendes fazer uma atualização?
Quando der o berro ou já não servir.. lol este vai para 9 anos.

5) Como é composto o teu computador actual? (Para os utilizadores terem uma ideia do teu sistema ou se há algo que se deva aproveitar)

CPU - Intel i5 4690
Motherboard - Asus H97-Pro
Memory - Kingston Fury 2x8Gb DDR3 1600MHz
Graphics Card - Zotac GeForce GTX 1650OC GDDR6
HDD/SSD - WD NVME Black 1Tb + Samsung SSD 2Tb + HDD 20Tb
Sound Card - Realtek + SoundBlaster Audigy FX + Presonos Studio 24c
PSU - XPX Pro 450w
Cooling - CM 212 Evo

6) Vais fazer Overclock ao Processador/Gráfica?
Não

7) Características Gerais:
Indica o que pretendes comprar, mesmo que seja em traços gerais (como indicado entre parênteses; caso não se saiba, simplesmente colocar "não sei"; caso não seja necessário ou seja upgrade, apagar o que não interessa).

a. Caixa (formato: ATX, mATX, iTX; silêncio, look)
> Fractal Design Define XL R2
No entanto se calhar mais vale comprar outra e deixar esta para fazer uma NAS com as peças que sobram, visto ter muito mais slots HDD.

b. Processador (Intel ou AMD)
> Intel i7-13600 - Já li que preciso de um bom cooler, vi um Noctua 14/15 ou um MSI WC dual fan, mas justifica-se?

c. Motherboard (chipset, formato)
> Não sei, ASUS ou MSI?! Chipset B760?

d. Memória RAM (quantidade, velocidade (MHz), latência (CL))
> 32Gb em 2 slots

e. Gráfica (Nvidia ou AMD)
> Manter a Zotac GeForce GTX 1650OC para já

f. Armazenamento (capacidade, HDD e/ou SSD)
> Manter o WD NVME Black 1Tb

f. Drives (Nenhuma, DVD, Blu-ray)
> Nenhuma

g. Fonte (Não-Modular, Semi-Modular, Modular, silenciosa)
> Silenciosa

8) Precisas de Periféricos (Monitor, Teclado, Rato, Colunas, Headphones/Headset)?
Não

9) Precisas de alguma porta ou comunicação especial, caso se aplique (ex: Wireless, Bluetooth)?
Não, mas USB 3.2 e portas USB-C são requisito

10) Precisas de sistema operativo, caso se aplique?
Não, vai ser Windows 11 Pro.

11) Contexto, comentários adicionais.
Os programas de edição são Audacity, DaVinci Resolve e Capture One. O que jogo pouco interessa, se corre na actual, corre na nova.

A minha maior dificuldade está a ser em escolher a board. As boards com os chipsets Z790 ou B760 parece-me um bocado overpriced e limitadas em portas SATA/slots PCI-e ou têm features que não preciso, como por exemplo WiFi (a minha rede até é WiFi6, mas tenho ethernet disponível também).
 
Última edição:
Fazendo NAS com a maquina atual, fazer um ITX não seria uma boa ideia? nem que estique mais 100-200 euros.

Se não vai fazer OC vai para boards 760 que poupa guito. E com orçamento apertado e precisando de 64GB, se calhar tem que ir para DDR4.

Estes CPUs ya, são fornalha, ou um Noctua D15 ou AIO 240/280, mas dá para abaixar o consumo reduzindo o power limit/UV com perda mínima.

Mas este orçamento é curto. CPU, Board e memória já dá os 800 euros.

Assim feito as 3 pancadas (pode nem ser o melhor ou mais viável)

 
Última edição:
Thanks! Yah, já percebi que se calhar vou ter que subir o orçamento (ou esperar um pouco por haver mais boards e preços melhores). É que a ideia inicial era só trocar CPU, RAM e board, mas já vi que não dá.

Sobre a caixa, Micro-ITX não vai depois atrapalhar com cooler do CPU e gráfica? Eu até nem tenho grandes problemas de espaço, mas assim até ficava em cima da mesa, em vez de ficar no chão.
 
ITX é mais restritivo mas não impedimento, há gente com 4090 e 12900k numa NR200P (Max) :D

Mas sim, vai precisar esticar o orçamento, as boards não são baratas, mas não difere muito, mas as caixas e mais caro.

Mas por um lado a tal da NR200P MAX é caixa + fonte + AIO 280mm e ficas com caixa para anos! Anda é algo cara pelos vistos.

E sim podes ter o PC em cima da mesa, embora um microATX também.
 
Última edição:
Por acaso essa foi uma das caixas que meti na wishlist :D Mas andava a ver se não arranjava uma que tivesse USB na caixa, para ganhar mais essa porta sem hubs ou adaptadores. Um exemplo é a caixa Asus Prime AP201, mas que já é mais carota.

Também vi uma NOX Hummer Zero Core, uma BitFenix e uma Jonsbo do mesmo género.
 
Ta bom, comprar e montar. Em cima faltou o SSD NVME =)

Se nunca fores meter uma grafica dedicada podes ir para outra fonte gold com menos W, mas o preco nao deve compensar , imagino.
NOTA: Compra é um modular para essas Builds compactas é essencial, so vais precisar de cabo 24 PIN + CPU .

NOTA2: Confirma se o cooler tras rentencao LGA 1700 incluida, pk a coolermaster vende os kits em separado e custam uma pequena furtuna, enfim...
 
O NVME já tenho do PC actual, um WD Black de 1Tb... Vai "herdar" esse e o SSD Samsung de 2Tb. Portanto fica com 3Tb em SSD para trabalhar. Depois exporta para o PC antigo que fica como NAS.

Sobre gráfica, herda também a Zotac GTX 1650OC. Embora esteja a pensar vender e fazer um upgrade para uma 3060 ou algo assim, mas mais tarde, quando estiverem a preços acessíveis.

Já com isso em conta, vi o dimensionador de PSU da Newegg e deu 500-600W. O que me interessa também é que não faça barulho. O meu actual está dentro de uma Fractal Design Define e só se ouve mesmo de ouvido encostado, tem uma fonte passiva.

Esta caixa é "esburacada" para arrefecer, por isso não havendo HDD's, a fonte e a gráfica devem ser as coisas mais barulhentas. Ainda vou ver a Cooler Master Silencio S400, Fractal Design Pop Mini e Define Mini C, por questões de ruído. A Asus tem uma porta USB-C em cima, mas acho que a board não suporta.

Vou ver a questão do cooler. :) Obrigado pela dica. Mas imagino que isso também aconteça com os AIOs mais caros, não? Vi o da MSI e o da Fractal Design a 110€ e 130€ respectivamente. O CM a 65€ não deve chegar a isso, mesmo que pague o encaixe à parte.
 
Tas enganado lol, a Coolermaster ta a cobrar 40/50€ so pelo kit retencao, nem queria postar isso online, mas é vergonhoso. E eu sei que esse cooler nao tras retencao para LGA 1700.
Eu a ti tb nao ia para MSI pk tem problemas graves, com recall activo. Ia para um AIO que tivesse retencao 1700 incluida ou daquelas marcas que oferecem kit gratis. Artic Cooling,Deepcool,Corsair...
 
Bem, acho que estou um bocado indeciso com algumas questões técnicas...

Para já o cenário actual é:
Intel i7-13700 - 425.50€
Caixa ASUS AP201 - 92€
Kingston Fury Beast 2x32GB DDR4 3600Mhz - 188€

As boards vão até 3200 JEDEC, 3600 já é OC. Apesar de estar na QVL, não será mais instável?

Boards:
Gigabyte B760M DS3H DDR4 - 120€
Asus Prime B760M-A D4 - 143€
Asus PRIME B660M-A D4 - 112€ - Parece-me mesmo que a de cima mas com um chipset mais antigo
MSI MAG B660M MORTAR - 180€ - Future Proofing com USB 10gbps e 20gbps

Fontes:
Corsair RM650x - 133€
EVGA Supernova 650 G6 - 106€ - Tenho lido que quando entram em carga são bastante barulhentas.
 
3600 é OC sim ,mas nos dias de hj basicamente quase tds as boards e CPUs 12/13 gen B760/Z690 conseguem fzr isso...
EVGA Supernova 650 G6 - so tenho lido coisas boas dessa fonte sinceramente mas e possivel que em full load 500w+ a fan dispare..
 
Boa escolha de caixa, por acaso meti o olho nela e comprava hoje sem dúvida, no Brasil que infelizmente não vende.

Estes CPUs fazem 4000 até com as memórias certas.

B760 e B660 são quase a mesma coisa, diferenças são mínimas é ver configs de usbs, vrms, m.2/pcie e decidir.
 
Obrigado pelas respostas :)

A diferença na board pelo que vi é só a placa de rede, 1gbps vs 2.5gbps. Tinha visto a K, mas essa sim, pareceu-me ter menos umas ligações. Optei pela 2.5gbps, visto que o PC actual vai ficar como NAS e assim se quiser um upgrade para transferências mais rápidas, já não preciso comprar tudo e ocupar mais uma PCI ou USB.

Entretanto, caixa, ram e board encomendadas da ***** por 426.87. :D Já não falta tudo...

Sobre a fonte, tenho visto excelentes reviews das duas, mas a RMx tem sido apontada sempre entre as mais silenciosas, mesmo sobre carga. Vou só ver se consigo um preço melhor.
 
Hoje já devo receber material! :D

Consegui a fonte Corsair RM650x por 107.32€, chega hoje. Acabei também de encomendar o processador, i7-13700, por 408.90€.

Resumo:
i7-13700 - 405.90€
Asus Prime B760M-A D4 - 142.99€
Kingston Fury Beast 2x32Gb 3600MHz - 187.49€
Asus AP201 Preta - 91.98€
Corsair RM650x - 107.32€
Portes e taxas de pagamento - 7.41€
Total - 943.09€

Saiu um pouco do orçamento, em parte porque algumas peças subiram, outras foram trocadas por algo ligeiramente melhor, mas também porque ficou com 64Gb de RAM em vez dos 32Gb que tinha pensado inicialmente.

Para já vou usar o stock cooler e depois logo vejo por onde seguir em relação a isso. E entretanto tenho um amigo que irá despachar quatro RTX (3060, 2x3070 e 3080), por isso pode estar para breve um upgrade à gráfica.
 
Boas surgiu-me uma promoção na RAM, nas Kingston Beast mas 3200mhz CL16 em vez das 3600mhz CL18 que tinha encomendado. Sendo 40€ a menos, valerá a pena comprar das 3200 CL16 em vez das 3600 CL18?
 
Obrigado. :) entretanto vi que o processador sem OC nem suporta mais que 3200. Não sei porquê fixei o valor errado quando andei a ver as specs do processador e a QVL da board.
 
Bem, acho que estou um bocado indeciso com algumas questões técnicas...

Para já o cenário actual é:
Intel i7-13700 - 425.50€
Caixa ASUS AP201 - 92€
Kingston Fury Beast 2x32GB DDR4 3600Mhz - 188€

As boards vão até 3200 JEDEC, 3600 já é OC. Apesar de estar na QVL, não será mais instável?

Boards:
Gigabyte B760M DS3H DDR4 - 120€
Asus Prime B760M-A D4 - 143€
Asus PRIME B660M-A D4 - 112€ - Parece-me mesmo que a de cima mas com um chipset mais antigo
MSI MAG B660M MORTAR - 180€ - Future Proofing com USB 10gbps e 20gbps

Fontes:
Corsair RM650x - 133€
EVGA Supernova 650 G6 - 106€ - Tenho lido que quando entram em carga são bastante barulhentas.

Eu tenho uma g6 750w, posso lhe meter 500+w de load e não ouço a ventoinha. É uma ventoinha FDB e começa nos 600rpm...
Não percebo porque vais ddr4 com non-k cpu. Vais estar muito limitado. Devias ir ddr5, hynix m-die ~6000mhz que faz oc para 7000mhz.
DDR4, se encontrares um kit b-die e quiseres ajustar manualmente também faz sentido, mas precisas de cpu k. O meu 13700kf faz 4266-4300mhz gear 1 com 1.35vcsa e 4133mhz 1.25v sa. O 13700k de um amigo que testei também fazia 4133-4200 1.35v vcsa.

QZvvWw5.png
 
Última edição:
Eu tenho uma g6 750w, posso lhe meter 500+w de load e não ouço a ventoinha. É uma ventoinha FDB e começa nos 600rpm...
Yah. Eu entretanto estive a ver comparativos e testes, com gráficos a mostrar a progressão do barulho à medida que a ventoinha acelera. Não é má de todo, mas entretanto consegui (ainda) mais silenciosa ao mesmo preço.

Não percebo porque vais ddr4 com non-k cpu.
Precisamente porque não quero fazer OC. :p
 
Back
Topo