• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Pc Completo Upgrade Raptor Lake / Reaproveitamento NAS

Define “barulhenta”. Negócio é por as fans reguladas senão óbvio que vai ser barulho. O meu PC atual também com fans no máximo ouve-se bem.

A fonte e uma SFX. Provavelmente terei que modificar o caje da fonte para ganhar espaço para por uma fan extra na frente.
 
O meu outro PC é uma Define, que é bastante silenciosa, com uma PSU fanless e vários coolers silenciosos. Praticamente não se ouve, a menos que estas com a cara lá ao pé. É o termo de comparação que tenho. Todos os portáteis cá de casa fazem mais barulho.

Esta torre, com o stock cooler da Intel, ouve-se bastante. Mesmo em idle, dás sempre conta que o PC está ligado, faz mais barulho que os portáteis.

Eu entretanto devo trocar o stock cooler por um Noctua 15s e a fan da caixa por duas Be Quiet Silent Wings. Depois logo posso dar feedback se mesmo assim continua a ser barulhenta (para os meus padrões).
 
Montei isso, ainda falta as fans e cooler definitivo, mas que caixa excelente para trabalhar lá dentro!

Como vai ficar sem GPU por enquanto, só depois de instalar OS e tudo que tem direito que desativo a outra maquina e passo a gráfica para lá.

Usei um Big Shiruken com uma be quiet silent wings, a fan que veio e outra silent wings 140mm no topo. Estando só na bios, sem a lateral, quase não oiço a maquina.
 
Esta torre, com o stock cooler da Intel, ouve-se bastante. Mesmo em idle, dás sempre conta que o PC está ligado, faz mais barulho que os portáteis.

Eu entretanto devo trocar o stock cooler por um Noctua 15s e a fan da caixa por duas Be Quiet Silent Wings. Depois logo posso dar feedback se mesmo assim continua a ser barulhenta (para os meus padrões).
Se tens stock cooler num 13700, natural que seja ruidoso, quando botar este Noctua e as Silent Wings vai ficar bem mais silencioso.
Depois é criar curva de rpm para reduzir ainda mais em idle. Uso um programa open source chamado "fan control". Em idle apenas oiço a bomba do AIO e as fans rodando ai a 500-600 rpm :D
E olha que desativei o fan stop do GPU que ultrapassa dos 50 graus em idle e aquece o NVME e o chipset...

Isso na maquina atual. A nova só amanhã irei instalar SO e a tralha.
 
Eu entretanto já meti um Noctua NH-D15s... Agora está só com o Noctua e o cooler que vinha com a caixa. Melhorou, mas continua a ser audível em idle. Claro que quando acelera, a diferença é enorme. Este mantém o nível de ruído quase igual, enquanto o outro parecia um carro telecomandado a guinchar.

Vou ver das Silent Wings, pelo menos duas para o fundo da caixa e assim também deve arrefecer melhor e evitar pó (pressão positiva).
 
Back
Topo