• Constrói o teu computador passo a passo com o Configurador ZWAME. Cola o link no Fórum e obtém ajuda.

Um Componente Upgrade Ryzen 5 1600 para 3600

nautillus

Power Member
Viva,

Gostaria de perguntar se o upgrade de um Ryzen 5 1600 para um 3600 ainda é a escolha acertada na ordem dos 150/160 euros. Neste momento posso comprar um 3600 usado, com garantia até outubro, por 150 euros.

Obrigado.
 
Viva,

Gostaria de perguntar se o upgrade de um Ryzen 5 1600 para um 3600 ainda é a escolha acertada na ordem dos 150/160 euros. Neste momento posso comprar um 3600 usado, com garantia até outubro, por 150 euros.

Obrigado.
Por 150 parece me bastante bem. Tal como o @ruimiguel77 disse também depende da board que tens. Qual é o chipset?
 
Neste momento não dá para tudo. A gráfica veio há pouco tempo, agora o processador... Tem de ir com calma. Que limitações sofro com esta board e com o 3600?
 
Tens de ter em conta que vais ter de fazer update à BIOS de maneira a que a board reconheça o 3600, se é que já não estiver feito.

Assim que o fizeres podes também aumentar a frequência das tuas RAMs de 2133mhz(default) para 3000mhz sem problemas, que melhora logo um pouco, visto que os Ryzen dependem bastante da frequência para performance.

Provavelmente não vais conseguir usufruir do teu 3600 ao máximo mas se tudo correr bem deverás de ter uma boa experiencia que dura o tempo que necessitares até ao upgrade da board:003:
 
Não acho que valha a pena trocares de board, não precisas e sempre é menos um gasto.
Desde que não te metas com overclocks a puxar a voltagem essa board deve dar perfeitamente para o 3600.
Tens é que ter em mente que tens que fazer update de BIOS para o 3600 e depois já não consegues usar o 1600, só o 3600
 
Tal como referido, não me parece fazer sentido mudares de motherboard.
Quanto a não poderes voltar a usar o 1600 após atualização da BIOS, não será o caso. Há, no entanto, situações em que, por limitação da quantidade de memória da BIOS, uma atualização que introduza compatibilidade com novos CPUs pode requerer remover a compatibilidade com outros (mais datados). Por exemplo, no caso da tua motherboard, há a indicação de a versão F30 remover o suporte a APUs Bristol Ridge, ao mesmo tempo que introduz compatibilidade a novos CPUs.
 
Tal como referido, não me parece fazer sentido mudares de motherboard.
Quanto a não poderes voltar a usar o 1600 após atualização da BIOS, não será o caso. Há, no entanto, situações em que, por limitação da quantidade de memória da BIOS, uma atualização que introduza compatibilidade com novos CPUs pode requerer remover a compatibilidade com outros (mais datados). Por exemplo, no caso da tua motherboard, há a indicação de a versão F30 remover o suporte a APUs Bristol Ridge, ao mesmo tempo que introduz compatibilidade a novos CPUs.
Neste momento estou com a versão F50a da bios e com o 1600 a funcionar. A última é a versão F50b para compatibilidade com os ryzen XT, mas de que não irei precisar porque vou comprar o 3600 normal.
 
Não mudes de Motherboard. Ou fazes o update há board e CPU para versão 5XXX ou então apenas mudava o processador que já é um belo upgrade.
 
Back
Topo