[Home Cinema] Upgrade Sistema Atmos

regster

Power Member
Boas, tenho umas dúvidas, quero aproveitar as colunas do meu setup 7.1 para evoluir para o Atmos e DTS X:

- Colunas Frontais: Kef Q50
- Coluna Central: Sony SS-CN55
- Colunas Surround: Sony SS-SR3
- Colunas Surround Back: Kef Q85s
- Subwoofer: Yamaha YST-SW60


agora a minha grande dúvida consiste se um novo amplificador com 7.1 vou obter Atmos Virtual ou True Atmos (para isso tenho que substituir por exemplo as colunas frontais ou surround por umas preparadas para Atmos) ou se um amplificador 7.1.2 aproveitava o meu setup e comprava 2 colunas (Height) Atmos e juntava ao meu setup.

o que pretendia era comprar 2 colunas Atmos como ex: (Onkyo SKH-410 ou Sony SS-CSE (Par) para juntar ao setup.

em relação às ligações vou ligar um leitor BD 4K e a minha TV Philips UHD 4K 43PUS6753 ao amplificador.

tendo eu um disco HDD com filmes Atmos ligado à TV por USB e futuramente ao amplificador via HDMI, o som depois vai sair com Atmos ??

por outro lado com um novo amplificador aproveitava filmes que tenho com DTS ES Discrete 6.1, DTS Matrix 6.1 e DD EX 5.1 ??? ou passaria a ter só DD e DTS HD ???

que amplificador ou colunas devo então comprar para substituir o meu Denon AVR 3802 7.1 e em que lojas devo comprar ??

Cumps.
 
Deduzo que queiras algo em torno dos 900-1000€

Os melhores negócios normalmente estão na amazon, e tambem com a melhor garantia.

Dito isto para o teu sistema tens o

https://www.amazon.de/dp/B07DNG826B/ref=nosim?tag=zwame03-21

https://www.amazon.de/dp/B07QKZHL25/ref=nosim?tag=zwame03-21

ou
https://www.amazon.de/dp/B07W6J4ZB9/ref=nosim?tag=zwame03-21

https://www.amazon.de/dp/B07GS9WTKS/ref=nosim?tag=zwame03-21


Para teres ATMOS verdadeiro precisas de pelo menos 2 canais superiores.

Eu aconselho-te a ter um sistema 5.1.4 e não 7.1.2. Vais ter melhor envolvencia, e carregar menos o amplificador.

Não precisas de "colunas atmos" para os canais superiores, qualquer coluna dá. NÃO uses colunas de reflexão, é deitar dinheiro fora. Quaisquer colunas satélites pequenas servem para atmos.

Não, ligando à tv o som não vai sair com Atmos, ou DTS:X, apenas DD por ARC. Precisas de uma box android com passtrough, como a Minix U9 que liga ao amplificador.

Ambos os amplificadores que recomendei, têm o upmixer, Dolby Surround e DTS Neo:X, que fazem uso de todos os canais, tenham a fonte que tiverem.
 
Última edição:
Isso das colunas de reflexão ser dinheiro deitado fora tem muito que se lhe diga. E depende de muitos fatores. A acústica da sala é que manda e se nuns casos as colunas montadas no tecto produzem melhores resultados, noutros as de reflexão são melhores. O proprio site da Dolby e da DTS explicam isso. Montar satélites pendurados na parede é que normalmente não costuma correr bem. Nem os sistemas de calibração contemplam essa hipótese. Pelo menos os melhorzinhos (Audissey e Dirac) não o fazem.
O ideal é o 5.1.4, se não houver possibilidade 5.1.2 ou 7.1.2. Também dá para misturar e montar umas colunas de tecto e outras de reflexão. Se quiseres manter-te na Denon aconselho-te a comprar da serie 3500 para a frente, sendo que o 3500 já se arranja a bons preços e o 3600 pouco de novo trás.
Um abraço e alguma duvida apita
Bruno
 
Pict%20Height%20SP%20Layout%20X4200_DRDZILsdavkiba.png


Denon-AVR-X6200W-Atmos-4high.jpg


Denon 3600 e Onkyo. Perfeitamente suportado.
 
Experimenta la fazer isso com configuração Atmos (atmos enabled speakers)...

Estás a fazer confusão
Atmos enabled speakers é uma configuração do receiver para colunas refletivas.
Colunas que se colocam por cima das frontais e que refletem o som que é emitido para o tecto para a posição de audição.
Para Atmos conforme as figuras acima usa-se 5.1.2/4 FHL-RHL OU TM
O user acima tem toda a razão.
Dinheiro fora não é,mas será sempre a ultima opção para qualquer sistema Atmos
Se queres Atmos como deve ser é como está nas fotos acima.
O meu sistema é como está ai nas fotos mas em vez de 5.1.4 tenho 5.1.2 e as colunas superiores no meio.
Logo a minha config. é 5.1.2 TM
Por acaso esse Denon X3600 é o que tenho actualmente.
Excelente máquina
 
Deduzo que queiras algo em torno dos 900-1000€

Os melhores negócios normalmente estão na amazon, e tambem com a melhor garantia.

Dito isto para o teu sistema tens o

https://www.amazon.de/dp/B07DNG826B/ref=nosim?tag=zwame03-21

https://www.amazon.de/dp/B07QKZHL25/ref=nosim?tag=zwame03-21

ou
https://www.amazon.de/dp/B07W6J4ZB9/ref=nosim?tag=zwame03-21

https://www.amazon.de/dp/B07GS9WTKS/ref=nosim?tag=zwame03-21


Para teres ATMOS verdadeiro precisas de pelo menos 2 canais superiores.

Eu aconselho-te a ter um sistema 5.1.4 e não 7.1.2. Vais ter melhor envolvencia, e carregar menos o amplificador.

Não precisas de "colunas atmos" para os canais superiores, qualquer coluna dá. NÃO uses colunas de reflexão, é deitar dinheiro fora. Quaisquer colunas satélites pequenas servem para atmos.

Não, ligando à tv o som não vai sair com Atmos, ou DTS:X, apenas DD por ARC. Precisas de uma box android com passtrough, como a Minix U9 que liga ao amplificador.

Ambos os amplificadores que recomendei, têm o upmixer, Dolby Surround e DTS Neo:X, que fazem uso de todos os canais, tenham a fonte que tiverem.

Obrigados pelas resposta, então posso aproveitar as minhas Colunas Surround Back: Kef Q85s para RHL e RHR e comprar as Onkyo SKH-410 ou Sony SS-CSE (Par) para FHL e FHL, ficando com um sistema 5.1.4, certo ??

Não é necessário colunas de reflexão para Atmos ??

Se tiver 5.1.4 como faço as ligações das colunas no amplificador pois não tem ligação FH e RH ??

Para obter filmes Atmos que tenho nos disco HDD tenho que comprar uma Box Android compatível e ligar a Box via HDMI ao amplificador e amplificador HDMI à TV ??

Cumps.
 
Última edição:
Obrigados pelas resposta, então posso aproveitar as minhas Colunas Surround Back: Kef Q85s para RHL e RHR e comprar as Onkyo SKH-410 ou Sony SS-CSE (Par) para FHL e FHL, ficando com um sistema 5.1.4, certo ??

Não é necessário colunas de reflexão para Atmos ??

Se tiver 5.1.4 como faço as ligações das colunas no amplificador pois não tem ligação RH e RH ??

Para obter filmes Atmos que tenho nos disco HDD tenho que comprar uma Box Android compatível e ligar a Box via HDMI ao amplificador e amplificador HDMI à TV ??

Cumps.


Lê o que escrevi. Eu disse que colunas refletivas não são a solução e tu indicas duas colunas reflectivas? Não só não são necessárias, como são piores. Compra colunas normais.

Vê o manual dos amplificadores, está lá indicado como ligar 5.1.4.

https://www.eu.onkyo.com/downloads/3/3/4/6/6/Manual_TX-RZ830_En.pdf

http://manuals.denon.com/AVRX3600H/...name=/AVRX3600H/NA/EN/pdf/AVRX3600H_NA_EN.pdf

Sim foi o que disse em relação à box.

Tens depois aqui vários trailers para testares o sistema

https://www.demo-world.eu/2d-demo-trailers-uhd/
 
Última edição:
E antes de pensares em te meter no ATMOS, sugeria-te trocares a coluna central por uma mais semelhante às tuas KEF Q50... procura por colunas com drivers Uni-Q dessa altura... encontras facilmente por bons preços, e terás um upgrade signficativo no palco sonoro - não só melhor som per se nos diálogos, mas uma maior coerência entre as 3 colunas da frente.
 
Eu tenho 5.1.4. As frontais funcionam por reflexão e as traseiras estão no tecto. E no meu caso é como vos digo, depende da acústica da sala, depende do conteúdo, depende do processamento. Há situações em que no tecto funciona melhor, outras em que as de reflexão dão mais envolvimento. Dizer que as colunas de reflexão não valem nada continua a ser errado.
 
Eu tenho 5.1.4. As frontais funcionam por reflexão e as traseiras estão no tecto. E no meu caso é como vos digo, depende da acústica da sala, depende do conteúdo, depende do processamento. Há situações em que no tecto funciona melhor, outras em que as de reflexão dão mais envolvimento. Dizer que as colunas de reflexão não valem nada continua a ser errado.

Nunca uma de reflexão é melhor. Nunca.

Alem de todas as desvantagens da reflexão, tem o crossover elevado entre 150 e 200Hz e ainda uma resposta de frequência completamente não linear para mais uma vez compensar todos os defeitos.
 
Nunca uma de reflexão é melhor. Nunca.

Alem de todas as desvantagens da reflexão, tem o crossover elevado entre 150 e 200Hz e ainda uma resposta de frequência completamente não linear para mais uma vez compensar todos os defeitos.
E falas por experiência própria ?
Mas pronto já entendi que as colunas de reflexão não valem nada...
 
eu prefiro não tê-las... porque raio hei-de investir em atmos em vez de fazer upgrade aos canais frontais ou central? a malta esquece-se que 60% da track sai pela coluna central, os surrounds representam o quê da faixa? 10%? aliás os surrounds num 5.1 para mim já são um miminho, quanto mais 7.1 ou 5.1.2 ou 5.1.4. Se não tiveres boas colunas na frente que te deem palco e imagem num filme para que é q vais adicionar mais colunas? (a quantidade não é sinónimo de qualidade, 7 colunas mediocres não tocam o mesmo que 2 ou 3 colunas boas) para criar ainda mais problemas acústicos numa sala de estar? ainda para mais com crossovers completamente distintos?
O atmos não faz milagres, a qualidade de som não vai melhorar. Um 5.1.2 ou um 5.1.4 pode eventualmente fazer sentido caso tenhas uma sala dedicada e tratada e nunca com upfiring speakers...
como não houve muita malta a aderir ao 7.1 o departamento de marketing da dolby trabalhou muito bem na criação do 5.1.4 até lhe lhe atribiu um nome ATMOS, imponente diga-se até barras de plástico para colocar em frente à tv com isso vendem! e a malta come e come como se fossem papas cerelac ou pãezinhos quentes!
 
Bem, nada como experimentar, comprar num sitio estilo amazon, n gostas mandas de volta.

Eu uso atmos de reflexão, pk n tenho outra hipótese (até ao dia)..

mas..

Bem configurado, posicionado e com um tecto com materiais que ajudem, faz diferença.

Óbvio que depende tb de como é remasterizado o conteúdo. Existe conteúdo que nem vale a pena, e outro que fica toda gente de boca aberta. A sigla "Atmos" infelizmente não indica um standard.

Ex: Jonh Wick, a cena da chuva no funeral, já tive mais que uma pessoa cá em casa, a dizer que parecia que estava mesmo por cima de nós (e mts mais filmes).

Anyway, óbvio que se pudesse nunca iria para estas colunas, mas sim, fazia buracos no tecto e punha lá umas quantas.

O Equipamento que tenho, está na assinatura, nada de transcendente, mas para home-cinema, já me enche os ouvidos :)
 
Última edição:
eu acho que memso as de reflexao fazem diferenca. Mesmo na soundbar que tinha, notava uma frente mais preenchida e tridimensional a nivel de som que o meu actual sistema 5.1 com muito melhor qualidade que a soundbar.
 
eu prefiro não tê-las... porque raio hei-de investir em atmos em vez de fazer upgrade aos canais frontais ou central? a malta esquece-se que 60% da track sai pela coluna central, os surrounds representam o quê da faixa? 10%? aliás os surrounds num 5.1 para mim já são um miminho, quanto mais 7.1 ou 5.1.2 ou 5.1.4. Se não tiveres boas colunas na frente que te deem palco e imagem num filme para que é q vais adicionar mais colunas? (a quantidade não é sinónimo de qualidade, 7 colunas mediocres não tocam o mesmo que 2 ou 3 colunas boas) para criar ainda mais problemas acústicos numa sala de estar? ainda para mais com crossovers completamente distintos?
O atmos não faz milagres, a qualidade de som não vai melhorar. Um 5.1.2 ou um 5.1.4 pode eventualmente fazer sentido caso tenhas uma sala dedicada e tratada e nunca com upfiring speakers...
como não houve muita malta a aderir ao 7.1 o departamento de marketing da dolby trabalhou muito bem na criação do 5.1.4 até lhe lhe atribiu um nome ATMOS, imponente diga-se até barras de plástico para colocar em frente à tv com isso vendem! e a malta come e come como se fossem papas cerelac ou pãezinhos quentes!

Respeito a tua opinião, aliás eu comecei nisto hà cerca de 20 anos, comecei com as mesmas colunas com um amplificador Yamaha Dolby Surround, depois mudei de amplificador Yamaha Dolby Digital e Dts 5.1 e por fim DD EX e DTS ES 7.1 onde adicionei 2 colunas, casei veio os filhos e já não consegui ir para o DD e DTS HD, mas desejo ir para o DD, DTS HD, Atmos e DTS X, tudo aquilo que comprei foi o que pude comprar sei que existe melhor, claro que sim mas não posso lá chegar por isso compro o que posso e não é por isso que tenho um mau som, quando comprei o meu sistema 7.1 e ia ao cinema e não gostava do que ouvia...

Obrigado pela tua participação.

Cumps.
 
Back
Topo