Upgrade SSD em MSI GE60 2QE Apache Pro

gabiruman

Power Member
Boas, tenho este portátil há cerca de 4 anos e sinto muita falta de um SSD para acelerar o arranque do OS e também dos programas instalados.
Neste momento tenho um HDD de 1 TB em que praticamente não uso metade do espaço e que está bastante lento e cheio de lixo, sei que tenho algumas opções disponíveis:

1 - Substituir o HDD directamente por um SSD.
2 - Migrar o OS para o SSD e manter o HDD (após limpeza) - neste caso teria de tirar fora a drive do DVD para instalar o HDD nesse sítio.

Tenho também algumas dúvidas... Uma vez que o HDD actual está cheio de ficheiros e coisas desnecessárias que provavelmente o estão a tornar (ainda mais) lento é aconselhável fazer um reset ao windows (eliminando ficheiros) antes de fazer a migração do OS? Ou o software de clonagem / migração já consegue fazer essa separação?
Venho aqui apenas pedir uma opinião pois nunca fiz nenhuma mudança destas em nenhum PC e não quero fazer asneira.
Peço também sugestões de SSDs a comprar, valorizo relação qualidade / preço e não apenas o que seja o melhor do mercado. Não estou a considerar que seja necessário mais do que 480GB.

Obrigado desde já e cumprimentos.
 
O melhor é mesmo fazeres uma instalação de raiz no SSD. É sempre mais fiável que a clonagem, e limpa logo o lixo todo
Fazes backup manual ou melhor ainda com o backup do windows.

Quanto ao SSD, é ir para o mais barato com 480/500gb. Toshiba TR200 p.e.
 
Obrigado pela resposta. Uma dúvida no entanto, o backup do windows que falas não tem o objectivo de guardar os ficheiros? O que eu quero é o contrário, limpar os ficheiros e transferir apenas o SO para o SSD.
 
Não vou guardar, era isso que estava a tentar dizer, não tenho lá nada em particular que queira manter, e acho que a maioria só está a contribuir para a lentidão do PC.
Daí que só estou interessado em copiar o SO, mas de maneira a limpar o resto, só estou em dúvida se vale a pena manter o HD dentro do portátil ou usá-lo como disco externo. Acho que poderá haver algum valor em manter o HD dentro do portátil para usar como armazenamento de eventuais ficheiros e dedicar o SSD ao SO, jogos e programas, mas como nunca fiz nada disto nem tenho experiência física prática nisso queria ter alguma opinião sobre o assunto.
E falei no software de clonagem porque acho que já não tenho o ficheiro de imagem do windows original para usar um CD ou uma pen.
 
Não vou guardar, era isso que estava a tentar dizer, não tenho lá nada em particular que queira manter, e acho que a maioria só está a contribuir para a lentidão do PC.
Daí que só estou interessado em copiar o SO, mas de maneira a limpar o resto, só estou em dúvida se vale a pena manter o HD dentro do portátil ou usá-lo como disco externo. Acho que poderá haver algum valor em manter o HD dentro do portátil para usar como armazenamento de eventuais ficheiros e dedicar o SSD ao SO, jogos e programas, mas como nunca fiz nada disto nem tenho experiência física prática nisso queria ter alguma opinião sobre o assunto.
E falei no software de clonagem porque acho que já não tenho o ficheiro de imagem do windows original para usar um CD ou uma pen.


Podes fazer a instalação através da mesma versão do windows que tens, descarregada gratuitamente do site da microsoft. A chave, se não a tiveres, acho que fica gravada na BIOS pelo que não a tens de colocar, acho.
Se for preciso, há programas para veres a chave associada ao teu pc.
 
Podes fazer a instalação através da mesma versão do windows que tens, descarregada gratuitamente do site da microsoft. A chave, se não a tiveres, acho que fica gravada na BIOS pelo que não a tens de colocar, acho.
Se for preciso, há programas para veres a chave associada ao teu pc.

Boa, não fazia ideia que isso possível, obrigado pela dica :)
 
boas
nesse modelo deves ter um slot para um SSD msata
eu tenho um MSI GE60 2PE Apache Pro e tenho duas slots, recentemente meti um Samsung 860 Evo msata
 
boas
nesse modelo deves ter um slot para um SSD msata
eu tenho um MSI GE60 2PE Apache Pro e tenho duas slots, recentemente meti um Samsung 860 Evo msata

Sim tenho um slot para msata, no entanto já me desaconselharam seguir essa via visto que o standard msata está a ser gradualmente substituído pelo M.2 e vai ficar obsoleto em breve pelo que seria uma solução com vida curta.

Qual é a tua experiência com o msata? E que configuração usas? Passaste o OS e programas para o SSD e usas o HDD só como armazenamento?

Cumps
 
A chave fica registada na Microsoft, mas o ideal é sempre associar essa chave a uma conta Microsoft nossa, que acontece quando usas essa conta no login do Windows que tens neste momento. Em troca de alguns componentes (disco/memoria) não interfere normalmente na activação do Windows, mas pode acontecer.... . Tendo a conta associada consegue-se sempre activar o Windows , inclusive passar a licença para outra maquina completamente diferente.
Durante a instalação quando pedir a chave, tens uma opção em baixo para instalar sem chave e quando a maquina se ligar à Internet, o Windows vai ficar automaticamente activo com uma licença digital.
A grande vantagem de usar o msata é poderes ter 2 discos no PC. Assim podes ter um msata de 500gb para instalações e manteres um mecânico com mais espaço ou que já tens para backup.
 
Última edição:
Sou um satisfeito proprietário de um msi ge70 2qe apache pro, e pretendia fazer um upgrade ao meu computador, instalar um ssd e aumentar a memoria para os 16 gigas de ram, mas o problema é que estou a apanhar bones...
Não sou nenhum perito em informatica, e este é o meu menino.
Quero comprar um sdd, já sei qual quero:
SSD 2.5" Toshiba TR200 480GB 3D TLC SATA
É um bom disco? Vale a pena? E o disco de um thera que o computador tem, não tem um terço de ocupação, mas tem muito lixo.
Portanto, vou fazer a instalação limpa do windows e copiar as coisas que preciso do disco velho, antes de o formatar e instalar como unidade de reserva. Agora tenho a duvida, nunca usei a unidade de dvd, retiro a mesma e instalo uma caddy para meter o disco rigido? Não faço ideia e por tal preciso de ajuda.
Em relação há memoria ram, aqui estou mais a leste, não sei que memoria comprar, sei que é DDR3L, 1600, será que este modelo de ram é compativel com o meu equipamento:
Memória RAM SO-DIMM G.SKILL Ripjaws 8GB (1x8GB) DDR3L-1600MHz CL9
Vi também no site onde estou a pensar fazer a aquisição destes materiais que têm uma memoria Kingston:
Memória RAM Kingston SO-DIMM 8GB (1x8GB) DDR3L-1600MHz CL11
Qual destas memorias é a melhor, ou a mais indicada para este equipamento?
Se me puderem ajudar, desde já que fico muito grato. Este computador é usado alem das coisas normais, para jogar uns jogos!!
 
Back
Topo