1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.
    Remover anúncio

Upgrade

Discussão em 'Aquisições/Upgrades PC' iniciada por ByDeR, 14 de Dezembro de 2008. (Respostas: 15; Visualizações: 714)

1. ByDeR

ByDeR Power Member

Boas, pessoal, decidi fazer um upgrade ao PC agora depois do natal [primeiros dias de janeiro] e vinha aqui pedir ajuda ao pessoal mais entendido em hardware, porque para variar, fiquei indeciso entre demasiadas coisas.

Código:
    Inicio do Questionário
    =============================================

1) Qual o orçamento?
    Muito variável, dependendo da opção que tomar. Talvez no máximo até 1000€

2) Que tipo de computador é? Desktop, HTPC, Workstation?
    Desktop

3) Quando vais comprar o Computador?
    Principio de Janeiro

4) Qual será a funcionalidade do PC?
    Jogos, Edição de Imagem, Edição de Som, alguns trabalhos ocasionais em programas de arquitectura e animação [para a minha irmã]

a. Se jogos indicar o tipo de jogos e a resolução a que jogas [Actualmente a 1396x768]

5) Marca de processador
        b. Intel, e aqui cai o meu principal dilema, mandar o salto para i7 ou apostar num Quad ou Core Duo, que estão muito mais baratos.

6) Daqui a quanto tempo pretendes actualizar o PC?
    Depende da opção que tomar entre os i7 ou os Quad/Core Duo

7) Preferes alguma marca? Queres montar um AMD Spider System?
    ----

Dos próximos componentes apagar os que não interessam e dos que interessam escolher uma opção apagando as outras. Se não tens opinião formada ou não souberes a diferença não respondas.

8) Processador

a. Dual core
        b. Quad core
        c. I7

9) Grafica (indicar se é Low-End, Mid-End ou High-End)

a. Ati
            i. Single card - ATI Radeon HD4870 1GB DDR5

ou 

b. Nvidia
            i. Single card - Nvidia GT260 Core 216

10) Memórias
        b. DDR3

11) Motherboard
        a. ATX
              - Algo que me garante uma boa estabilidade mas que não seja muito caro, não necessito de muitas features adicionais, talvez um controlador RAID seja útil, de resto...

12) Disco Rigido
        b. Raid 
            i. RAID 0
        c. Tamanho do(s) Disco(s)
                2x500GB

13) Drives

14) Necessitas de Fonte?
    Sim, estava a pensar numa OCZ StealthXStream de 600W, mas se for overkill e tiverem uma sugestão boa e mais barata agradecia.

15) Necessitas de Caixa? (se tiveres algumas em vista é favor colocar devido a ser um objecto de gosto pessoal)
    Actualmente não.

16) Orçamento inclui periféricos? Quais?
    Não

17) Queres efectuar a compra numa loja fixa ou numa loja on-line? Se for loja física, em que parte do país?
    Irrelevante, desde que a loja seja de confiança, *****, *****, *****, *****, Globaldata, etc.

18) Tens preferência por alguma loja? Se sim, qual?
    Onde arranjar mais barato :D

19) Precisas de alguma porta ou comunicação especial (FireWire, eSata, Wireless)?
    Por enquanto não, tenho uma placa firewire, que é o que necessito.

Fim do Questionário
    A minha grande questão é se vale a pena o salto para os i7 actualmente. Ainda existem poucos modelos, e quer as boards quer os CPU's estão bastante caras. Por isso não sei até que ponto não seria mais rentável investir num sistema antigo, que é metade do preço.

Como já vou comprar DDR3, acaba por ser um investimento a pensar no futuro, pois quer a gráfica que as memórias podem ficar para o futuro [embora ache pouco provável pelo menos a gráfica].

Caso decidisse ficar pelos CPU's antigos, entre os Quad e os Duo, também não consegui tomar uma decisão. Por um lado tenho o Q6600 com quatro cores, e que tem uma força de processamento bruta maior em programas que suportem multi-core. Mas a questão é que por exemplo o E8400, tem uma frequência maior, e como não há assim tantas apps e jogos que suportem o quad, e ainda por cima caso tomasse esta opção, talvez mudasse daqui a um ano para os i7, não sei se não seria melhor apostar no Duo. Em jogos certamente que traria mais vantagens o Duo.

Quanto à gráfica, será que os 40€ a mais justificam a GTX260 Core 216? Do que li na net, a diferença ainda era algo significativa, mas fico à espera da opinião dos users, que é sempre mais fiável que algumas reviews.

Obrigado desde já.

Cumps

[EDIT]: Fiz uma config, do que seria uma opção viável, caso optasse pela Nvidia e pelo Core Duo:

XFX GTX260+ Black Edition 896MB DDR3 PCI-E 301.9€
    OCZ Platinum DDR3 2x1GB 1333MHz 81.9€
    INTEL Core2Duo E8400 45nm FSB1333MHz BOX 156.5€
    Asus P5Q3 Intel P45 SK775 140.9€
    OCZ StealthXStream 600W 62.9€

Total:
    € 744.1

Última edição: 14 de Dezembro de 2008
  2. ByDeR

ByDeR Power Member

Aproveito para fazer um bump, visto que já tomei algumas decisões, penso que por agora vou para um Core2Duo. A configuração a que cheguei foi esta:

SAPPHIRE Radeon HD 4850 X2 - 1 GB GDDR3 279,9€
    OCZ Platinum DDR3 2x1GB 1333MHz 81.9€
    INTEL Core2Duo E8500 45nm FSB1333MHz BOX 172.9€
    Asus P5Q3 Intel P45 SK775 140.9€

Total:
    738.5 €

Alguma sugestão para melhorar ou poupar? lol

Cumps

3. Madcaddie

Madcaddie Dr. Super labrego
    Staff Member

Hmm..

Opta por um sistema DDR2..na minha opinião é preferivel 4gb ddr2 do que 2gb ddr3
    Processador Ok
    Grafica..hmm..é uma hipotese sem duvida..ve tb as gtx260

Cumps

4. Totoro

Totoro Folding Member

Mete antes uma Gigabyte GTX260 Core 216, fica pelo mesmo preço e é superior. Também acho preferível DDR2.

5. ByDeR

ByDeR Power Member

Uma dúvida, tendo o processador um FSB de 1333mhz, não preciso de umas memórias que suportem essa velocidade também, para ficar a 1:1?

A minha primeira hipótese também tinha sido o DDR2, sobretudo pelo preço a que está. Escolhendo DDR2, que velocidade recomendam?

Quanto à gráfica, também tenho umas dúvidas, nas reviews que vi batia a HD4870 e a GTX260 ainda por alguma margem, mas quanto a core216 não tenho nenhum comparativo directo. A minha primeira hipótese tinha recaído sobre a core216 só que depois encontrei esta, e chamou me a atenção, e dá me jeito para ligar 3 monitores também. Não é imprescindível, 2 chegam bem, mas se puder ligar o 3o ajuda nalgumas tarefas.

Cumps

[EDIT]: Esqueci-me de completar, estou a pensar fazer um RAID 0 com 2xWestern Digital 500Gb, mas assusta-me um bocado não ter um disco para backups e storage, já que se falhar um, lá se vão os dados. Será que há melhores alternativas?

Última edição: 16 de Dezembro de 2008
  6. Jonybat

Jonybat Folding Member

A ram não precisa de ficar 1:1. As que estão com melhor relação velocidade/preço de momento são as 800/1066.

A gráfica (GTX260 216) é realmente superior à 4870 na maior parte dos casos, inclusive devido às novas drivers da Nvidia.
    Há inúmeras reviews por aí:
    http://www.overclockersclub.com/reviews/xfx_gtx260_black/
    http://www.guru3d.com/article/evga-geforce-gtx-260-core-216-superclocked-review/1
    http://www.anandtech.com/video/showdoc.aspx?i=3408
    ...

Sobre o RAID, eu fazia com dois discos Seagate 250GB 16MB Single Plate que custam cerca de 45€ e arranjava outro de 250/500 para storage, dependendo das necessidades.

Cumps ;)

7. ByDeR

ByDeR Power Member

Muito obrigado :D, então acho que vou mudar a board e as memórias para:

OCZ Platinum XTC DDR2 2x2GB PC8000 71.9€
    Asus P5Q Intel P45 SK775 120.9€

Também estou mais inclinado para a GTX260 Core216, principalmente para:

XFX GTX260+ Black Edition 896MB DDR3 PCI-E

Mas atenção que a placa que eu referi é a 4850X2 , que é melhor que a 4870 já a partida e em 1 ou 2 jogos chega a bater a GTX280 pontualmente, apesar de não ser de todo a regra, pelo menos nas reviews que li. Não sei até que ponto posso confiar nas reviews lol.

Eu acho que vou aproveitar o raid 0 de 2x500GB, estão 10€ mais caros que os 250GB, por mais 20€ tenho mais 500GB, e depois no futuro compro outro de 500GB para storage ou até de 1TB.

Cumps

Última edição: 17 de Dezembro de 2008
  8. Jonybat

Jonybat Folding Member

Sim, é uma boa escolha.

XFX não sei...tenho noção de ser aquela marca meio ranhosa, mas posso estar enganado. BFG ou EVGA são hipóteses melhores, mas também se paga por isso.

Isso é que não...A vantagem de teres RAID dos discos de 250GB é porque eles são Single Plate...e são bastante mais rápidos que uns de 500GB por exemplo. Ao fazeres RAID desses ficas com um conjunto que deixa os Raptors a milhas...

Cumps ;)

9. ByDeR

ByDeR Power Member

Ah got it, desconhecia isso dos single plate, sendo assim vai ser mesmo 2x250GB e depois um de 500GB para storage.

Vou apostar nas EVGA, elas estão na ***** ao mesmo preço que as XFX, por isso vou aproveitar.

Acho que já cheguei ao config final, muito obrigado pelos conselhos :)

INTEL Core2Duo E8500 45nm FSB1333MHz BOX 172.9€
    Asus P5Q Intel P45 SK775 120.9€
    OCZ Platinum XTC DDR2 2x2GB PC8000 71.9€
    EVGA GTX 260 CORE 216 896MB GDDR3 PCIe 2.0 FARCRY2 310€
    2x Western Digital Disco Rigido 250gb 16MB Sata II 49.5€x2 = 99€

Total: 838.6€

Cumps

10. Jonybat

Jonybat Folding Member

11. RSC

RSC Power Member

Troca as rams, por umas GSkill PC2-8500, que são melhores e mais baratas e com o dinheiro que poupas compra uma board melhor, a P5Q Pro.

http://www.globaldata.pt/?searchToken=gskill&p=SearchPage#?p=ProdDetail&ProdId=22588

http://www.globaldata.pt/?searchToken=p5q&p=SearchPage#?p=ProdDetail&ProdId=21715

12. ByDeR

ByDeR Power Member

Mais um update :D Vou fazer o upgrade por várias fases, primeiro mudar o que me está mais a limitar profissionalmente e no dia-a-dia, já no Natal. De seguida em Janeiro, investir na fonte e na placa gráfica. E quando vender o meu setup actual logo penso no extra.

Fase I - Natal:

- INTEL Core2Duo E8500 45nm FSB1333MHz BOX 172.9€ - *****
    - Asus P5Q Pro Intel P45 SK775 122€ - *****
    - GSKILL KIT 4GB DDR2 1066MHZ PK (CL5) 67€ - Globaldata
    - 2x WESTERN DIGITAL WD CAVIAR BLUE WD2500AAKS - 250 GB x2 48,60€ - *****

Sub-Total: 460.1€

Fase II - Janeiro:

- Sapphire HD4870 512MB DDR5 [Single Card] - 180€ *****
    - OCZ StealthXStream 600W 62.9€ - *****

Sub-Total: 242.9€

Fase III - Quando vender o meu setup actual :D:

- Sapphire HD4870 512MB DDR5 [Crossfire] - 180€ *****

Sub-Total: 180€
    Total: 882.9€

Já agora, sei que não é a secção indicada, mas em quanto avaliariam este conjunto, para ter uma ideia do capital disponível:

. AMD Athlon FX-55 + Zalman CNPS-6500B AlCu
    . Asus A8N32-SLI Deluxe
    . 2x512MB Kingston Hyper-X PC3500
    . Sapphire ATI x1950Pro
    . WD 80GB
    . Enermax 350W

Obrigado :)
    Cumps

13. RSC

RSC Power Member

1) Já tens a Sapphire 4870 1GB a 189 euros na *****.

2) Na Globaldata tens o Seagate 250GB SP, que é mais rápido que esse e custa 44,70 euros.

3) É mais seguro comprares tudo na mesma loja, em termos de apoio se depois as coisas não funcionarem bem, é muito melhor. Tenta comprar tudo numa tirando a gráfica.

Última edição: 19 de Dezembro de 2008
  14. Totoro

Totoro Folding Member

Price check: avaliação de material usado

15. ByDeR

ByDeR Power Member

Não reparei mesmo na 1GB, muito obrigado :) . Realmente não pensei nisso, é melhor concentrar a maioria das coisas numa loja. O disco parece-me bem também. Então ficaria assim:

Fase I:
    - INTEL Core2Duo E8500 45nm FSB1333MHz BOX 173.1€ - Globaldata
    - Asus P5Q Pro Intel P45 SK775 125.8€ - Globaldata
    - GSKILL KIT 4GB DDR2 1066MHZ PK (CL5) 67€ - Globaldata
    - 2x SEAGATE 250GB SATA II 16MB SP 44,70€ - Globaldata

Fase II:
    - Sapphire HD4870 1GB DDR5 [Single Card] - 189€ *****
    - OCZ StealthXStream 600W 62.9€ - *****

Fase III:
    - Sapphire HD4870 1GBB DDR5 [Crossfire] - 189€ *****

Total: 896.2€

Acho que no geral fica equilibrado para o que pretendo do sistema. Obrigado a todos mais uma vez :)

Cumps

16. RSC

RSC Power Member

Tá bom. Mas estou capaz de apostar que na fase II já compras a gráfica por volta de 175 euros e que na fase III talvez ainda menos. ;)

Partilhar esta Página