Upgrade

SliPeR

Power Member
Boas! Já fotografo há uns anos, como hobby, e interesso-me essencialmente por paisagem e fotografia de viagem. Comecei a fotografar com a Canon 550D dos meus pais e posteriormente adquiri para mim uma Canon 60D.

Neste momento tenho várias objetivas: Canon 50mm 1.8; Canon EF 24-105 F/4L II, Sigma 12-24 f/4 e uma Tamron 90mm f/2.8 macro.
Tenho um tripé porreiro da Giotto e vários filtros, um B+W ND 10 stops e um conjunto da formatt hitech com vários ND graduados.

Estou a pensar fazer upgrade, nomeadamente para full frame, por várias razões:

1) Como disse, gosto muito de fotografar paisagem, especialmente nascer e por do sol e gosto bastante de fotografar com o sol enquadrado na frame, o que significa que fotografo muitas vezes em situações de high dynamic range e sinto que nesse aspecto a 60D deixa um pouco a desejar. Costumo contornar isso com bracketing ou então uso tripé e filtros. O problema é que gosto de fotografar muito handheld, e embora quando ache uma paisagem muito boa uso "o estaminé todo" para obter a melhor qualidade de imagem possível, na maioria das situações fica complicado fazer bracketing handheld etc. Estar sempre com tripé acabo por não explorar tantas opções fotográficas e tantos enquadramentos quanto quando estou sem tripé.

2) Gosto de fotografar à noite, numa cidade etc, e embora faça várias longas exposições com tripé, gosto muito de estar simplesmente a observar o ambiente da cidade e ir fotografando hand held, e aqui a prestação da 60D com ISO acima de 1600/3200 não é tão boa.

3) O sistema está relativamente grande e pesado e dou por mim por vezes a não levar a máquina por isso mesmo.. a minha namorada tem uma Olympus M10 Mark II e aquilo é uma maravilha na portabilidade.

Dado isto, penso que uma full frame pode ser o caminho a seguir.. vou ganhar mais dynamic range, qualidade de imagem e melhor performance em ISOs altos... Mirrorless é muito apelativo pela questão da portabilidade.

Por um lado, não me queria desfazer da Canon visto que já tenho um conjunto de lentes interessantes... Por outro, a Canon que eu estava à espera, a 6D Mark II, desiludiu, e acho que a 5D Mark IV já sai do meu orçamento... Neste aspecto, equaciono 2 hipóteses: algo na linha da Sony A7 II ou então a Olympus M1 Mark II.

A olympus não é full frame, bem sei, mas tem alguns aspectos interessantes, nomeadamente o IBIS fabuloso (que permite fotos à noite handheld com shutters lentos) e vi uma review muito interessante do seu uso em landscape photography com a 7-14mm 2.8 e a 12-40mm 2.8.

Está a escapar-me algo? Qual é a vossa opinião? Basicamente procuro bom dynamic range, bons resultados com ISO até prai 6400 e razoável portabilidade. Não me interessa video.

Cá vai o questionário:
  1. O QUE: Maquina +/- lente.
  2. POR QUANTO: 2000-3000€.
  3. PARA FAZER O QUE: Que pretendes fotografar?
    Paisagens, longas exposições, situações de high dynamic range, fotografia à noite na cidade.
  4. PARA USAR ONDE: Onde pretendes fotografar?
    Exteriores dia e noite
  5. COMO ÉS: Qual é o teu perfil de fotógrafo?
    Aficionado/entusiasta
  6. JÁ TENS: Canon 60D + várias lentes descritas em cima.
  7. COMO É A TUA "REDE": Canon e Olympus
  8. ONDE COMPRAR: Onde pretendes comprar?
    Loja física ou online.
 
Dado isto...
3) O sistema está relativamente grande e pesado e dou por mim por vezes a não levar a máquina por isso mesmo.. a minha namorada tem uma Olympus M10 Mark II e aquilo é uma maravilha na portabilidade.
Alguma vez ponderaste ter duas câmaras, por exemplo? Dois sistemas diferentes mesmo, tipo um full-frame e outro MFT, ou então full-frame + APS-C. Tens orçamento para isso.

Ou então, por exemplo, só full-frame, mas adicionar ao kit uma lente panqueca tipo a Canon 40mm f/2.8.

Se calhar isso já te deixava satisfeito para os momentos em que quisesses algo mais leve.

Nem é que a 40mm seja muito diferente da 50, de facto não é, mas é uma prime mais wide e mais pequena, torna a câmara mais fácil de transportar.
 
Sim, não me importo de ter duas câmaras... Não faço questão de vender a 60D. A minha dúvida é, dentro desse orçamento, e pensando em fotografia de viagem e landscape, com bom dynamic range, boa performance em ISO relativamente alto e peso aceitável, que opções há? A série da Sony Alpha 7 ? As Nikon tem um dynamic range muito interessante também..

Em relação às 40mm.. é uma distância focal que uso pouco (quando estou com a 24-105 estou maioritariamente no lado mais wide...)
 
Back
Topo