"Upgradear" um PIV 2.8

Mercurius

Power Member
Tenho um PIV 2.8 com 768 RAM e uma ATI PowerColor 9600 Pro (Radeon). A minha motherboard é uma D865GRH e eu tava a pensar comprar mais 1GB de memória e uma placa gráfica tipo média, ou média-alta no mercado, ou uma que tivesse uma relação eficiente entre preço-qualidade. Bem, mas em vez de fazer um upgrade ao PC, não sei se não seria melhor guardar o meu dinheirinho e comprar logo um PC melhor, tipo um dual core ou um quad core, quando os jogos começarem a fazer proveito deles.

Agradeço qualquer tipo de sugestão. :)
 
Se fosse a ti montava uma máquina low cost que já são bastante boas com o novo dual core low budget ;)

Que com OC chega/passa os calcanhares de um X6800 (999€)@ default..

penso que devias vender esse teu PC (CPU/Grafica/Mobo/Rams) e depois um PC low-cost com capacidades de bom OC!

Tipo

P5B Deluxe ...................................................................................................... 160€
E2140 .............................................................................................................. 80€
2Gb Gskill (isto se quiseres puxar pela performance das memorias) HK ......................... 139€
Xpertvision Geforce 8600GT ................................................................................ 125€

504€

ou então com umas memorias mais "rascas" e só 1GB, que depois usas divisores:

TEAM ELITE 1GB 2x512MB DDR2-667 DUAL CHANNEL ......................... 50€

por:
415€.


PS: isto foi apenas uma sugestão..

porque para pores mais 1Gb de memoria, recomandava a tirares esses 700 e tal e substituires por 1GB, gráfica, apostares agora em AGP era meterste num buraco sem saida, no que o futuro diz respeito, alem que o teu CPU já não consegue tirar partido de novas gráficas..

cumps
 
Não sei, tive a ver no aqua PC e há uma memória de 1GB por 80 euros. Quanto às placas gráficas não sei que placa gráfica neste momento é que poderá ser a escolha acertada, tipo uma placa média a um preço bom. Mas e daí tar indeciso porque não sei se faço uns remendos agora ou se compro uma máquina nova, algo que eu queria evitar por agora.
 
Ups, só vi agora o post do Romani. Hmm, parece ser tentador, só não percebo é nada de overclocking. P5B Deluxe é a motherboard? E o que é o E2140? Com essas peças dá pra montar um bom PC, se for overclocked?
 
Tive a investigar e já vi quais são os componentes na aqua PC, mas eles lá não têm essa placa gráfica. Tenho um disco de 80GB, não sei quais as rotações, não sei se será preciso comprar outro.

EDIT: Fiz uma nova pesquisa e encontrei-a.
 
Última edição:
Não sei, tive a ver no aqua PC e há uma memória de 1GB por 80 euros. Quanto às placas gráficas não sei que placa gráfica neste momento é que poderá ser a escolha acertada, tipo uma placa média a um preço bom. Mas e daí tar indeciso porque não sei se faço uns remendos agora ou se compro uma máquina nova, algo que eu queria evitar por agora.

E essa memoria é compativel com o teu PIV? é que penso que o teu seja um Preschot e nesse caso deve ser SDRam.. (se for como os que eu conheço) ou mesmo DDR, e dessa memoria não existe na *****...

Ups, só vi agora o post do Romani. Hmm, parece ser tentador, só não percebo é nada de overclocking. P5B Deluxe é a motherboard? E o que é o E2140? Com essas peças dá pra montar um bom PC, se for overclocked?
P5B Deluxe é a motherboard, talvez a melhor placa mae para OC construida até hoje, apesar de agora estar a ser descontinuada, ainda dura uns bons aninhos.. Já foi a uns tempos o topo de GAMA da sua linha, alias ainda é, porem o topo de gama da linha 9xx da Intel é mesmo a P5W DH Deluxe, porém acho que a P5B é melhor para ti.

O E2140 é um Processador, saido a cerca de 1/2 semanas da intel, é da gama baixa, porém consegue milagres quando submetido a Overclock, tal como qualquer Core 2 Duo (gama de processadores da Intel [Dual Core]) Consegues com este CPU de 80€ ter performances iguais e melhores ao topo de gama Dual core, o X6800 que custa 999€....

Tive a investigar e já vi quais são os componentes na aqua PC, mas eles lá não têm essa placa gráfica. Tenho um disco de 80GB, não sei quais as rotações, não sei se será preciso comprar outro.

EDIT: Fiz uma nova pesquisa e encontrei-a.

Esta gráfica só funciona nas placas mae com PCI-E, que não funiona no teu PC actual. E já suporta DX10 pelo que te dura uns aninhos :D

mais alguma coisa é só dizer

cumps
 
Pois, talvez... Há um amigo meu que diz que os discos com menos GB são melhores para jogar online porque normalmente têm mais rotações? Bem, mas seja como for, talvez seja melhor então comprar um disco rígido novo. Alguma sugestão dum que seja uma escolha acertada?

Já agora, se eu fizer overclock, é preciso ter algum sistema de refrigeração? É que eu acho que não tenho nenhum.

Outra coisa (já devo tar a ser maçador), há algum PC já pré-feito com essas peças em acima ditas? É que se houvesse tava a pensar deixar o meu PC actual para a minha cunhada e ficar antes com um novo. Não sei se será possível?
 
Pois, talvez... Há um amigo meu que diz que os discos com menos GB são melhores para jogar online porque normalmente têm mais rotações? Bem, mas seja como for, talvez seja melhor então comprar um disco rígido novo. Alguma sugestão dum que seja uma escolha acertada?

Já agora, se eu fizer overclock, é preciso ter algum sistema de refrigeração? É que eu acho que não tenho nenhum.

Outra coisa (já devo tar a ser maçador), há algum PC já pré-feito com essas peças em acima ditas? É que se houvesse tava a pensar deixar o meu PC actual para a minha cunhada e ficar antes com um novo. Não sei se será possível?

Tens os Hitachi de 80gb ou então os Western Digital de 160gb que são muito bons para fazeres um Raid.

Sim, se fizer Overclock obviamente tens que apostar num sistema de refrigeração apropriado.

Quanto à última questão é sempre melhor fazeres tu a tua própria máquina consoante o teu orçamento.

Cumps.
 
Mais uma cena para comprar então, um sistema de cooling? Há alguma recomendação em particular? Obrigado por todas as sugestões até agora. :)
 
Isso tudo depende do quanto queres gastar e do que vais comprar ! Diferentes coolers para diferentes tipos de componentes. Compras um processador sem cooler e compras logo um melhor para te permitir mexer nele à vontade. Aconselho a escolheres umas boas memórias que já foram acima referedias para poderes mexer bem na tua nova máquina.
 
Mais uma cena para comprar então, um sistema de cooling? Há alguma recomendação em particular? Obrigado por todas as sugestões até agora. :)

1º ponto, tu tens sistema de cooling, se não já tinhas a muito estourado o PC, principalmente porque tens um PrescHOT..

2º Passa pela secção de OC aqui no forum e vai lendo algumas coisas, quanto a cooling vai lendo isto:
http://www.techzonept.com/showthread.php?t=159189

3º Aquele CPU que eu te indiquei é superfresco, e é um C2D!!! logo até com o stock cooler (ventoinha que vem com o processador) já consegues puxar bastante por ele, mas depois tens outras opções, como coolers melhors, watercooling, indo para depois extreme cooling, mas isso é só para benchar..

Neste caso recomendo te um cooler melhor, mas só depois de já teres o sistema a funcionar..

Tipo um Tuniq tower, ou ThermalTake Ultra 120, ou uma coisa mais barata como um Scythe Ninja, são todas boas opções, mas não vou falar disso, porque precisas de te cultivar mais sobre isso, porque OC não é uma coisa que se faça de um dia para o outro :)

cumps
 
Imagina que eu ia comprar aquilo que o Romani sugeriu:

P5B Deluxe .................................................. .................................................. .. 160€
E2140 .................................................. .................................................. .......... 80€
2Gb Gskill (isto se quiseres puxar pela performance das memorias) HK ......................... 139€
Xpertvision Geforce 8600GT .................................................. .............................. 125€

Tinha de comprar um sistema de cooling específico para isto? Ou dá qualquer um? Ah, e.... erm, não sei como se faz overclocking.

EDIT: Vi agora o teu post.
 
Imagina que eu ia comprar aquilo que o Romani sugeriu:



Tinha de comprar um sistema de cooling específico para isto? Ou dá qualquer um? Ah, e.... erm, não sei como se faz overclocking.

EDIT: Vi agora o teu post.

O CPU já tem um cooler, com ele podias puchar um bom bocado...
Depois fazes o que referi em cima..

Se quiseres puxar ainda mais.. Watercooling..
 
O E2140 é um Processador, saido a cerca de 1/2 semanas da intel, é da gama baixa, porém consegue milagres quando submetido a Overclock, tal como qualquer Core 2 Duo (gama de processadores da Intel [Dual Core]) Consegues com este CPU de 80€ ter performances iguais e melhores ao topo de gama Dual core, o X6800 que custa 999€....
Não é por nada, mas o multiplicador desse processador não é mais baixo do que o da serie E4xxx? Ou só há diferença a nível da cache? E esse nível de overclock é possível de obter com o stock cooler? Esclareçam-me pff.
Cumps
 
Com stock cooler nao consegues decerteza, ou tns um bom cooler no cpu ou entao nao se consegue fazer muito oc. MAs o melhor mesmo seria watercooling.
 
Back
Topo