Upload de fotos e galeria

Rui Marto

Power Member
É possivel criar uma página que permita a uma pessoa fazer upload de fotografias, com resize e criação de uma galeria automáticamente?

Exemplo:
Página de um fotógrafo, onde ele clica em "Browse", escolhe o ficheiro da fotografia, escolhe uma de várias secções já existentes ou cria uma nova, dá um título à fotografia e clica ok.
Depois automáticamente, essa fotografia sofre um resize para 800*600, é adicionada uma thumbnail ao indice da secção e criada uma página para essa fotografia com os menus de navegação.
 
A seguir vais-me dar uma resposta estilo "RTFM"? :)

Como é que isso se faz? Onde é que procuro? E com que ferramentas, linguagem, etc?

PS: Se ajudar, tenho a páquina toda em HTML.
 
A seguir vais-me dar uma resposta estilo "RTFM"?
Nada disso. Fizeste uma pergunta e eu respondi-te :-P

Como é que isso se faz? Onde é que procuro? E com que ferramentas, linguagem, etc?
Estas eram as perguntas que devias ter colocado logo de início ;-)
Como se faz depende do que sabes fazer: se sabes PHP usa PHP, se sabes Perl usa Perl, se sabes Java usa Java... e por aí adiante. Se não sabes programar tens de ir à procura de um script que te faça isso, por exemplo, aqui: http://www.hotscripts.com/PHP/Scripts_and_Programs/Image_Galleries/index.html
 
Eu sei, estou a brincar. Obrigado pelas respostas. :)

Sei programar um pouco em C, ajuda? lol Mas sim, prefiro um script já feito.

Eu já fiz sites há uns anos atrás, e agora voltei a brincar com isto. Ou seja, em termos de sites sei usar o HTML.

PHP, Java, Flash, Perl, é tudo novidades para mim.

Podes me sumarizar em uma ou duas linhas o que distingue o PHP?
Usando scripts PHP também me vai aparecer aquele aviso em cima, no IE, cada vez que tentar ver o site, como aparece quando uso Flash ou Java?
 
Podes me sumarizar em uma ou duas linhas o que distingue o PHP?
Sorry, ando a tentar esquecer que em tempos programei em PHP 8|

Usando scripts PHP também me vai aparecer aquele aviso em cima, no IE, cada vez que tentar ver o site, como aparece quando uso Flash ou Java?
Não. PHP é uma linguagem de programação interpretada no servidor. O que vai para o cliente (browser) é (X)HTML (ou JavaScript, ou outra coisa qualquer). O browser não precisa de nenhum 'plugin' porque não interpreta o código PHP, apenas 'vê' o que o script produz.
 
Pois... Epah, segurança aqui é irrelevante. O site não tem nada que precise de ficar seguro. É só mesmo para expor fotografias de casas.
O importante é ser leve, visivel a todos seja qual for o OS e o browser, e não dar erros enquanto navegam.
 
É possivel aceder ao conteúdo do servidor a partir do site? E a responsabilidade aí não parte da empresa que gere o servidor?
Um site que utilize qualquer linguagem de script do lado do servidor é uma potencial porta de entrada. Se essa porta está fechada ou aberta é responsabilidade do(s) programador(es). O papel dos administradores do sistema é utilizar técnicas que minimizem o eventual estrago que possa decorrer de um site inseguro.
 
Back
Topo