1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

UPS a 200 V em modo AVR

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por fockewul, 21 de Novembro de 2008. (Respostas: 5; Visualizações: 1006)

  1. Boas

    Tenho uma UPS Mustek Powermust 1000 USB monitorizada com o Winpower v2.2.0.1

    Passa-se o seguinte: a UPS está sempre em modo AVR e a tensão de saída é sempre de 200 V (a de entrada costuma rondar os 238 V). Isto tornou-se problemático quando descobri que as falhas de sincronismo do meu modem se deviam ao facto de ele estar ligado à UPS (troquei 3x de modem até descobrir isto >(). Neste momento, começo a ponderar se o comportamento estranho do meu pc no arranque não se deverá à UPS também (por vezes empanca no arranque e diz que o timing da RAM está demasiado apertado, embora eu não tenha tocado nas configurações da BIOS!).

    Quanto a mim, 200 V de saída é um valor demasiado baixo, embora tenha lido num fórum que é "normal". De 200 para 238 V há uma boa diferença.

    Já agora, há 2 dias houve uma falha de energia no meu bairro e não é que a UPS não conseguiu reagir a tempo e o pc apagou-se!!!! Isto não acontece se desligar o quadro mas, quando a falha foi geral, kaput!

    Mais alguém tem estes problemas com a UPS, seja ela Mustek ou não? Comentários, sugestões, qualquer ajuda é bem-vinda. Obrigado.
     
  2. Judas

    Judas Moderador
    Staff Member

    Modo AVR?!?!?!

    De qualquer modo, se a tensão de entrada está boa e a de saida não, então a UPS deve ter um problema

    Ou então a "qualidade" da tensão da rede está tão degradada que a UPS "entra" para fazer o trabalho, se isso está a acontecer, então a bateria deve durar uns 2 ou 3 meses até ficar completamente gasta.

    Verifica com um voltimetro AC RMS a variação da tensão, normalmente não deverá ter mais de 1 ou 2 volts de variação por segundo, se tem mais variação, então a tensão da rede não está "boa".
     
  3. Obrigado pela sugestão. Ainda não verifiquei a tensão com um multímetro porque o meu não é RMS. Já agora, um multímetro RMS também me dará a tensão real à saída da UPS, embora esta UPS tenha uma onda sinusoidal modificada à saída?
     
  4. Judas

    Judas Moderador
    Staff Member

    só é onda sinusoidal modificaca quando a UPS está a "dar" alimentação, em condições normais, ela faz "bypass" para a rede publica. Ou seja, o PC leva com o que a rede der, até que a tensao da rede saia dos limites, normalmente entre os 180v e os 250v, dentro desses limites as ups offline não fazem nada. Nalguns casos, elas detectam variações, as tais variações muito grandes na rede, e então fazem comutação e dão elas a energia ao sistema, atraves de uma onda sinusoinal modificada, que não pasa de uma onda aos quadrados no caso da maior parte das ups...

    Eu disse um RMS porque, normalmente a leitura é instantanea, nos voltimetros normais, a leitura demora 1/2 segundo, e a media é mostrada. Num RMS pode-se ver as variações rapidas, que de outro modo apenas seriam perceptiveis com um osciloscopio, ou outro aparelho mais especifico.

    Os voltimetros RMS não custam muito mais que os outros, e custam muito menos que um osciloscopio. Eu tenho aqui um da Univolt que deve ter custado uns 50 ou 60€.
     
  5. Estive a fazer medições e o valor da tensão eficaz não apresenta oscilações significativas.

    Também andei há procura de mais informação na net e parece que é "normal" esta UPS debitar 200 V em modo AVR. Eu continuo a achar um valor um bocado baixo. Pelo menos para o meu modem sei que é.

    Já percebi que ela entra em modo AVR a partir dos 235 V (mais uma vez, "normal" para estas UPS).

    Afinal, parece que está tudo "normal". Não gosto é da "normalidade" da minha UPS...:rolleyes:

    Obrigado pela ajuda.
     
  6. AlleyViper

    AlleyViper Power Member

    OT:

    Já agora, aproveito para fazer uma pergunta pois adquiri uma igual recentemente (btw, a de 800va também me baixa para ~205V em modo AVR): se é normal a fan ficar sempre a trabalhar, mesmo com a ups desligada no botão frontal. Ela tem ar de ser regulada, mas mesmo assim no silêncio ouve-se bem!

    Presumo que não seja boa prática ter a ups ligada á ficha de tomadas com interruptor, para a calar quando o pc não está a uso mesmo que a bateria tenha ficado a 100%, certo?

    Obrigado,
     

Partilhar esta Página