UPS gasta-se com o PC sempre ligado?

Nazgulled

Power Member
Uma coisa que eu nunca percebi, é como funcionam exactamente os UPSs e gostava que me ajudassem a entender um bocadinho apenas...

Eu tenho o meu PC, praticamente, ligado 24/7 e tenho-o ligado a um UPS. Hoje, a EDP lembrou-se de vir paqui brincar com um poste de eletrcidade e quando dei pelo barulho do UPS a alertar-me que estava a gerar energia para o PC eu vim a correr ao quarto para tentar desligar o PC com segurança, mas nem tive tempo, nem uns 20s durou...

Eu sei que os UPSs não é normal durar muito tempo, mas nem 5m? Nem 1m? Deu um "piiiii" e mandou o PC abaixo. Quando arranjei o UPS, deixei-o a carregar durante umas longas horas e depois liguei-o ao PC, a partir dai que tem estado sempre ligado com o PC também ele sempre ligado e raramente o desligo. Será disso?

Será que devido ao PC estar ligado constantemente a bateria do UPS se descarrega? É possível desactivar este comportamento? Ou o problema é outro?
 
nao estou muito dentro deste assunto e tambem foi algo que gostava de ver esclarecido

mas isso de ele se desligar logo é muito estranho os ups levam entre 15 a 30 minutos a desligar

é possivel que ele esteja estragado ou tenha queimado devido a sobrecarga ( neste caso cumprio o seu trabalho :) podias ter ficado sem pc o que ja me aconteceu , queimei board ,grafica e as 2 rams 512mb)

o meu ups fica sempre ligado ja a 1 ano , desligo o pc mas nunca o ups , vivo numa casa velha e mesmo com o pc desligado as vezes oiço o ups mandar um estalinho a travar picos de corrente
 
Não me parece, porque isto da EDP hoje foi um caso, já me aconteceu outras vezes a luz ir abaixo e acontecer a mesma coisa, o UPS vai funcionando, mas dura apenas uns segundos e não dá tempo para guardar nada que eventualmente esteja a fazer e desligar o PC com segurança. E este é o segundo UPS que eu tenho, e com o primeiro era igual ainda pensei que fosse por ser da marca ou o antigo ser pior, não sei. Quem o usa agora é o meu pai, eu tenho o novo, mas acontece o mesmo :(

Ele funciona, dura é pouco tempo e eu não percebo porquê.
 
Se a UPS nao aguenta o PC ligado por X minutos é porque algo esta mal com a UPS.
Uma UPS, que esteja constantemente ligada tem desgaste, mesmo que o PC esteja sempre desligado. O facto de a UPS estar em ON, esta sempre a fazer o seu trabalho.

A maioria das UPS sao de usar e jogar fora. Venha outra.
Foge das UPS da Mustek. Ja tive uma e sei como são.:-D

Que idade tem esse UPS?
 
o meu UPS é um velinho Mustek 800VA Pro e raramente falha a luz, (quando há pico ele dá sinal), mas até hoje só me faltou a luz a tarde inteira uma vez. Ele aguentou-se uns 10min (talvez mais) e o meu ups knd faltam prai ja só 30/40 segundos de bateria, faz shutdown ao windows (como se chegasse lá eu, e fizesse "encerrar"), ptt mesmo que acabe a bateria nunca tenho probs. Ele tá sempre ligado e vai carregando a bateria quando tem falta dela.

se o teu dura pouco, ou pode ser falta de potencia do ups para todos os componentes que tens la ligados, ou entao defeito do mesmo.
 
Última edição:
O meu é um APC e não faço ideia quanto tempo de vida tem, depois pergunto ao meu pai que foi ele que mo arranjou...

Mas acho um bocado estranho ser mal do UPS pois aconteceu-me o mesmo com o outro que tinha e até foi por isso que troquei por outro...
 
se trocaste por 1 igualzinho pode ser problema mesmo desses ups

o normal é aguentarem pelo menos 10 ou 15 minutos

tenho um desses baratuchos um phasak de 38 euros e das vezes que me faltou a luz tive tempo de esperar que ela voltasse de novo ( uns 5 minutos ) nem desligou o pc nem o monitor e tava a jogar online num torneio de day of defeat source LOL
 
Depende da maneira como a UPS é construída. Basicamente se existir um circuito de contornamento do sistema da bateria ela não se "gasta" (naturalmente qualquer coisa se gasta só de existir) caso contrário estará sempre a carregar a bateria e depois a fazer o ondulador funcionar com base na bateria.
Existem classificações apra as UPSs conforme o tipo de construção mas já não lembro disso.
 
Bem Pessoal Eu tenho aqui uns UPs com cerca de 10 Anos, e De 2 em 2 anos tenho de lhes trocar a Bateria...

Como Sabem As Baterias Têm Um Desgate, Ao Longos Dos Anos Vao Perdendo As Suas Capacidades, um bocado Semelhante às Dos Telemoveis...

Penso que se mudares a bateria que isso fica resolvido, mas hoje em dia quase que nao compensa, porque uma boa bateria custa sem 35€ +/- Falando assim por alto ...

Exprimenta...Os Meus Que tenho aqui na Empresa é sempre a bateria que se lixa... mas pode ser realmente o Ups que tenha dado o PIFF!!!

Um Abraço, Espero ter ajudado!
 
E falta saber a potencia que a UPC aguenta? se tens uma fonte de 350w ou de 750w? outros aparelhos ligados(impressoras...).

Tenho uma APC 1400va com um cartucho novo(nova custa +-350€, o cartucho ficou em 100€)preço bem diferente dessas mustek e afins, quanto a tempos 1/2 hora com 3 pc´s, monitores e rede.
 
Back
Topo