UPS...'s

Bom... vamos lá reviver esta minha thread :P

Depois da ajuda do timber em assuntos electricos ... (para algo que LEEC serve :rolleyes: :D ), preciso mesmo duma UPS. Do primeiro post o FileServer já tem ups que chega e sobra. Uma MGE.

Agora precisava mesmo era pro PC.

Config actual:

A64
4 discos
2 gráficas
fonte 460W
PROMETEIA
CRT 19"

A minha principal preocupação é a prometeia... Alguem com ideias de quantos VA's serão precisos ?
 
A Prometeia basicamente é um compressor consequentemente é um motor ou seja é uma bobine e as bobines consomem energia reactiva portanto precisas de mais VAs do que Ws que sejam consumidos. Se a fonte da Prometia tiver correcção de factor de potência (vulgo PFC) esses dois valores serão iguais
Por isso deve chegar veres a fonte da Prometeia e daí tirar conclusões
Vi aí uns googles rápidos e uma Prometeia 2 é suposto consumir em torno de 200 W em full load
 
Admitindo que a tua fonte de 460 W tem PFC e portanto tb é 460 VA eu ficaria surpreendido se uma UPS de 1000 VA não aguentasse essa tralha toda
Tb não sei quantos W dá esse UPS de 1000 VA portanto como vês isto não é uma análise muito cientifica com algumas garantias
 
Tenho contratado 10.65, e fica bem caro!
Queixamo-nos da PT, mas a EDP limpa só naquilo 18€ por mês....
Vê é tb os disjuntores que antes tinha o quadro mal distribuído (em termos de amperagem) e quando ligava um grelhador numa certa tomada estava lixado...
 
eu tenhu uma ups trust 600VA a bombar e ja me salvou umas dezenas de vexes...aguenta cerca de 15min..e tenhu uma lc power 550W..

schmusli...nao...knd nao aguenta ela simplessmente vai abaixo e corta o circuito..faz de conta k a luz foi abaixo..
 
Daniel Maia disse:
eu tenhu uma ups trust 600VA a bombar e ja me salvou umas dezenas de vexes...aguenta cerca de 15min..e tenhu uma lc power 550W..

schmusli...nao...knd nao aguenta ela simplessmente vai abaixo e corta o circuito..faz de conta k a luz foi abaixo..


eu quando desligo a minha da rede electrica para fazer um teste o monitor começa a fazer um baralho eskesito! deve ser por os VA não serem sufecientes penso eu....
 
sim nesse caso é possivel k seja isso...penso k uma vex aconteceume isso..axo k o monitor depois num ligava e passado um bukado foi abaixo mas foi so uma vez..se fosse agr compraria de 1000VA e em vex de ser so fichas de 3 terminais punha tb para tumadas...ja vi uma k tinha 8 tumadas mas era 100 e tal €..dont matter

abraço
 
Na minha opinião devias comprar 3 ups,uma para a torre e perifericos de baixo consumo(1000va),outra para a prometeia(600va) e outra so para o monitor(400va).
Agora se o guito não for problema compra uma destas: http://wireless.com.pt/forum/files/o-meninu.jpg

Quanto as mustek,um amigo meu tem uma ligada em conjunto com um protector de picos e a board ou cpu pifaram com uma trovoada,por isso não sei.
 
http://www.mustek.de/eng_/html/produkte/ups650office.htm

E uma coisa destas acham que merece a pena? é somente p/ ligar o servidor, o router e o switch, o monitor é de 17'' e normalmente está sempre desligado.
É só porque posso ligar tudo directamente na ups e dar sumiço naqueles cabos todos espalhados pela secretária (já ñ aguento mais a maria!).

EDIT: agora tenho uma apc smart-ups 420.
 
Última edição:
hehehehehe. Há coisas do carago. Estava eu a ler este tópico, a pensar falar bem das Mustek que tenho e, como tenho o mesmo problema que tu, falta a energia e o meu PC que tem uma Mustek ligada, faz reboot :)
Actualmente tenho três UPS em casa: uma APC pequena que já deve ter uns 5 anitos na caixa de rede (routers, switchs, etc) e duas Mustek Powermust 800 USB, uma no meu PC de trabalho e outra no servidor. O servidor é um Semprom com 7 discos (!) ligados e a Mustek safa-se bem. Tem uma funcionalidade que considero importante que é o facto de fazer shutdown ao PC através da interface USB quando a bateria está a ir embora. A bateria aguenta pra i uns três minutos.
Se tiveres dinheiro para isso opta pelas APC que geralmente são de boa qualidade. Deves procurar análises na NET para saber se o modelo que pretendes comprar é efectivamente bom. Deves dar atenção a um factor normalmente ignorado que é a qualidade da bateria. Não interessa ter 500000000VA se a bateria se for embora ao fim de alguns meses. A bateria é um dos componentes mais caros das UPS.
Na minha opinião as Mustek têm uma boa relação qualidade preço.
 
só pra dar o meu contributo...eu comprei uma mustek 1000va, tive-a 1 semana e dps mandei-a d volta,porque quando faltava a luz ela só fornecia 200v em vez dos 230v.
e alem disso a minha fonte começava a fazer uns ruidos marados...
 
timber disse:
Isso é perfeitamente natural. Os aquecedores são elementos que consomem bastante energia. Se reparares uma aquecedor tipico e uma resistencia electrica gigante desenhada para estragar o maximo de energia na forma de calor.

Costumas ter cortes de abastecimento ai? Ja agora moras onde? Posso mandar uns mails a umas pessoas e indagar acerca da qualidade da rede distribuição na tua zona.

tens ppl conhecido na EDP?
 
Tenho uma APC Smart-UPS 700NET comprada em segunda mão, faz já 3 anos. Tem-se portado muito bem em termos de protecção de picos, backup e gestão de shutdown. Em termos de software (PowerChute Business Edition v7.0.2 for Windows 2003XPNT2000) está muito bem concebida e tenho acesso a informação gráfica da voltagem de entrada (é curioso verificar como a voltagem varia ao longo do dia) e de saida já retificada, estado de carga das baterias, possibilidade de teste ao estado das baterias, determinação do nível de consumo total em watts das unidades ligadas à ups e uma gestão muito programável do procedimento de encerramento automático do PC.

Não posso falar de outras marcas/modelos, mas estou satisfeito com este modelo da APC.
 
O unico problema das APC é mesmo o preço. Ex:
APC UPS SU700INET APC Smart-UPS 700VA 230V €324,82
APC UPS Back-UPS 650VA MI €163.14

Claro que uma Mustek de 60€ não pode ser comparada estas:
UPS Mustek PowerMust USB 800 B&S USB € 60.90

Continuo a dizer que atendendo ao preço as Mustek são boas.
Claro que se não tivesse problemas em esbanjar dinheiro teria comprado APC.
 
Vamos lá ver se me consigo explicar.
Se adaptar uma ficha quadrupla a um cabo de ligação ao ups (aqueles c/ 3 contactos/pinos) posso depois ligar tudo por fichas 'normais' (2 pinos) em vez de usar os cabos da ups?

Neste momento está ligado à ups (APC Smart-UPS 420): comp. c/ fonte 350w e um monitor de 17", em saídas diferentes da ups.

Depois passará a estar: + um router e um switch. tudo ligado na ficha quadrupla por sua vez ligada a uma das saídas da ups.

Deu p/ perceber ou nem por isso?
 
Back
Topo