• Encontrem os preços mais baratos dos componentes no Comparador ZWAME. Partilhem o link nas sugestões que apresentam.

Urgente - Aquisição portátil

RMSO

Power Member
Olá, preciso da vossa ajuda.

1) Qual é o orçamento disponível? Quando é que vais comprar o portátil?

1500€. Quanto mais depressa comprar, melhor.

2) A que tarefas se destina o portátil?
(apagar o que não se pretende e, no caso de uso variado, indicar a percentagem de relevância)


a) Gaming - provavelmente não vai interessar muito, porque prefiro jogar na consola.

b) Edição video / imagem / Trabalhos pesados - É a parte mais importante. Tratamento de dados LiDAR/ imagens de satélite, modelação 3d (Metashape), AutoCAD, ArcGIS... O meu portátil (RIP), com 16gb e uma GTX 960, ainda dava conta do recado, mas com ficheiros muitos grandes, já se arrastava completamente em algumas tarefas.

3) Qual ou quais os tamanhos de ecrã que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

15" - 15.6"
16"
17" - 17.3"

4) Qual a resolução e taxa de atualização/Refresh rate (Hz) que pretendes? (eliminar as que não pretendes)

Indiferente.

5) Tens alguma marca que prefiras ou alguma que esteja fora de questão?
Não.

6) Vais transportar o portátil frequentemente para vários locais ou fica preferencialmente em cima da secretária?
Uma, a duas vezes por semana vai ser transportado.

7) Quantas horas de bateria necessitas?
Aspeto importante, em poupança de energia espero pelo menos conseguir obter umas 2 a 3h (não faço ideia qual a duração atual das baterias).

8) Tens alguma necessidade específica (interface, armazenamento, conectividade, etc)?


Espaço para colocar um segundo SSD (tenho um de 1tb com menos de 1 ano de uso).

Para já estou inclinado para o Legion 5 Pro. Mas precisava de ajuda na configuração:

Vale a pena passar já de 16gb para 32gb? A diferença é de 125€.
O Rayzen 7 é suficiente, ou devo ir para o 9? A diferença é de 155€.
RTX 3060 6gb ou RTX 3070 8gb. A diferença é de 200€.

Se escolher o Ryzen 9 sou obrigado a optar pela 3070 (não dá outra escolha), o que acaba por excluir os 32gb de RAM (algo que me parece importante).

Só posso escolher duas destas variáveis, para não ultrapassar o orçamento.
 
Dava prioridade à gráfica - 3070.

A RAM é algo que podes aumentar a qualquer momento, mas se achas que no presente já precisas dos 32GB... O Ryzen 7 já é um processador bastante bom.
 
Back
Topo