1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Urgente! Blue screen pós-atualização

Discussão em 'Windows 10' iniciada por Gamertota98, 17 de Novembro de 2019. (Respostas: 14; Visualizações: 453)

  1. Boa noite pessoal do fórum zware, então eu hoje de manhã desliguei o computador e à tarde quando o liguei ele fez atualizações até aí tudo bem. Passado um bocado aparece o blue screen e o pc reiniciou e tentou aceder à versão anterior do windows, isto às 17h, são 22h25 e já tentei de tudo menos desmontar o computador mas parece que ele esttá num loop de ligar tentar aceder àquela versão desligar ligar,... Se alguém poder ajudar, pois preciso de uma solução rápida... Obrigado!
     
  2. cmgam

    cmgam Power Member

    Se calhar já tentou mas aqui vai, tentar entrar em "safe mode" ( ver aqui como:
    https://support.microsoft.com/pt-pt/help/12376/windows-10-start-your-pc-in-safe-mode) e, se conseguir, ir a um ponto de restauro (esperando que o sistema estivesse activo ....).
    Boa sorte.
    Cumps
     
  3. Chuiquinho

    Chuiquinho Power Member

    Boas
    Se a maioria das pessoas tivesse um software third party, que não o da Microsoft no Windows 10, e tira-se backups daquilo que está no disco do Windows para um disco externo muitos dos problemas se resolviam.

    Mas como não usas isso vamos tentar ver se tudo se resolve da seguinte forma: arranca por uma pen que tenha o setup e demais ficheiros de instalação do Windows 10 e escolhe opções avançadas e depois procura por - recuperação do sistema - a seguir procura por um p ponto de recuperação do sistema antigo que tenha sido gravado pelo Windows e segue em frente.

    Pode ser que isso te resolva o problema. Se conseguires entrar no desktop terás que ir a Windows update e fazer as atualizações todas novamente.

    Se isso não resolver a situação terás que formatar a máquina e voltar a fazer uma nova instalação do Windows de preferência já com uma pen boot de instalação criada com a nova build do Windows 10.

    Eu sei que é chato ter que fazer isso mas se nada resolver a situação que outra solução poderá haver?
     
  4. Quanto tento atualizar o windows e a primeira opção dá-me erro - https://imgur.com/v5fcq7N
    Quando tento recuperar o arranque - https://imgur.com/Ats6dWs
    Quando ligo o computador - https://imgur.com/ZuP2kDB
     
  5. cmgam

    cmgam Power Member

    Boas
    Há tempos, quando de uma grande actualização, aconteceu-me coisa parecida. Nem linha de comandos nem consolas, nada. Tentei tudo e nada consegui (nem eu nem um técnico conhecido). Não é para desanimar mas tive que fazer uma instalação limpa e actualizada mas como tinha partições, só a do Windows é que foi formatada.
    Boa sorte.
    Cumps
    PS. : No meu caso e já não me lembro se tirei o hd e o liguei a outro computador ou o iniciei com uma pen com o Linux, para retirar algumas coisas que estavam no directório Windows.
     
    Última edição: 18 de Novembro de 2019
  6. Chuiquinho

    Chuiquinho Power Member

    Boas
    Acho que a única solução é usares uma pen de arranque para instalares o Windows já com a última build e formatares a tua máquina e instalares tudo de novo.

    Eu tenho um Windows 10 num disco externo só para testes numa partição criada nele que foi limpo de metro apps e mais coisas usando o NtLitle e nesse Windows simplesmente não actualiza para a última versão e o Windows update diz que não existem mais actualizações para fazer. Só que em baixo tem uma mensagem a dizer para actualizar para a última build do Windows 10 que o tempo de suporte está a chegar ao fim!

    Acho que a limpeza de metro apps provocou esse problema. Não sei se poderá ser o teu caso. O Windows 10 é formado por módulos e qualquer coisa pode ser removida, até o defender pode, mas depois se isso vai causar problemas futuros numa actualização já é outra história.

    Por isso neste meu caso fico na mesma situação que tu, só que tenho acesso ao desktop sem problemas alguns mas não faz a actualização como já disse acima.

    Há duas aplicações free, para os users pessoais que não empresas, que podem ser usadas para instalar o Windows a partir do desktop doutro Windows fazendo a maior parte do trabalho: Win to USB e Win to HDD.

    WintoUSB: https://www.easyuefi.com/wintousb/
    WintoHDD: https://www.easyuefi.com/wintohdd/index.html

    Nota: Para instalares o Windows usando uma dessas aplicações tens que ter acesso ao desktop e tens que ter outro disco ou uma partição nele para puderes fazer isso. Depois é só arrancar por esse disco e completar o resto dos passos finais antes do desktop do Windows.
    O WinToUSB é para instalar o Windows para discos externos. Se tiveres um podes sempre usar para instalares o Windows e depois dentro desse usa o WintoHDD para instalares na tua máquina em que tens problemas. terás que formatar o disco antes de instalares com a aplicação claro está.

    Nota 2: Tens que ter uma imagem ISO do Windows 10. a tool do Windows, media creating tool, permite criar uma imagem ISO do Windows para além de permitir criar uma pen de Boot mas tem que ser imagem ISO para o WintoUSB ou WintoHDD poderem usar para instalar o Windows de forma auto.

    Já os usei muitas vezes e funcionam 5 estrelas.
     
  7. Ok vou fazer isso então, muito obrigado. Uma última coisa, como vou formatar o computador vou perder mesmo tudo certo? Ou há alguma maneira de recuperar os ficheiros? Estava a pensar fazer dual-boot e aceder através do ssd o windows, é possível?
     
  8. Chuiquinho

    Chuiquinho Power Member

    O Windows 10 não cria dual boot, nem a Microsoft dá suporte a quem tenta criar um dual boot, se tentas isso um dos Windows vai ficar desativado deixando de estar ativado na key de ativação e só o outro Windows é que fica ativado mas pode suceder que fiquem os dois desativados. Mesmo não teres acesso ao outro Windows pode suceder que o Windows que instalaste em dual boot fique desativado e depois não o vais conseguir ativar novamente por causa do dual boot.

    O dual boot teria que ser criado por um software third party porque como já disse atrás a Microsoft não dá suporta para dual boot no windows 10. Terias que o instalar para um disco diferente interno ou externo.

    Se tens dados a recuperar o melhor é tirares o SSD do pc e coloca noutro pc e tira um backup dos dados que quiseres recuperar.

    Podes sempre criar uma partição no SSD usando um software free qualquer, como o Minittol partition Wizard que tem versão free, e instalas o Windows para essa partição mas não sei se vai resultar porque é bem possível que não possas escolher o Windows em que queres arrancar na bios e por isso pode suceder que o pc vá sempre arrancar pelo Windows que tem problemas!

    O dual boot teria que ser criado por um software third party porque como já disse a Microsoft não dá suporte para dual boot e terias sempre que arrancar pelo Windows que instalaste, o outro nem funciona, se é para recuperares dados é melhor colocares o SSD noutro pc e fazes backup desses dados coisa que já deverias ter feito há muito usando um software de backup como o Matrium Reflect que tem versão free com limitações mas acho que na versão free não te permite fazer backup de ficheiros só do sistema operativo em si e dos discos.
     
  9. Comprei um disco externo hoje. Só que como é que passo tudo o que tenho no meu outro disco para o disco externo? Para depois poder formatar o pc em si mas sem perder todos os dados? Obrigado
     
  10. cRaZyzMaN

    cRaZyzMaN Power Member

    saca o hirens boot cd ou usa uma distro de linux
    passas os files que precisas para outro hdd e depois podes instalar o win de raiz
     
  11. Consigo aceder ao programa sem mesmo conseguir ligar o windows no computador?
     
  12. cRaZyzMaN

    cRaZyzMaN Power Member

    são para fazeres boot, usas uma pen e crias uma bootable usb
    acedes ao windows mini do hirens boot y fazes backup dos teus files

    ou então usas linux

    dá das 2 maneiras
     
  13. Chuiquinho

    Chuiquinho Power Member

    @Gamertota98
    Já que tens um disco externo quando tiveres tudo em condições começa a pensar em fazeres backu+ do disco do Windows, podes começar por fazer um backup inicial após instalares o Windows 10 pela primeira vez, usando uma aplicação chamada Matrium Reflect que tem versão free mas acho que essa só te permite criares um CD ou DVD de boot e só na paga podes criar uma pen de boot, mas tem aplicação de desktop mas convém que tenhas a media de arranque para recuperar um backu+ que é em tudo igual á aplicação de desktop, evita muitas chatices como a que estás a ter.

    https://www.macrium.com/reflectfree
    Eu tenho a versão paga cuja licença é para sempre por isso dá para instalar em PCs novos no futuro. Apenas o suporte é pago se quiseres suporte por um ano que já está incluindo na licença comprada inicialmente mas não és obrigado a pagar suporte que é anual.

    Há outras soluções de backup e é possível que o teu fabricante de SSD tenha na página dele uma aplicação de backup mas acho que isso só funciona no teu SSD e não deverá dar noutros discos de outros fabricantes.

    Nota que o Matrium Reflect Free edition também é limitado em backups de pastas ou ficheiros: Não os podes fazer só na versão paga.
     
  14. Muito obrigado, estou agora a fazer backup do meu computador e depois vou formatar.