1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Problema URGENTE Board não faz POST

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por cL!cK, 16 de Julho de 2009. (Respostas: 9; Visualizações: 706)

1. cL!cK

cL!cK Power Member

Boas, então é assim eu tenho o pc que está no My System, recentemente migrei de um Athlon X2 4000+ para este 7750+ Kuma e desde então comecei a ter problemas com a máquina.

O pc não arranca a frio, encrava no logo da Asus quando está a board está a fazer o POST, para o conseguir ligar tenho que deixá-lo um pouco assim, desligá-lo da corrente esperar um pouco e então voltar a ligá-lo (e mesmo assim às vezes não dá). Mas pior que isso, se eu tiver seja o que for ligado ao slot IDE da board o pc não arranca de forma alguma, às vezes custa a arrancar mesmo só com os meus discos SATA ou com um só que aqui tenho a mais, se desligar tudo deixando tanto SATAs como IDEs completamente desligados umas vezes faz o POST, outras não..e mesmo que faça se voltar a ligar os discos pode voltar a encravar a meio. Tão pouco posso reiniciar o PC quando quero sem receio que volte a encravar..

Tenho andado às voltas já há algum tempo com este problema e consegui identificar que é da board, se eu colocar o 4000+ de volta o PC funciona 5*, o meu 7750+ funciona perfeitamente na M4a78 Pro de um amigo meu, bem como todas as restantes peças da minha máquina. O problema tão pouco é da BIOS, tenho a mais recente e o problema mantém-se.

Sei que esta série de boards foi algo problemática para a Asus, muitas vinham com defeitos e foram devolvidas para a marca, as que ainda ficaram no mercado viram o suporte de CPUs reduzido de CPUs com TDP de 125W para 95W e foram substituidas gradualmente pela M3A-H/HDMI...inicialmente pensei que estava safo, que tinha tido sorte e me tinha calhado uma sem problemas, mas aparentemente não. Penso que haja um problema com esta board, que apesar de suportar oficialmente o meu CPU haja algum defeito que cause isto.

A board em questão foi comprada na ***** em Março do ano passado, penso que amanhã a vá levar à loja do Montijo para RMA pois apesar de não ser um problema 100% incapacitante obviamente que a board não está boa, no entanto agradecia algum feedback da parte de alguém mais relativamente a isto..

Peço desculpa pelo testamento mas tinha que ser para que percebessem o que se passa..

Cumprimentos

2. mgl4evr

mgl4evr Power Member

suponho que ja tentaste um reset c-mos...

3. cL!cK

cL!cK Power Member

Vezes sem conta, foi das primeiras coisas que tentei (é algo tão elementar que nem me lembrei de mencionar)..mas não ajuda nada, o problema mantêm-se.

Mas a minha questão é, será que o mandar a board para a loja há de me valer de alguma coisa, visto isto ser um problema tão..específico?

Última edição: 16 de Julho de 2009
  4. mgl4evr

mgl4evr Power Member

se a board funciona bem com o 4000, mas se recusa funcionar com o 7750, este testado noutro pc, so deve ser mesmo da board.
    se puderes, rma com ela!

5. rpfc

rpfc Banido

board... ou algum problema com a fonte? visto que ate' consegue arrancar com um processador mais antigo...

cumps!!

6. FastBoy

FastBoy Power Member

Eu quando vi o sistema dele tambem pensei automaticamente nisso, a serie green da lc power é muito fraca.

Eu tinha uma de 600w, pentium dual 2200, um sistema pesado com 6 discos e uma 4830, com o 2200 conseguia meter fsb a 400 (um bruto OC), quando mudei para o Q6600 a partir dos 340 o pc só arrancava a 4ª ou 5ª tentativa. Depois de arrancar na boa, mas para arrancar era um martirio. Esse Q6600 é versão G0, foi testado noutra maquina e deu logo na primeira tentativa os 400fsb sem grande vcore. Logo, no meu caso o problema foi era da fonte.

O teu antigo X2 4000+ tinha TDP de 65w, este teu novo X2 7750 tem TDP de 95w. Pode estar ai a explicação.

cump.

7. cL!cK

cL!cK Power Member

Lol, comparar o consumo de uma 4830 a uma 3870 e de um Q6600 a um 7750+ é um pouco disparatado na minha opinião.
    Mas não, da fonte não é (quando a comprei sabia perfeitamente o que estava a fazer :P), para este sistema esta fonte serve perfeitamente e de qq forma tive aqui uma Pc Power and Cooling 610 de um amigo para o poder confirmar.
    E se realmente fosse da fonte o PC não encravava a meio do POST, ia se abaixo durante o boot ou a meio de apps mais pesadas ou jogos.

Enfim, acho que vou levar a board à loja daqui a um bocado :\

8. rpfc

rpfc Banido

tentaram-te ajudar, nao me parece o melhor tipo de inicio de resposta.

A fonte podera' ser suficiente para tal configuraçao, e se a mesma tiver algum problema?

Acho que deverias levar a configuraçao completa, para poderem ver o "semi-arranque" do pc... digo eu

cumps!!

9. cL!cK

cL!cK Power Member

Eu honestamente agradeço a ajuda mas garanto que da fonte não é, para ter a certeza absoluta que não era até a meti com o meu 7750+ noutra máquina que era:

2x2Gb Gskill DDRII 1066 Cas 5
    M4A78Pro
    HD4850
    3x Maxtor 160gb @Raid 0
    Dvd-rw
    fans e leds "a dar cum pau"

Orthos e rthdribl durante 4 horas e nem um único erro ou break de qualquer tipo. Tudo bem querem ajudar, mas se o meu sistema em load comer 200W já é muito..deixem lá as vossas manias de implicar com LcPowers :p

Quanto ao levar o meu pc para eles verem já tinha pensado nisso, não é má ideia até o podia fazer mas pergunto-me se realmente valerá a pena..

10. rpfc

rpfc Banido

Eu tenho LCpower... e ate' ver, nao me posso "queixar" muito.. :) e outra coisa, ate' ha' bem pouco tempo atrás...tinha daquelas fontes de linha branca, num athlon xp+ 2100, e em 8 anos, 0 problemas :) esta e' mais esquisita..mas pronto, eu faço-lhe a vontade!!

(pequeno episodio com os discos...ao ligar...mas que provavelmente e' de nao esperar o tempo certo, para ela ter "corrente" suficiente)

cumps!!

Partilhar esta Página