1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

URGENTE!! Como é que eu instalo os Drivers da Nvidia no Fedora core 3???

Discussão em 'Novidades GNU/Linux & *nix World' iniciada por Morpheus, 2 de Abril de 2005. (Respostas: 16; Visualizações: 1630)

1. Morpheus

Morpheus Banido

pois bem andava em todo contente com o fedora core 3 knd vi que n tinha a placa reconhecida pelo sistema ... fui ao site da nvidia mas lá so diz para executar o:
    sh "nome do file"

pois eu fix isso num terminal como seria suposto ... mas o malandro do Xserver está a bombar e o installer do driver n deixa continuar ... pensando eu que conseguia alguma coisa fiz:

Ctrl-Alt-F1

entrei como root e fiz

Killall X

o gaju manda abaixo o X mas e volta para o menu de Login!

agora como é k eu instalo os drivers se n consigo mandar abaixo o Xserver???

2. xtr3me

xtr3me Power Member

Tens de mudar o runlevel, para que ele não vá logo para o x.
    Em fedora n sei como é que é, mas se procurares na net, com certeza que encontras isso ;)

3. acrobat

acrobat Power Member

acho ke é init 3 ... em red hat era...

4. xtr3me

xtr3me Power Member

Sim, eu tava a dizer que n sei onde se edita isso .. :P
    Acho que os runlevels principais n mudam entre distos ... penso eu

Alguém confirma isto já agora?

5. acrobat

acrobat Power Member

para instalares os drivers da nvidia basta fazeres init 3 na linha de comandos (como root) e depois sh nvidia*.bin pelo menos era como eu fazia em red hat...

tb acho ke os runlevels nao mudam...

6. xtr3me

xtr3me Power Member

Tens a certeza?
    pah, eu como n tenho nem nvidia, nem costumo arrancar logo o X, n faço ideia de como se processa o install dos drivers.
    Nunca me dei ao trabalho de ler aquilo :P

7. acrobat

acrobat Power Member

pelo menos nvidia gf2 no red hat 9 tenho a certeza ke foi onde experimentei...

8. Morpheus

Morpheus Banido

afinal é parecido ...

bem aqui vai a maneira de como fazer isto ...

visto que os drivers da nvidia já n são em RPM tem de se fazer isto:

Here's how to install the nVidia drivers if the RPM doesn't work (or if you don't want to use the RPM):

1. Get the lastest linux drivers.
    2. Now print this out, or write it down, because we're going to close X, the graphical part of Linux.
    3. Open a Terminal.
    4. Become root: su -
    5. Shut down X: telinit 3
    6. Now, you will have a "Login:" prompt. Log in as root and go to the directory where you downloaded the nVidia drivers.
    7. Type: sh NVIDIA-Linux-x86-1.0-6106-pkg*.run
    8. Type: cp -a /dev/nvidia* /etc/udev/devices/
    9. Type: chown root: /etc/udev/devices/nvidia*
    10. Follow nVidia's instructions to set up the driver. (Read the "EDITING YOUR X CONFIG FILE" section.)
    11. Now, we need to remove some conflicting files: rpm -e --nodeps xorg-x11-Mesa-libGL
    12. Type: modprobe nvidia

13. You can now restart X by typing: telinit 5

queria agradecer ao user sapropel pelos links maravilha ... e claro a todos voçês ...

p.s.: isto é o k dá um gaju ser noob no linux e meter.se logo com o Fedora Core 3 64 bits ...!:001::001::001::001:

9. Morpheus

Morpheus Banido

afinal n é assim tão simples...

pois bem ... o problema está no Kernel ... o driver tenta sacar um kernel para ele poder "trabalhar" á vontade ... e eu n tenho net para fazer isso logo ele vai buscar um que existe algures no sistema para ele recompilar... mas mesmo assim na funga...

pelo que percebi o mal é mesmo eu n ter net e ele n ir buscar o kernel k ele ker á nvidia ... pois tb instalei o mandrake 10.2 rc1 x86_64 e a ramboiada é a mesma pede um kernel e dp diz k n tenho e aborta a instalação ...

Solução:

Para quem tem placas da série 6xxx da Nvidia tem de ter net para instalar o driver e mta paciencia para depois configurar tudo á mão no caso de o installer n fazer o trabalho que é suposto ...

10. Madril

Madril 1st Folding then Sex

Gentoo = emerge nvidia-kernel nvidia-glx nvidia-settings e tá feito ... :D

Querem complicar com distros manhosas e pronto :D

Btw ... alguem tem problemas com o Allow Composite With GLX (se é que alguem experimentou) ...

O meu X as vezes faz restart sozinho ... e cheira-me que é por isto ... mas tb dizem para usar isto com cuidado :D

11. onaips

onaips Power Member

o que o "bin " no NVIDIA te pede realmente sao as sources do kernel, que deves ter em algum cd dos k instalast do mdk...

12. Morpheus

Morpheus Banido

pois ... tava a ler isso mesmo agora ... tenho de ir ao cd 1 buscar a [font=verdana, arial, helvetica] kernel-source-*********.rpm k lá deve andar ...

essa do emerge e tal isso parece mta giro ... com k placa é k estás a usar esse linux? é que a malta que tem placas da serie 6xxx tem.se keixado uma beca que simplesmente n funga o driver com kernels antigos ... so a partir do 2.6.9 pra cima! acho que o proprio driver n instala pk diz que o driver é antigo ... (mas ainda tenho de confirmar esta) ... qual é o kernel k esse gentoo tem?
    [/font]

13. God_Lx

God_Lx Folding Member

Epah n inventem... Compilem um kernel e compilem o modulo... Não tem nada k saber... Agora andam a inventar aí com rpms e coisas do género depois admiram-se k n tenham isso a bulir...

14. onaips

onaips Power Member

pah tens razao mas pa agns deve ser mais facil :)

aki nvidia driver bule c/ kernel 2.6.11.6

abraco

15. Madril

Madril 1st Folding then Sex

O kernel é o que tu quizeres ... o 2004.3 vem com o 2.6.9, o 2005.0 axo k ja vem com o 2.6.11 ... que é o que tenho.

16. Morpheus

Morpheus Banido

o problema n é esse ...

se leres o readme do installer da nvidia ele faz isso por ti (pelo menos é suposto) a unica diferença é que de uma distro para outra tens diferenças entre elas ... li ainda á bocado que se n fizeres o "modprobe nvidia" ele n te cria as pastas no /dev que são necessárias...

se no gentoo é só fazer emerge ainda é mais facil... o problema é que o gentoo tb n parece ser pêra doce pra instalar ...sinceramente n o conheço

realmente gostava de instalar os drivers assim, é que a mexer no linux é que um gajo aprende realmente como as coisas se fazem, se uma distro é melhor que outra n sei, realmente ainda n tive oportunidade de experimentar o gentoo a unica coisa que eu acho é que devemos usar a distro que achamos ser mais confortavel ... o FC3 pareceu.me ser uma boa distro, o Mandrake 10.2 rc1 x86_64 está uma bela porcaria , o ubuntu tou a sacar mas é uma distro mto virada para a net e o user tem de instalar mtas aps depois do SO estar instalado ... para kem neste momento n tem net é uma beca mau ...

Partilhar esta Página