URGENTE!! como instalar o leopard no primeiro modelo do iMac G5

mac_trp

Power Member
Ola a todos
eu tenho o primeiro modelo do iMac G5 e tenho o sistema operativo 10.4.9 e preciso de instalar rapidamente o leopard (OS 10.5).
ja comprei o DVD mas ele vem em DVD DL e o meu iMac nao suporta DL >(.
ja tentei instalar com um disco externa mas nao consigo.
Pedia que alguem possa ajudar.
obrigado
 
Usa um disco externo FW. Primeiro crias uma partição de Boot nesse disco, fazes uma imagem dmg ou iso a partir do disco original, restauras essa imagem para a partição de Boot criada no disco FW, reinicias fazendo boot a partir do disco FW.

Notar que precisas de acesso a um mac ou pc capaz de ler o disco e de criar imagens iso ou dmg.

Cumps
 
ou então ligas 2 macs em Firewire, metes o dvd no mac que consegue ler e reinicias pressionando a tecla "T". ( o mac vai fazer de disco externo / leitor de DVD externo ). No G5, visto que ainda tens lá Sistema operativo escolhes o DVD que está no mac remoto como start-up disk e instalas normalmente :)

ou ainda, podes ligar os 2 em firewire à mesma mas no G5 pressionas no "T" enquando ele arranca, ficando assim ele a ser o disco externo.
Metes o DVD no mac que consegue ler o DVD, crias 2 partições no disco do G5 e numa delas fazes o restore ( com o disk utility ) do DVD original para uma das partições. Depois arrancas com o G5, instalas na outra partição e reformatas a partição onde estava a imagem do DVD para levar com dados.

Mas em qualquer das maneiras que utilizares, deves SEMPRE postar as duvidas no Duvidas e Suporte Técnico!
 
Última edição:
desculpa mas ainda sou novo no mundo da informatica ( infelizmente porque eu adoro informática).
nao percebi o k é:
-disco externo FW
-prtição boot
podes me explicar melhor?
obrigado mais uma vez
 
desculpa mas ainda sou novo no mundo da informatica ( infelizmente porque eu adoro informática).
nao percebi o k é:
-disco externo FW
-prtição boot
podes me explicar melhor?
obrigado mais uma vez
FW é FireWire e é basicamente um interface de ligação tal como o USB. Se notares no teu Mac vais ver uma porta igual a esta:

FirewireSocket.jpg


Partição Boot é uma partição vulgar que pode ser criada em qualquer disco mas com propriedades que permitem ao sistema arrancar a partir desta. Para fazer isto usas o Disk Utility.

A opção disk restore from image está tb presente no Disk Utility mas uma vez que pareces não possuir conhecimento aprofundado aconselho-te a pedir um Mac portátil que tenha drive DL e seguir os conselhos do zoidberg uma vez que são mais simples. Suponho por exemplo que não possuas um disco FireWire e a compra de um parece-me um overkill para resolver esta questão.
 
Disco FW = Disco Firewire (Digo eu)
Partição boot = espécie de bootcamp.

Mas não tás na secção de dúvidas e suporte técnico. Lê as regras do forúm.. Deverias ter escrito lá!
 
Podes tentar com um disco externo USB, mas as coisas aqui são algo imprevisíveis mas já tive sucesso em fazer boot via USB apesar da Apple não garantir que isso é possível (acho eu). Para USB os passos são idênticos.

No disk utility em Partition, tens Options na escolha de formatação e criação de uma nova partição, aí escolhes Apple Partition Map. Era disto que falava quando referi Boot Partition, não me lembrava do nome exacto das partições de arranque em PPC.
 
ok
eu vou tentar fazer isso.
eu tenho um disco fireware.
nao da para instalar a partir de um pc portatil (windows) k tem uma drive DL?
como tenho este portatil da hp e se der era mais facil (penso eu).
desde ja peço desculpa por me ter enganado a colocar o post:confused:
mas como ja disse nao percebo mt disto ainda.
obrigado
 
Se tens um disco FW dá de certeza na boa (foi assim que instalei no meu PB). Com um laptop PC não consegues fazer o que o zoidberg descreveu, não têm Target Disk Mode.
 
Atenção que a drive do 1º iMac G5 (eu tenho um e instalei-lhe o Leopard sem qualquer problema) não grava mas lê DVD dual layer. "Portantos" se o teu iMac não lê esse DVD então é porque ou o DVD ou a Drive estão "kaput".
 
Se tens um disco FW dá de certeza na boa (foi assim que instalei no meu PB). Com um laptop PC não consegues fazer o que o zoidberg descreveu, não têm Target Disk Mode.

pode não ser assim tão linear, eu tenho aqui um disco Firewire em que o meu mac-mini PPC recusa-se a arrancar a partir dele ( chipset Prolific ) parece que os chips firewire mais compativeis são os Oxford, mas nada como tentar!

Já agora, como é que ele vai clonar o DVD para o disco com um pc windows? ( deve dar, mas não faço mesmo ideia como )
 
Back
Topo