1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Urgente - Jabberd2 (IM Server)

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - GNU/Linux & *nix' iniciada por tds, 8 de Janeiro de 2009. (Respostas: 8; Visualizações: 853)

1. tds

tds Power Member

Boas!

Bem, é a primeira vez que posto no ZWAME desda última vez que postei no techzone :p ahah xD

Então é assim: estou a instalar um Servidor de Mensagens intantâneas para uma disciplina, e só tenho mais 1 semana. Estou a tentar pedir ajuda como último recurso, pois gosto de ser eu a resolver as coisas - mas desta vez não consigo sozinho.

Estou a usar o Debian 4 como S.O. e o Jabberd2 como o programa servidor.

Estou a seguir o guia que está no site do jabberd2 - http://jabberd2.xiaoka.com/ (site) / http://jabberd2.xiaoka.com/wiki/InstallGuide (guia) - e estou parado no ponto 4.8 - Basic configuration.

O meu problema é a falta de informação em relação a como fazer aquele teste para um leigo - tanto em Linux como em Sistemas de Instant Messaging.

Gostaria de ver respostas, pois lembro-me que quando postei (também sobre isto) no nosso antigo e bom amigo techzone, tive umas grandes ajudas =D

Abraços,
    Tiago dos Santos.

2. [knap]

[knap] Power Member

Olá.

Instalaste o jabberd2 a partir da source (fizeste download no site) ou instalaste a partir dos pacotes debian (não sei se existe este pacote)?

Basicamente o que isto faz

Código:
    su
    su jabber
    cd /usr/local/bin
    ./jabberd  

É iniciar o jabberd2, nada de especial, qual é a dúvida? O que não consegues fazer?

3. tds

tds Power Member

Boas, e obirgado pela prontidão ;)

Instalei os sources.

Nesse ponto não há nenhuma dúvida, está tudo feito.

O problema é nos Checkpoints que se seguem.

Aqui está o meu prooblema.

Como é que me vou ligar ao servidor?

Nota: estou a usar uma máquina virtual (que é o servidor de IM) no host Win XP. A minha PAN tem router (checkpoint 2).

Obrigado pela prontidão, mais uma vez :)

Abraços, TdS

4. [knap]

[knap] Power Member

Que domínio é que colocaste no sm.xml?

A máquina virtual tem ligação à internet? Se tiver basta usares um cliente jabber (tipo o pidgin) e colocares

Código:
    [email protected]_que_meteste_no_sm.xml
    Não te esqueças que o domínio "tem de ser resolvível" por DNS.

Se por outro lado no sm.xml deixas-te localhost acho que te basta correres o pidgin na máquina onde tens o jabberd2 e colocares nas opções de conta

Código:
    [email protected]
    Diz se funciona.

5. tds

tds Power Member

O domínio foi imserver.imserverptec.pt (localhost.domínio).

Sim, a máquina tem ligação.

Ao configurar a ligação no pidgin, coloquei o nome do user - jabberd, protocolo XMPP, o domínio coloquei o meu ip de internet (o router faz o redirecionamento dos pedidos do porto 306 directos para a máquina virtual), meti a pass e o Resource.

O user e a pass foi a que está no passo do MySQL no ponto 4.

Agora tenho o pidgin mas nao sei se está mesmo ligado ou nao - não aparece qualquer espécie de erro.

É mesmo isto que o ponto 4.8 significa?
    Ou devo tentar adicionar um utilizador e eles contactarem - o utilizador jabberd e o outro?

Vou inda tentar com o endereço de loopback na máquina virtual.

6. tds

tds Power Member

Ok afinal sempre deu erro a ligação com o servidor.

Escrevi todos os passos no post anterior.

Vou tentar resolver, mas fico também à espera de ajuda.

Mais uma vez, muito obrigado.

TdS

7. tds

tds Power Member

O Debian (que é o server do jabberd e a máquina virtual) tem o UDNS instalado.

Em que outro aparelho precisa d ser o DNS resolvido?

8. tds

tds Power Member

É este o erro que me dá.

Protocol: XMPP
    Username: jabberd2
    Domain: 84.90.*.*
    Resource: Teste
    Password - *****

são estes os dados.

Alguma configuração em falta no server?

9. tds

tds Power Member

Problema resolvido, também!

Para o pessoal que tentar fazer isto, para o domínio ser resolvido, que implementem um serviço de dns no vosso computador ou façam a configuração do ficheiro /etc/hosts para o nomedohost.nomedodominio.qlc ser reconhecido.

Em relação ao Jabberd, para quem precisar de ajuda, penso que já estou preparado para ajudar ;)

Partilhar esta Página