Urgente - Não consigo aceder ao meu disco

Boa noite pessoal,

preciso de a vossa ajuda, tenho um disco sata que utilizo como arquivo de documentos. Hoje tentei aceder a ele e aparece a mensagem "que meu disco não está formato, se deseja formatar agora". Não quero perder meus documentos, como fazer para resolver este assunto? Formatar não é opçao mesmo!!!
Tenho na partição I
 
Tenta reiniciar os PCs, por vezes dispositivos de armazenamento quando são instalados em máquinas pela primeira vez fazem esse atrufio, reinicia se e fica bem.

Boa sorte
 
mordock :Já reininciei o pc varias vezes, nao resolver o problema..

scandium: como faço isso, nunca fiz tal coisa, o que preciso para fazer ta coisa. Uma pen de quantos MB? qual o ficheiro que instalo na pen?
 
mordock :Já reininciei o pc varias vezes, nao resolver o problema..

scandium: como faço isso, nunca fiz tal coisa, o que preciso para fazer ta coisa. Uma pen de quantos MB? qual o ficheiro que instalo na pen?

Fazes o download do Universal USB Installer. E segues o passo 1 do programa, que fará o download do Ubuntu ou outra distribuição que escolheres. Precisas de uma pen com 1 GB para o caso do Ubuntu.
 
Se tens DVD-RW instalado no PC podes fazer a partir dai que vai dar ao mesmo. Grava um CD do UBUNTU e faz arrancar pelo CD.
 
Boas, sim mas vou ter que comprar um leitor gravador dvd, por azar este ja nao funciona.
Relativamente ao disco que nao consigo aceder, o programa getdataback é a melhor soluçao? para recuperar o disco?
 
Se eu entendi é para recuperar dados . Certo? se é nem precisas desse programa com uma distro live linux , entras no Windows e depois é só guardar os dados que interessam numa pen ou outros suport por exemplo um HDD externo ou outra partição, simples e muito amigável. Depois é só formatar o disco.
 
Muito provavelmente esse disco está para dar as ultimas.
O ideal, será fazer uma imagem desse disco para outro disco e depois recuperar de lá. Muito provavelmente também, terá que ser feita uma RAW recovery...
 
distro live linux??

Vou resumir quais os problemas que tenho.

1ª tenho um disco I que nao consigo entrar, da a mensagem "nao esta formatado, quer formatar": Claro que não, quero recuperar os dados de lá.
2ª tenho mais dois discos c e d que tem funcionado bem, no entanto tenho tido problema no arranque os discos nao serem detetados, tenho que ligar e desligar o pc varias vezes ate que os disco sejam detetados.
3ª leitor de dvd nao funciona bem, por vezes le outras vezes nao le, para fazer boot com cd esta muito complicado.
4ª iniciar o boot atraves do usb, ja andei a configurar a bios para que arranque atraves do usb, tem opçoes usb fdd e hdd e nenhuma delas funciona.

Agora estou a fazer o seguinte, instalei um programa oracle VM virtual box, que atraves dele pretendo iniciar o sistem aoperativo ubuntu, para ver se consigo entrar no disco I que nao consigo atraves do sistema operativo xp.



 
Como o meu pc é antigo nao se aguenta com esta historia do oracle virtual boz, fica muito lento, mesmo assim consegui arrancar com o sistema operativo ubuntu, mas nao consegui detectar o disco. Poderia ser uma solução mas não deu. entretanto atraves do programa de recuperaçao tentei recuperar a partiçao, mas no final apareceu zero ficheiros, e agora nem o disco ve, enfim ja nao sei o que fazer, os problemas já sao tantos, para alem deste tenho outro problema no arranque no qual ja solicitei a vossa ajuda noutro topico, bios nao detecta os dois discos.
 
Boas

Tenho um problema semelhante. Tenho um disco que era do meu portátil, e quando ligo a outro PC para tentar recuperar os seus dados, ele da-me a mensagem de que não está formatado e precisa de o ser. no entanto isto só acontece numa das partições ( Tem duas), na segunda partição, consigo aceder sem problemas.
É possível aceder ao disco? Se sim como ?
Já me aconselharam usar programas de recuperação de dados, mas recupera os ficheiros em RAW penso (não percebo muito disto), ou seja, em bruto, e nada organizado ou identificado. E queria saber se consigo aceder efectivamente ao disco.
Agradecia alguma explicação, já que não percebo muito do assunto =/

Obrigado desde já,
 
@Peternac2003

Esse disco estará certamente com grandes problemas. Quanto mais tentas e falhas, mais problemas geras.
Se necessitas mesmo dos dados, trata com uma empresa que resolva isso. Se é uma questão de €€ e de momento nao tens, deixa-o para uma altura em que possas. É que te arriscas a perder tudo.

@Dar3un

O teu disco terá muito provavelmente bad sectors que terão originado a falha da partição. Se o MFT se tiver corrompido, quase certamente só uma recuperação RAW, que é o que tu dizes, mas só depois de se analisar, é que se pode confirmar.
 
Larbac afectivamente está com bad sectors. Já corri HDtune e verifiquei alguns sectores a amarelo.
A minha duvida reside no facto de, se usar o
MiniTool Partition Recovery, e aceder a partição danificada (P1) embora não consiga salvar nada, e apenas a titulo "exploratório", consigo ver as pastas todas, organizadinhas. Quando uso o EASEUS Partition Recovery 5.0.1 Ele diz-me que que o mesmo se encontra unformated e como tal não consigo aceder ao disco (mesmo que para explorar apenas) devido a uma falha do mount. e com o MiniTool Power Data Recovery já consigo a tal recuperação RAW.
é possível fazer um diagnostico mais especifico, que me permita saber se consigo uma recuperação menos em bruto ? E se sim como, e quais serão as soluções para o fazer ? Li aqui aquela solução recorrendo a linux, mas não percebi se é possível no meu caso, nem tão pouco como se faz. Como já disse, o meu conhecimento é algo limitado, infelizmente.
 
Como já aconselhei aqui e em outras situações, nestes casos os discos devem ser "clonados" para um disco bom e só depois tentar recuperar. Há muitas formas de o fazer, mas nao to posso indicar aqui ("trade secrets").
Poderás encontrar informações sobre DD_rescue para linux (gratuito e bom) para fazer essa clonagem. Não estou a falar a Ghosts ou similares.
Tem que ser equipamento que lide com os Bad Sectors e o ideal é Hardware especifico para isso.
 
Back
Topo