1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Urgente! Raid + Ic7

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por JarJarBinks, 27 de Junho de 2003. (Respostas: 4; Visualizações: 660)

1. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

É o seguinte: tenho uma ABIT IC7 e comprei 2 Discos WD800JB (ATA100) e 2 adaptadores ABIT Serillel. Liguei os adaptadores aos discos e os discos aos conectores SATA1 e SATA2 (os discos têm os jumpers em single master ambos, apesar de eu em desespero ja ter tentado varias combinaçoes) e na BIOS só é detectado 1 disco (o do SATA 1) se ligar so 1 e meter a bios em auto ela detecta-o sem probs, mas se ligar 2 e meter em auto ela nem inicia...o PC bloqueia no POST na parte de "detecting IDE devices". Se eu ligar os 2 mas em vez de auto meter enhenced mode e RAID enabled, demora muito tempo a iniciar o RAID, mas so detecta o disco ligado ao SATA1 e diz q n consegue fazer uma array so com 1 disco (duh).....como é obvio ja troquei as ligaçoes dos discos e é detectado sempre o ligado ao SATA 1 e o outro nao.

Eu gostaria de ter isto pronto até pq tenho de vender os meus discos antigos....alguem me sabe ajudar....ou entao, pelo menos dar uma sugestão de como resolver isto....é q eu ja tou sem ideias:(

2. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Que versão da bios tens?

Tenho dois discos Ibm's com o serillel em Raid 0 no 2º controlador de uma IC7-G.

O que tens que ter é Raid enabled e bios enabled.

Uma das bios, demora imenso tempo a detectar os ide's. Isso foi corrigido na ultima bios.

Edit: Isto pode parecer estupido, mas só para ter a certeza, tens o cabo de power bem ligado no 2º serillel?

Última edição: 27 de Junho de 2003
  3. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

n está em causa o serillel, o disco ou o cabo.....tenho 2 discos com 2 serillels (os discos estao ambos em master/single/neutral) e seja qual for q eu ligue ao SATA2 n é detectado. O prob tem de ser outro.

Tenho a IC7 (n é a G) e só tenho 2 portas SATA ligadas ao controlador RAID da intel (integrado no southbridge). A versão da BIOS da IC7 é a ultima (a versão 14).....o problema n é do RAID em si....mesmo com o RAID desligado ele n detecta o disco no SATA2 e na BIOS, nas opções do SATA dá para alterar o modo do SATA1, mas o 2 aparece a cinzento (n sei se será normal)....outra cena estranha é q quando ligo apenas o disco ao SATA1 ele detecta logo, mas quando ligo ao SATA1 e 2 ele demora imenso a detectar e só detecta o SATA1, no 2 diz q n tem nada. Se meter as opções do SATA no auto e ligar um dos discos ao SATA2 o PC bloqueia no POST e nem dá para ir à BIOS!!!!!! tem de se desligar o cabo do SATA2!!!!

4. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Muito estranho....

Parece que tens tudo bem. Discos em master, tudo bem ligado. Não percebo. Dá ideia que o segundo controlador de Sata está avariado.

O que te aconselhava era a meter um disco antigo no sata 2. Se não der, só pode ser da board. Não estou a ver outra causa.

5. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

antes de mais, obrigado Nemesis11 pela tua ajuda...

Infelizmente deves ter razão, pq quando lá liguei 1 disco (MAXTOR 40GB ATA100 5400rpm) onde guardo os filmes ele tb n foi detectado.....tb n vejo outra hipotese q n seja da motherboard, mas acho isso muito estranho:confused:

Partilhar esta Página