[urgente]Rede caseira com switch ou router?

P}{!LL!P

Membro
boas pessoal
bem a situação é a seguinte tenho 2 computadores cá em casa e agora vem outro a caminho e queria pô-los todos em rede onde tivéssemos acesso aos dados de cada um e também acesso à internet. tenho um modem/router com 2 portas uma usb e outra rj45. já tive a ler alguns tópicos aqui do fórum mas cada vez fico mais baralhado. uns dizem que este tipo de modem como tem NAT (seja la o que isso for) basta ligar a um switch e a partir daí a cada computador e já está. outros dizem que tem de ser a partir e um router. afinal o que é necessário para ter net em simultâneo nos 3 PCs e termos livre acesso entre os dados?

já agora se puderem podiam aconselhar-me alguns router ou switches? a marca sweex é alguma coisa de jeito?

ah é verdade eu também tenho um fonera cá por casa não quero fazer a rede por ele porque os computadores estão muito longe e perde muito velocidade...mas queria continuar a usa-lo nem que seja só de vez em quando para poder usar a wii e a psp online.

desde já obrigado e desculpem o testamento
abraço
 
e que modelos aconselham? vi os seguintes modelos:
sweex sw005 10€
Conceptronic C100S8 15€
SMC SMCFS8 22€
Netgear FS608FS 22€
US Robotics USR847905A 22€

inicialmente estava mais inclinado para o sweex visto ser o mais barato... mas e o desempenho altera conforme esses modelos? que modelo hei-de escolher?

desde já obrigado
 
tens um modem com ligação usb e ethernet....só podes usar 1 de cada vez.

O switch vai-te automaticamente dividir a velocidade da ligação ao meio independentemente se a estas a usar ou não.
O router já altera os valores da ligação consoante a utilização.
 
então nesse caso prefiro o router...

Conceptronics C100BRS4H que dizem?

em p2p como se comportam?vai haver muita perda de velocidade?
vamos ter acesso a dados entre os nossos computadores?


desculpem estas perguntas meio idiotas...mas para quem não percebe mesmo nada...:sad:
obrigado
 
desculpem novo post...
comoé dividida a veocidade? matematicamente ou seja 2mb dividido por dois computadores igual a 1mb por PC ou perde um bocado mais?
 
eu cada vez também estou mais confuso com hub/switch/router.
sei quais as diferenças entre eles.. mas nestes caso um hub não é suficiente?

eu tenho um speedtouch 516v6 da sapo. este modem so tem uma porta ethernet. Eu queria ligar o pc fixo e o fonera ao modem.

eu penso que não deve haver problema ligar


modem --- hub ---fonera
|_ desktop​

se eu estiver enganado corrijam-me sff



@ P}{!LL!P
desculpa usar o teu topico, mas não vi necessidade de criar outro
 
ainda bem que intervieste...

já consegui entender a diferença entre switch e router agora hub não faço a minima do que é... hub não são aquelas "multiplicadores" de portas usb?

abraço
 
N usem nunca Hub! O Hub para as redes tá completamente descontinuado... Era bastante lento e perdia-se muito sinal com ele.. Um Hub apenas se limita a enviar para todas as portas o que recebe numa, fazendo com que haja demasiado "lixo" desnecessário a percorrer a rede.

O melhor mesmo é o switch! É "inteligente" comparando-se com o Hub. Pq se queres enviar x ficheiro para um PC ele apenas envia para o pc escolhido, o Hub enviaria a todos os PC's. Broadcast!

Bem depois desta mediocre explicação apenas quero dizer que o melhor mesmo é um switch sendo a escolha mais sensata! Existem bastantes bem baratos!

Alguma dúvida é perguntar!

Cumps,
Morphine0225
 
tens um modem com ligação usb e ethernet....só podes usar 1 de cada vez.

O switch vai-te automaticamente dividir a velocidade da ligação ao meio independentemente se a estas a usar ou não.
O router já altera os valores da ligação consoante a utilização.

???? o switch vai dividir a velocidade?????:D:D:D


Compra o switch, liga por RJ45 ao modem/router e já está. nada mais simples.

Os Hubs basicamente são replicadores de portas( ok não é bem isto mas por agora basta). Usando uma comparação estupida um switch de 8 portas é como teres 8 tomadas de energia na parede. São independentes e fornecem apenas o equipamento lá ligado directamente. Um Hub de 8 portas é como ter uma tomada de parede com uma extensão e 8 equipamentos lá ligados a partilhar a mesma energia. Numa rede simples para 3 PCs porvavelmente nem notavas grande diferença mas não vale a pena comprar um Hub pois já estão mais que mortos.

A questão do NAT é muito simples. Se estas ligado a internet tens de ter um IP publico por cada dispositivo a aceder a net. Como endereços IPv4 não abundam (qq dia já nem existem disponiveis) o ISP atribui um por ligação( normalmente dinamico a não ser que pagues mais) o que te permite ter um equipamento ligado a net. O que o NAT faz é permitir que uses os dispositivos que quiseres para aceder a net utilizando apenas um endereço externo.
 
Última edição:
e que switch aconselham?
no meu caso cheguei a pensar no hub porque acho que seria o mais barato e nao iria notar diferenças por apenas ligar la 2 aparelhos.
não queria gastar muito €€

cumprimentos
 
eu já encomendei o meu custou 11€ +/- um sweex, e os de marcas mais conceituadas também não eram muito caros.

fiquem bem e obrigado por estes esclarecimentos porque já ia efectuar a compra induzido em erro
abraço
 
Back
Topo