Urgente - router wireless ou wi fi - qual comprar?

getysburger

Power Member
Boas, tive que mudar o meu pc do local onde estava, e agora pra ter net tenho que estender um cabo ate a ficha telefonica que me passa pela casa toda, o que causa bastante incomodo e muitos tropeções. Preciso urgente de comprar um router sem fios ou router wi fi. Não percebo nada de wi fi ou wirelles, ja li alguns topicos mas nada me esclareceu e ainda nao consegui perceber se o melhor é um router com wi fi ou router wireless "normal" sem wi fi. Ja reparei é que com wi fi podemos correr o risco de se aproveitarem da nossa ligação caso na oesteja tudo bem configurado.

O router é para ser utilizado para fornecer net a um desktop e para um "futuro" portatil(nestes proximos dias devo adquirir um). Preferia que o router ja trouxesse modem adsl incorporado, que assim sempre era menos uma coisa a ocupar espaço.

Agradecia a vossa ajuda em ajudar aqui o noob em router´s a escolher um, e alguem que tanbem me dissesse a diferença, vantagens/desvantagens do router ter wi fi ou não.

Thanks in advance
 
getysburger disse:
Boas, tive que mudar o meu pc do local onde estava, e agora pra ter net tenho que estender um cabo ate a ficha telefonica que me passa pela casa toda, o que causa bastante incomodo e muitos tropeções. Preciso urgente de comprar um router sem fios ou router wi fi. Não percebo nada de wi fi ou wirelles, ja li alguns topicos mas nada me esclareceu e ainda nao consegui perceber se o melhor é um router com wi fi ou router wireless "normal" sem wi fi. Ja reparei é que com wi fi podemos correr o risco de se aproveitarem da nossa ligação caso na oesteja tudo bem configurado.

O router é para ser utilizado para fornecer net a um desktop e para um "futuro" portatil(nestes proximos dias devo adquirir um). Preferia que o router ja trouxesse modem adsl incorporado, que assim sempre era menos uma coisa a ocupar espaço.

Agradecia a vossa ajuda em ajudar aqui o noob em router´s a escolher um, e alguem que tanbem me dissesse a diferença, vantagens/desvantagens do router ter wi fi ou não.

Thanks in advance

Não te consigo ajudar muito na escolha do router (não conheço o que por ai anda), eu tenho um Linksys com wireless a 54 Mbps, penso que é a norma G. É dos mais conhecidos que o pessoal usa, WRT54G, acho que é isso. Este é só mesmo router, não tem modem, mas penso que há vários modelos que o têm.

Em termos de marcas penso que Linksys é da melhorzinhas (é a marca da Cisco para o mercado mais pequeno).

Agora penso que estás ai a fazer alguma confusão com os termos que usas, wireless, WiFi e sem fios são só designações diferentes para a mesma coisa, neste caso.

Basicamente um router é um equipamento que te permite distribuir uma ligação à internet (normalmente cabo ou adsl) por vários computadores. Ligas o modem ao router e os vários PC's ao router.

O que tens são os routers normais (sem wireless) em que só te consegues ligar por cabo e os routers wireless, que normalmente também têm 3 ou 4 ligações para cabo mas que além disso permitem o acesso wireless.

Penso que também existem outros equipamentos, chamados Access Points (AP) que te permitem apenas transmitir o sinal que vem de cabo por wireless, por exemplo ligas o modem ao access point e passas a ter acesso por wireless. (Esta parte tens que confirmar, ou então alguém mais entendido que esclareça)

No fundo um router wireless faz de router e de Access Point.

Em relação à segurança da rede wireless não tens de te preocupar se a protegeres, apenas precisas de escolher uma password e definir quais os PC's que deixas aceder por wireless.

Vê esta thread, postei lá hoje de manhã e deves ficar elucidado.

http://www.techzonept.com/showthread.php?t=72105

Mais alguma questão manda vir.
 
Um colega falou me neste router:

GIGABYTE Wireless Router 54Mbps

• All-in-one 4-port Ethernet Switch, Router e Ponto de Acesso
• Velocidades de transmissão Wireless até 54Mbps
• Comunica com quaisquer periféricos 802.11b e 802.11g
• SmartSetup 3 incorporado - não necessita de CD de instalação
• Suporte Wake-On-LAN

que custa à volta dos 70€, este seria uma boa opção?
E placas receptoras PCI wireless ou receptores wireless usb, qualquer um funciona com qualquer router wireless?
 
getysburger disse:
Um colega falou me neste router:

GIGABYTE Wireless Router 54Mbps

• All-in-one 4-port Ethernet Switch, Router e Ponto de Acesso
• Velocidades de transmissão Wireless até 54Mbps
• Comunica com quaisquer periféricos 802.11b e 802.11g
• SmartSetup 3 incorporado - não necessita de CD de instalação
• Suporte Wake-On-LAN

que custa à volta dos 70€, este seria uma boa opção?
E placas receptoras PCI wireless ou receptores wireless usb, qualquer um funciona com qualquer router wireless?

Não sabia que a Gigabyte também tinha material de networking, pensava que era mesmo só gráficas e motherboards.

Os routers fazem mais ou menos todos a mesma coisa, partilhar a internet, e no caso dos routers com wireless, transmitir um sinal de rádio que dispensa o uso de cabos, agora há uns que têm alguns serviços que interessam a alguns mas que outros unca irão utilizar.

O serviços básicos todos ou a grande parte tem, protecção da rede wireless, port forwarding (para conseguir ter os programas P2P a funcionar), firewall, atribuição de 1 determinado IP sempre à mesma placa de rede, etc, etc.

O primeiro router que comprei, o mais barato que encontrei (da Allied Telesyn) nunca o consegui meter a trabalhar na altura, tentei tudo e mais alguma coisa e nada (pensei que fosse avaria), arrumei para o lado e fui usando com switch apenas. Resolvi comprar um da U.S. Robotics, como era da mesma marca do cable modem achei que não ia ter problemas, e a verdade é que foi só ligar e estava tudo a funcionar. Depois começava a fazer falta 1 wireless e comprei um SMC com a norma B, 11 Mbps. Para os PC's ligados por cabo nunca falhou, mas na ligação wireless não se portava muito bem (não sei se problema do modem ou da placa WiFi interna do portátil). Esteve a trabalhar bem mais de 1 ano até avariar de vez. Nesta altura estava sem rede em casa e resolvi ir pegar no Allied Telesyn, o meu 1º (que unca tinha conseguido meter a funcionar) e ver o que fazia com ele. Liguei tudo, ligo os PC's e voilá, tudo a trabalhar sem problemas, afinal não estava avariado e deve ter sido a minha noobice que na altura não me deixou metê-lo a funcionar.

Como de vez em quando preciso da rede wireless e já tinha ouvido falar bem do Linksys na net (procura reviews dos modelos que conseguires encontrar para teres uma ideia da sua qualidade) resolvi comprar 1 e até agora estou bastante satisfeito, não tenho nada a apontar, as poucas vezes que usei a rede wireless com ele não tive nenhum problema.

Em relação ao material de diversas marcas fuincionar bem um com o outro, isso em teoria devia sempre acontecer, mas na prática não sei se será bem assim. Se tiver de escolher enter comprar tudo da mesma marca ou de marcas diferentes, para o mesmo preço, prefiro comprar tudo da mesma marca...

Como vais precisar de comprar o router e placas individuais para os PC's vê se consegues encontrar um pack que já traga ambos, é seguro que funcionam bem junto e normalmente têm um preço mais interessante.

Acho que já precebeste que vais ter que decidir por ti, é dificil estar a aconselhar-te, não sei se queres o mais barato ou o melhor que existe, e eu pelo menos não estou dentro dos vários modelos e marcas que existem, pode ser que alguém esteja e te ajude.
 
Tenho adsl sapo 2 megas. Estou indeciso entre router com modem ou sem modem. Ando a tentar de momento encontrar algo que não passe muito dos 100€.
Anthrax_OC o router da Linksys tras receptor?
 
se n tiveres modem ethernet, o router n te serve pra nada, e um modem ethernet ainda deve custar umas coroas. por isso recomendo-te tudo junto. o melhor router wireless q anda por aí é o que eu tenho: USR 9106 (US Robotics SureConnect USR9106 ADSL Wireless Gateway)
 
Epá ... não sejam tão narrow minded ...

O melhor é ter Router e Modem em separado ... com ethernet.

Exemplo básico: Tenho Cabo + router (com wireless) ... se mudasse pra adsl ia jogar os dois fora ?

Se tens um modem usb o melhor mesmo é jogares-o fora. j/k

O router mais "na moda" acho que ainda é o WRT54g da LinkSys ... mas há melhores. Exoperimenta googlar por info e reviews (ou fazer search aqui no forum).
 
eu tenho separado e prefiro assim... se um deles pifar nunca fico "agarrado" até pk n deitei o usb fora...tá para ali numa gaveta...

eu tenho o router Dlink DI-624+. Tou contente com ele. N te posso falar de mais nenhu pk nunca tive outro.
Como modem tenho um Speed Touch Home (já velhote)
Pelo k dizem aki no forum e n só, o k vem no pack playstation da sapo é muito porreiro, e o kit fica em menos de 60€
Estando o router igual ao meu a cerca de 60€ tb (aki ) fica c uma solução bem perto do 100€ k falavas...

Isto só como exemplo, é claro k podes obtar por outro equipamento, agr tu é k tens de ponderar...
 
a melhor opção é um modem-router

hoje em dia, a maior parte dos modelos que se vêm à venda são wifi-g/54 mbits, 4 portas ether 100, etc

não recomendo linksys, tive uma péssima experiência com um router deles de cabo, não de adsl

vi uns N-tech a 1 preço simpático (80 €), não devem ser nada de especial mas cumprem, assim como os Speedtouch 580 que o Sapo/telepac instala aos clientes

mexi num SMC, mas achei que tinha uma interface muito desorganizada

já me falaram muito bem de draytech, apesar de eu n conhecer a marca de lado nenhum :|

o router do FELiYCORA parece-me uma excelente opção, mas não faço ideia do preço

a ***** vende os N-tech, são simples de configurar, e cumprem \o
 
Os Speedtouch 580 da sapo é o que vem no pacote sem fios do sapo? É que me disseram que o da sapo do pacote sem fios não dá pra ligar por wi fi, so mesmo com o adaptador usb fornecido ou similar.
 
Back
Topo