1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

Urgente: Seagate SATA ou WD SE + Serillel

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por dmarcelino, 16 de Julho de 2003. (Respostas: 17; Visualizações: 1112)

1. dmarcelino

dmarcelino Power Member

Estou actualmente a construir o meu próximo PC q terá como base a IC7, vou por os discos em Raid 0 e já encomendei dois Seagate SATA de 80GB, mas encontrei umas threads em q falavam mal dos Seagate em raid:(

Preciso de confirmar se de facto eles são mesmo maus ou se eram apenas problemas de configuração p/ poder cancelar a encomenda.

A alternativa mais lógica parece-me os Western Digital SE de 80GB com adaptadores Serillel, os preços ficariam parecidos, mas não sei se os WD são melhor opção.

Alguém me ajude!!

PS: Eu sei q o melhor mesmo eram o WD Raptor, mas estamos em tempo de crise

2. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

os WD são mais rápidos q os seagate sem duvida.....mas há um prob com as IC7 (aliás, com os controladores RAID da Intel) e com os adaptadores serillel....os discos nao são detectados com os serillel nessa board, tinhas de arranjar adaptadores de outra marca, o q pode ser complicado.

Ah... tb ja ouvi falar em discos SATA nativos da Maxtor q nao eram detectados por este controlador, dos Seagate ainda nao ouvi nada, a nao ser q eram lentos no RAID...

3. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

O problema é com o serillel 1. Se tiveres dois serillels 2, não tens problemas. O problema é arranjar serillels 2 à venda em portugal.

Ainda não li nada sobre problemas com seagate. Mas penso que os WD devem ser mais rápidos em Raid 0.

4. dmarcelino

dmarcelino Power Member

5. dmarcelino

dmarcelino Power Member

Tive a ler uns foruns estrangeiros e parece que é do consentimento geral que os Seagate não prestam em Raid! E isto já acontecia com as suas drives IDE.

Alterei a minha encomenda para 2x WD SE 80GB

E ainda hoje devo ir buscar dois Serillel 2.

O preço vai ficar parecido ao anterior.

6. Nemesis11

Nemesis11 Power Member

Se não me engano a IC7 já deve vir com um serillel 2. Só deves precisar de mais um.

Certifica-te que é mesmo a versão 2.

Link para o problema com os serillels ( http://www.overclockers.com/tips00359/ )

7. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Fizeste bem em optar pelos WD. Eu já tive 2 seagate em raid 0 e a performance era terrivel: 35000 Kb/s no sandra. Troquei-os por 2 raptor que fazem 64.000.

8. dmarcelino

dmarcelino Power Member

Só a IC7-G é q traz um serillel incluído, a IC7 não traz nenhum:(

Quanto ao facto de ser mesmo versão 2, ta aqui um excerto do site:

ABIT SERILLEL 2 HOT PLUG EM STOCK
    Conversor ATA para SATA versão 2 com suporte HOT PLUG. 19,90€

Acho q é de confiança;)

Obrigado pelo link

OJDR2001, 64000Kb/s é impressionante!! Não me importava de por uns Raptor, o problema é q custariam mais uns 20 cts e o meu orçamento já está mto apertado, para não dizer q ficaria com apenas 80GB

Acho q dois discos de 80GB em raid 0 já é um bom compromisso.

Última edição: 17 de Julho de 2003
  9. VinE

VinE Power Member

Não sei como se comportam em RAID, mas que são os mais silenciosos isso são...

10. dmarcelino

dmarcelino Power Member

Isso são boas notícias:D

Ja comprei os Serillel 2, amanha vou buscar os WD SE de 80GB!

11. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

nao deves estar a falar dos WD pq nao sao nada silenciosos. Quanto ao comportamento em RAID, tenho a dizer q fiquei bastante surpreendido por ouvir dizer q 2 raptors apenas fazem 64.000 no sandra....é q são bastante caros para o tamanho q têm pensei q fizessem mais. Os meus WD SE de 80GB foram mais baratos, fico com 160GB e o valor no sandra é apenas ligeiramente inferior, portanto acho q o dmarcelino fez muito bem em comprar esses em vez de outros quaisquer!!

Ficheiros Anexados:

12. dmarcelino

dmarcelino Power Member

Wow JarJarBinks, isso são óptimas notícias!! Comprei a mesma mobo que tu e por acaso tb vou comprar o mesmo processador.

Qual é o tamanho de Stripe q tas a usar?

Obrigado pelo feedback.

13. JarJarBinks

JarJarBinks Power Member

Realmente estes discos têm uma performance impressionante....melhores q muitos SATA nativos. Tou a usar o Stripe Size de 16K (ouvi dizer q era melhor para obter resultados elevados nos benchs e de facto confirma-se).

Quero so lembrar q como vais formatar a NTFS (numa partiçao de 160GB nao há outra hipotese) tens de desfragmentar com regularidade pois é um sistema de ficheiros q se fragmenta com facilidade e perde bastante mais performance do q a FAT32 devido a isto!! Digo isto pq fiquei bastante assustado q ao fim de umas semanas apenas notou-se uma grande quebra. Se queres manter performances elevadas (precisamente o objectivo do RAID 0) o melhor é arranjares um desfragmentador de disco de jeito (pq o do windows n vale nada, correr ou nao vai dar ao mesmo). Eu uso o PerfectDisk.

14. dmarcelino

dmarcelino Power Member

Isso de não poder fazer mais partições é que me está a lixar...

Gosto de ter sempre uma partição independente para o Sistema Operativo de forma a poder instalar um novo sem perder os meus dados!

Não sei como vou contornar isso.

15. LaNgSuYaR

LaNgSuYaR Power Member

em RAID é possível fazer partições!!!! eu com os meus 2 discos seagate em RAID 0 fix duas partições na boa......

16. ojdr2001

ojdr2001 OC Legend

Podes fazer as partições que quiseres como se fosse um disco ide ATA

17. dmarcelino

dmarcelino Power Member

Assim fico mais aliviado... Ja estava a pensar o q q eu havia de fazer a todos os dados q tivesse em disco quando chegasse o Longhorn...

Última edição: 24 de Julho de 2003
  18. dmarcelino

dmarcelino Power Member

Ja montei o meu sistema todo e está tudo operacional!

Aqui vos deixo uma imagem dos resultados que obti dos meus WD SE 80GB em Raid 0.

Ficheiros Anexados:

• hdtach.jpg
      hdtach.jpg
      File size:
      48,2 KB
      Visualizações:
      30

Partilhar esta Página