1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

[URGENTE] This cpu not suported by this model

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico PC' iniciada por Tazii, 15 de Novembro de 2012. (Respostas: 22; Visualizações: 1335)

1. Bom hoje montei o seguinte:
    AMD Phenom II X4 965 X4 Black edition 3,4ghz
    Motherboard M5A78L-MLX3
    Fonte : halfmman ATX-650w
    Gráfica: ATI Radeon HD 5450 1gb HD
    RAM : 8gb Gskill DDR3-1333

Tava todo contente e tal's , quando fui a ligar Aparece o Erro " This cpu not suported by this model " Press f1 continue

E a fonte fica nos 42º Eu carrego no F1 e quando diz a Iniciar Windows , aquilo trava a meio e reinicia e volta pa mesma tela a dizer This cpu not suported by this model ..

Tive a pesquisar e dizem que e preciso atualizar a bios, eu ja atualizei para a versao mais recente , e continua a dizer o mesmo!

Need help ! :(

2. Horus-Anhur

Horus-Anhur I folded Myself

Essa motherboard não suporta oficialmente CPUs com um TDP superior a 95W. Esse CPU tem um TDP de 125W.
    Outra coisa que não ajuda é essa fonte, que de tão rafeira que corres o risco de danificar o PC por causa dela.

3. E agora o que faço? :c

4. Horus-Anhur

Em principio o CPU vai funcionar normalmente. Mas a MB foi feita para aguentar cargas menores do que a energia que esse CPU exige e isso significa que um dia destes pode avariar por desgaste dos componentes.
    Se poderes troca de MB. Se não tenta fazer undervolting ao CPU para ter voltagens menores no sistema. Há um guia aqui no fórum a explicar como se faz.

Uma coisa que deves fazer, de qualquer das formas, é trocar a fonte. Essa é um perigo.

5. Roberto1973

Roberto1973 Power Member

tem trocar mb por outra essa so suporta cpu até TDP 95w, por exemplo esta M5A78L/USB3

Última edição: 15 de Novembro de 2012
  6. Se nao for pedir muito , mande-me o post de como fazer undervolting ..
    Eu por agora nao tenho dinheiro para comprar uma nova fonte..
    mas enquanto nao compro nao vai acontecer nada de mal pois nao? ja a tenho a algum tempo e nunca deu problemas..

7. Pode acontecer nos próximos 5 minutos ou pode nunca chegar a acontecer, o Winjer é um cartomante reputado ele depois de ler as cartas diz-te :P

8. Eu mandei vir a motherboard do site da ***** , se eu ligar para lá será que eles me deixam trocar? ou devolver?

9. Se ainda não passaram 15 dias só têm é de deixar.

10. Mas se eu mandar de volta eles devolvem o dinheiro? Ou só posso trocar?

ja agora se souberem fazer undervolting pela BIOS digam-me .. pode ser que resolva o problema :/ ..

Última edição pelo moderador: 16 de Novembro de 2012
  11. Horus-Anhur

Pela bios é relativamente simples.

Inicia o windows e corre o CPUZ, e vê qual é a voltagem normal do teu CPU. Creio que é 1.45V.
    Entra na Bios e coloca a voltagem em manual. Ao valor que viste ser a voltagem normal, tira um incremento de voltagem. Creio que no teu caso também deve ser 0.05V cada incremento. Ou seja, se a voltagem normal for 1.45V, tens de colocar como 1.4V.
    Guarda e sai da Bios. Entra no Windows e corre um programa de stress de CPU, tal como o Prime95, durante uns 15 minutos. Se não der erros, sai do Windows, vai à Bios e desce mais um incremento no VCore. Volta a entrar no Windows e testa. Repete o processo até teres um erro. Quando acontecer, volta atrás, repondo o último incremento de voltagem que tiraste. Volta a entrar no Windows e corre o Prime95 durante umas horas, para garantir que está mesmo estável.

Importante, antes de começares, procura no manual da tua MB, como se faz um Clear Cmos, também conhecido como reset à Bios. Não vá a MB dar algum problema e precises de repor os valores normais dela.

InColdShadow, não percebi bem esse comentário do "cartomante reputado"!

12. Mano mas o problema é que nao da para iniciar o windows , Fica naquele erro do This cpu not suport by this model.. eu tou noutro PC .. nem ligo aquele com medo de queimar alguma coisa , a fonte fica nos 42º e antes nem no 30º ficava..
    Mesmo que carregue no F1 para ir para o windows , aquilo quando ta a entrar A imagem para em " Iniciando o windows " e volta a mesma tela a dizer aquele erro .. por isso é que preciso de fazer aqilo na Bios para entrar.

13. Horus-Anhur

Se já tens problemas de instabilidade a esse nível, tens mesmo de trocar de MB.
    Não vale a pena andares e arriscares-te a estragar o PC todo.

14. V1r7u4L

V1r7u4L Power Member

Epa fala com a loja explicas a tua situacao e eles devem de resolver o teu problema trocando o cpu ou board...ao menos ficavas com componentes compativeis e ser risco de os danificares mais tarde quanto a fonte se o Winjer disse o que disse e porque sabe o que esta a dizer que eu nao estou muito dentro disso e o melhor sera entao trocares a fonte assim que possas...

Edit: Devias era ter pedido opiniao ao pessoal quando escolheste os componentes.

Cumpz

15. kanana666

kanana666 Power Member

Fala com a loja,o que pode ser e teres que pagar a diferenca entre o valor das boards se assim for.

16. Foi só uma piada sem graça por causa da fonte :o

17. Mas naquela loja acho que ha muito mais barato :/ , se eles devolvessem o dinheiro tinha uma loja onde tinha pelo o mesmo preço desta e compativel com o meu processador :/

18. kanana666

kanana666 Power Member

Se tens uma mais barata,ainda e melhor,fazes upgrade a fonte.mas fala com eles,conheco alguns e estao sempre dispostos a ajudar.

19. Obrigadao pessoal na mesma

ja mandei trocar por outra board.

20. Legacyprew

Legacyprew Power Member

qual?

Partilhar esta Página