Usar 2 redes ao mesmo tempo num PC ??

madafakapc

Power Member
Olá!

Pretendia ligar os meus pcs da seguinte forma:

Tenho uma ligação gigabit e outra 10/100 e pretendia que os PCs pertencem às 2 redes ao mesmo tempo:

Tenho a rede gigabit ligada dos pcs atraves de placas gigabit ao switch gigabit que liga ainda no router da net.
A rede 10/100 seria atraves de outro switch ao que ligo os pcs pela outra ligação de rede que as mobos têm...

É possivel usar assim 2 redes independentemente ao mesmo tempo em cada pc ???
 
Olá!

Pretendia ligar os meus pcs da seguinte forma:

Tenho uma ligação gigabit e outra 10/100 e pretendia que os PCs pertencem às 2 redes ao mesmo tempo:

Tenho a rede gigabit ligada dos pcs atraves de placas gigabit ao switch gigabit que liga ainda no router da net.
A rede 10/100 seria atraves de outro switch ao que ligo os pcs pela outra ligação de rede que as mobos têm...

É possivel usar assim 2 redes independentemente ao mesmo tempo em cada pc ???


obvio... basta dares enderecamento diferente
 
nao há por aki nenhuma alma caridosa que me explique como posso fazer uso destas duas redes sem haver conflitos....tenho ips atribuidos diferentes nos diversos dispositivos mas isto quando xega a altura de transferir ficheiros na rede nao consigo entender qual das redes estou a usar....
 
nao há por aki nenhuma alma caridosa que me explique como posso fazer uso destas duas redes sem haver conflitos....tenho ips atribuidos diferentes nos diversos dispositivos mas isto quando xega a altura de transferir ficheiros na rede nao consigo entender qual das redes estou a usar....

Conflitos não existem, desde que não coloques o mesmo ip em 2 macs diferentes.

Cabe-te a ti conseguires ver e gerir em que rede estás. Mete os ips na barra de endereços à mão em vez de utilizares netbios para resolver nomes... assumindo que estamos a falar de sistemas Windows. Como são poucos pcs fazes isso na boa.
 
mas isto implica que cada vez que queira aceder atraves da rede tenha de digitar o ip dos pcs ??? Isto é, para transferir entre discos por exemplo tenho de fazer isto fora do windows explorer ?? Tipo fazer no command prompt ou no internet exploer por ex. ?
 
mas isto implica que cada vez que queira aceder atraves da rede tenha de digitar o ip dos pcs ??? Isto é, para transferir entre discos por exemplo tenho de fazer isto fora do windows explorer ?? Tipo fazer no command prompt ou no internet exploer por ex. ?

Meteres um dominio está fora de questão, mete os ips todos na mesma range, crias um workgroup e podes meter os nomes, mas nesse caso ficam todos a pertencer à mesma rede.

Estou a falar do Windows Explorer. Como são poucos ips, é fácil decorar.
 
Nao sei se estas a usar Linux, mas se estiveres podes configurar as placas para fazeres bunding :) que é basicamente usares uma rede baseada em duas placas, fazendo uso assim do dobro da largura de banda...

Pesquisa no Google por "linux bonding" and feel the power :D
 
Desculpem a pergunta...mas se ele vai usar 1 rede 10/100 e outra gigabit terá 2 dispositivos de rede disponiveis por cada maquina, não chega so configurar os ips diferentes para cada dispositivo de rede?
 
se compreendi bem tens as duas redes lado a lado????
então porquê nao ligas um cabo do switch 10/100 ao gigabit
assim as maquinas ligadas ao switch gigabit trabalham a gigabit (assumindo que têm a placa de rede necessária) e podes comunicar á mesma com os de 100Mb sem problemas nem teres de estar com duas ligações de rede por maquina

se o teu medo é perderes velocidade no gigabit não te preocupes ficas a funcionar a velocidades gigabit entre maquinas com gigabit, a 100mb nas outras e a 100 entre gigabit e as outras. só nos tempos dos hubs é que ao fazeres isto limitavas a velocidade a 100 mas já nem os vejo á venda á anos por isso estás a vontade

edit: mudei uma frase que estava confusa
 
Última edição:
Se percebi bem a coisa, os mesmo PC que estão ligados numa rede gigabit (simplificando) passam também a estar ligados numa rede 10/100.

Não sei exactamente qual é o teu objectivo aqui mas poderias fazer imensas coisas.
Antes de mais, cada máquina terá uma gateway predefinida, que será aquela pela qual serão enviados primariamente todos os pacotes entre as máquinas. A gateway irá pertencer a somente a cada uma das redes, sendo o router gigabit nessa mesma rede e o 10/100 na outra.
Os PC's vão passar dados pela gateway que estiver definida.

Se quisesses ser especifico, poderias editar as tabelas de routing de cada PC e especificar as coisas de forma diferente, mas não vejo grande vantagem a partir daqui.

Outra coisa que nunca testei a 100% é uma funcionalidade imbutida no Windows. Só sei como funciona com software e hardware especifico para o efeito. Experimenta:
Se clickares com o botão direito do rato numa das ligações de rede deves lá ter a opção "Bridge". Se não estou em erro esta permite-te interligar as 2 ligações como se fossem uma só. Dito de forma grosseira, uma espécie de RAID 0 de redes.
 
yep...eu já experimentei o bridge entre as redes mas akilo que queria era saber se posso usar as duas redes de forma independente como se dois workgroups independentes se tratassem..

Vamos pensar que me apetecia fazer net numa das redes e nao kerer ter acesso à net quando utilizasse a outra das redes...seria isto possivel ou é impraticavel dado que os pcs serão os mesmos que utilizam as duas redes ao mesmo tempo...

Tenho actualmente 1 router ligado no meu switch gigabit (por acaso tenho um outro router ali ao canto parado....) e teria ainda outro switch 10/100.
 
Back
Topo