1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.
  2. A secção Microsoft/Windows encontra-se actualmente em processo de reestruturação.
    Remover anúncio

Usar a RAM como drive (desde o boot)

Discussão em 'Windows Desktop e Surface' iniciada por nullwings, 11 de Agosto de 2007. (Respostas: 6; Visualizações: 1265)

  1. Boas pessoal.

    Tenho uma dúvida que procurando por aí ainda não vi respondida e possivelmente alguém aqui poderá saber responder.

    Tenho agora um desktop com 4 GB de RAM a correr o WinXP e Ubuntu :).

    Na teoria, o Windows XP depois de instalado com as aplicações essenciais (para mim; KISS) fica à volta de 1.80 GB para a directoria do Windows e 1.15 GB para a dos Program Files.

    A ideia será colocar OS+Apps (2.95 GB) totalmente em RAM e trabalhar com o restante 1 GB de RAM.

    Porque RAM é volátil, mal desligo o PC da electricidade vai tudo "ao ar", mas estou certo que um processo que faça carregar os dados do Disco Rígido para a RAM primeiro e depois executar a partir daí, seja possível.

    Alguém conhece alguma aplicação, BootWiz ou algo do género capaz de tal feito ?

    É que nos dias que correm, alguém já teve esta necessidade e deve-se ter dado ao trabalho inventar tal esquema! (só não o faço eu porque conheço as minhas limitações :'()

    Obrigado na mesma para quem de boa vontade leu esta questão, mas que também procura resposta.

    A quem responda com a solução, dEuS te pague que não tenho dinheiro. :002:

    Cumps,
    nullWINGS
     
  2. JPgod

    JPgod Moderador
    Staff Member

    Não conheço, nem nunca ouvi falar e duvida que exista formas de utilizar a RAM como disco, desde o boot nativamente... Só conheço programas que podem criar um disco na RAM, mas dentro do OS instalado numa unidade física! O mais próximo de utilizar RAM como disco para boot é o gigabyte iRam

    Alem disso, mesmo que faça backup do "disco" para uma unidade não volátil, não seria dinamicamente e se faltasse a luz ou BSOD ou crash/bloqueia, ardeu...
     
    Última edição: 11 de Agosto de 2007
  3. nights

    nights Power Member

  4. BlkLotus

    BlkLotus Folding Member

  5. Chopstick

    Chopstick I fold therefore I AM

    interessante para fazer backups de pens ou extrair temporariamente ficheiros comprimidos, quando se faz um restart ao PC (com o botão reset) perde-se tudo, certo?
     
  6. Nights e os outros, obrigado por responderem!

    Mas creio que não me tenha feito entender.
    O Software que procuro não deverá ser capaz de criar um Disco na RAM ... depois do Sistema Operativo ter arrancado do HDD.

    O Software que procuro, deveria ser capaz de criar uma drive na RAM com a letra C (antes do SO arrancar) ocultando a partição do sistema operativo no fim de copiar totalmente os conteúdos dessa partição. Assim, seria possível que, desde o arranque todo o software fosse carregado da RAM e não houvesse intervenção do disco rigido senão nas outras drives (letras; partições).

    Já me convenci que não existe, mas infelizmente também não vou criar. Num'sei!
     
  7. Nuno Brito

    Nuno Brito Power Member

    Viva..

    O que procuras existe de facto há já algum tempo e a versão comercial do produto tem uma limitação máxima de 4Gb mas creio que chega para o que procuras, certo?

    Chama-se Diskless Angel e serve para a grande maioria dos sistema operativos da família Windows - encontras a homepage aqui: http://www.disklessangel.com/

    Este produto já existe há algum tempo mas as restrições da versão de demonstração evitam que seja popular nas comunidades de programadores (ninguém gosta de software limitado por tempo..) e geralmente opta-se por usar os ficheiros do Windows 2003 para carregar uma imagem do windows na RAM do computador (o que permite por exemplo arrancar uma imagem a partir de uma pendisk e depois remover a mesma) embora a versão do windows seja limitada a 500Mb.

    Eu pedi ao autor para remover algumas das limitações da versão de demonstração e creio que em breve (talvez Setembro) seja possível usar o driver que ele criou para arrancar instalações do windows até 640Mb na RAM sem limitações de tempo.

    http://www.boot-land.net/forums/index.php?s=&showtopic=1218&view=findpost&p=18486
    http://www.boot-land.net/forums/index.php?showtopic=1218&st=270&p=18602&#entry18602
    http://www.boot-land.net/forums/index.php?showtopic=1218&st=270&p=18607&#entry18607

    Atenção que este driver cria uma partição na memória RAM do computador antes do próprio Windows arrancar. É possível inclusive criar uma imagem do windows, comprimir em formato .zip e assim reduzir imenso o espaço físico ocupado em disco.

    Também existem maneiras de salvar a imagem da RAM de volta para uma imagem física mas isso já é matéria para outro tópico um pouco mais avançado..


    Estas funções ficam um pouco abaixo do limite de disco que especificas no teu tópico - mas existem outros modos de resolver este dilema.

    - Já temos instalações mais ou menos completas do XP à volta de 300Mb que correm por completo na RAM: http://thuun.boot-land.net/XPnRAM/

    - É possível criar um disco na RAM que seja dinâmicamente ligado ao disco inicial (onde podemos colocar os programas). Palavras chave: NTFS junction - disco de ram gratuito - Imdisk: http://www.boot-land.net/forums/ImDisk-f59.html

    - Se queres manter a filosofia KISS então consegues provavelmente limar o espaço de todos os teus programas e instalação do Windows abaixo dos 500Mb quase de certeza apenas leva um pouco de tempo a testar e remover o que não é necessário.


    Se tiveres dúvidas por onde começar não hesites em colocar mais perguntas - sabendo e compreendo aquilo que fazes é o melhor caminho para teres os resultados que procuras.

    :)
     

Partilhar esta Página