Usar bateria ou não no portátil

Oi eu hoje passei imenso tempo no pc (como todos os dias LOL) e derepente o pc foi abaixo(desligar) sempre ke ligava ia a baixo passado segundos resolvi tirar a bateria e ligar so á corrente e desde ai ainda nao desligou . será que foi mesmo da bateria é que para ai á 1 ano com a bateria ligada ao pc e á corrente todos os dias assim as vezes vai abaixo e o pc (nao tem virus, pk eu tive a ver). FOI DA BATERIA? (SE FOI DEVE TAR VICIADA, POR ACASO AXO QUE TA VICIADA É DAS BATERIAS PODRES)
 
Desinformação

Boas,

Li por alto este tópico porque achei interessante o tema e gostava apenas de deixar a minha opinião baseado em pesquisas que fiz quando comprei o meu primeiro portátil e pelo que fui aprendendo desde então.

De uma vez por todas, as baterias actuais já não são burras, sendo até chamadas de "smart batteries", pois contêm um integrado para controlar níveis de carga e respectivos ciclos. Apenas para que não restem dúvidas, pensem em algo mais básico, muito mais básico, como um simples carregador de pilhas recarregáveis de 15€, que apesar da sua simplicidade, pára a carga assim que as pilhas estão carregadas. Acham que um portátil não tem um circuito ainda mais inteligente??

Um facto e uma ideia generalizada errada sobre as baterias de lítio: as mesmas NÃO GOSTAM MESMO NADA de ir a zero absoluto. Se não acreditam em mim, façam um simples teste que usei para conseguir uma bateria nova para o meu 1o portátil. Desactivem a opção de encerrar o computador quando atingir um nível baixo e deixem ir mesmo abaixo. Se fizerem isto todos os dias durante uma semana, podem fazer o funeral à bateria.

Das várias pesquisas que fiz na altura reti alguns pontos que importam referir.
- O desgaste, e não "avaria" como é erroneamente e constantemente referido, das baterias de lítio provém dos ciclos de carga e de temperaturas muito altas ou muito baixas, e não de terem a bateria metida no portátil. A bateria considera um ciclo como sendo uma descarga e carga completa, ou seja, se tiverem a bateria a 50% e voltarem a carregar 2 vezes, conta apenas como um ciclo e não dois.
- Em caso de não usarem a bateria por algum tempo considerável, a percentagem de carga recomendada para armazenamento ronda os 40%.

Sempre usei a bateria no portátil, usando a mesma na universidade e ligada no transformador quando está em casa. Nunca tive problemas de baterias viciadas. Tenho um HP e um MB. o HP sempre com muito uso, passou de 2h30m de autonomia para 1h45m em 2 anos que faz em Novembro. O meu Macbook, sempre com a bateria e contando já com 132 ciclos de carga, aidna se encontra a 100%.

Concluindo, a minha opinião é que usem a bateria no portátil e que sejam os donos das vossas máquinas e não escravos das mesmas!

Cumprimentos,
 
Conclusão até agora (após 5 anos a usar portáteis): usar o dito cujo normalmente, se a bateria tiver tiver que ir à vida, vai na mesma, independentemente de ter cuidado com ela ou não. :D o que interessa mesmo é que esteja na garantia ainda.
 
Eu já me preocupei mais com tirar bateria.
Pontos fortes de não tirar:
Não perco tempo;
Não se desliga quando desligo o carregar ficando o computador todo deficiente;
Não se estraga molas;
Evitas que a bateria caia e fique danificada.
Contra:sobre aquecimento da bateria mas o computador já vem isolado para as altas temperaturas não chegarem a bateria
 
Oi eu hoje passei imenso tempo no pc (como todos os dias LOL) e derepente o pc foi abaixo(desligar) sempre ke ligava ia a baixo passado segundos resolvi tirar a bateria e ligar so á corrente e desde ai ainda nao desligou . será que foi mesmo da bateria é que para ai á 1 ano com a bateria ligada ao pc e á corrente todos os dias assim as vezes vai abaixo e o pc (nao tem virus, pk eu tive a ver). FOI DA BATERIA? (SE FOI DEVE TAR VICIADA, POR ACASO AXO QUE TA VICIADA É DAS BATERIAS PODRES)

:x2:
 
Oi eu hoje passei imenso tempo no pc (como todos os dias LOL) e derepente o pc foi abaixo(desligar) sempre ke ligava ia a baixo passado segundos resolvi tirar a bateria e ligar so á corrente e desde ai ainda nao desligou . será que foi mesmo da bateria é que para ai á 1 ano com a bateria ligada ao pc e á corrente todos os dias assim as vezes vai abaixo e o pc (nao tem virus, pk eu tive a ver). FOI DA BATERIA? (SE FOI DEVE TAR VICIADA, POR ACASO AXO QUE TA VICIADA É DAS BATERIAS PODRES)
Comum erro do não saber, era só tirares e voltares a colocar a bateria, é algo que acontece e de muito fácil resolução.


enigma80, pode-se dizer que existe 2 tipos de gastos de ciclos, quando vai a 0% (geralmente aí até demora a que ele começa a carregar e dá-se uma certa calibração da bateria, e que não se deve fazer muitas vezes, e as normais que se podem fazer imensas vezes.
 
o meu acer aspire 5051, tem quase dois anos e a bateria ainda dura com o NHC mais de 2h, e comprei-o usado à meio ano quase..

O mais estranho é que mesmo que a descarregue e depois ela carregue, o que faz bem rapido por sinal, o carregador fica muito quente mesmo, mas a betria nem um pouco aquece..

estranho.

PS: com o NHC a bateria dura bem mais que ele sempre a 2Ghz,, isso vejo-o a olhos vistos.. abraço
 
Boas,

Tomei por opção deixar a bateria no portatil quando este se encontra ligado à corrente eléctrica e só irei tirá-la no caso de ficar muito tempo com ele ligado.

A bateria encontrava-se sempre a 100% pois não a estava a utilizar... mas ontem reparei que estava a 90% sem ser utilizada...

Eu queria saber s é normal a bateria descarregar em meia duzia de dias, mesmo sem ser utilizada...
 
Boas,

Tomei por opção deixar a bateria no portatil quando este se encontra ligado à corrente eléctrica e só irei tirá-la no caso de ficar muito tempo com ele ligado.

A bateria encontrava-se sempre a 100% pois não a estava a utilizar... mas ontem reparei que estava a 90% sem ser utilizada...

Eu queria saber s é normal a bateria descarregar em meia duzia de dias, mesmo sem ser utilizada...

se tu leres os posts anteriores, sim é normal...

eu ando sempre com a bateria no meu toshiba. ás vezes, ligo o pc a bateria e só depois monto o carregador, e a bateria não começa a carregar.. depois quando preciso mesmo da bateria, normalmente para deslocar o pc, noto que a bateria vai logo para 95% (por exemplo.). de notar que, quando ligo o carregador ela não volta a carregar logo. ou seja, só a partir de 90% da carga (pelo que me apercebi) é que o computador carrega a mesma. se não, não carrega.

parto do principio que é o tal "sistema inteligente" a trabalhar.

outro aspecto, é que quando não uso o pc (durante a noite principalmente) desligo o carregador mas deixo lá a bateria. existe algum mal nisso ??? na minha opinião acho que não...

fkb
 
Eu ja li isto por aqui, mas gostava de me esclarecer melhor. Eu tenho um Toshiba 19t, devo retirar a bateria com ele ligado a electrecidade? Influencia no aquecimento do portatil se eu tiver as duas coisas ligadas? É que eu tenho um portatil que eu n tirava a bateria fora e ele tá sp com a ventoinha a funcionar e aquece muito mesmo.
 
Eu ja li isto por aqui, mas gostava de me esclarecer melhor. Eu tenho um Toshiba 19t, devo retirar a bateria com ele ligado a electrecidade? Influencia no aquecimento do portatil se eu tiver as duas coisas ligadas? É que eu tenho um portatil que eu n tirava a bateria fora e ele tá sp com a ventoinha a funcionar e aquece muito mesmo.

Para esclarecer todas as tuas dúvidas sobre a utilização da bateria do teu portátil recomendo que leias o meu guia. ;)
 
A minha bateria morreu! Ou seja, nem para 5 segundos dá. Ter ou não bateril é igual.
Onde posso comprar baterias mais baratas? È par um LG R500, e não encontro em qualquer loja?
Obrigado

Tigra
 
tanta confusao que vejo aqui sobre isso

as baterias devem tar sempre no portatil, nunca a tirem mesmo depois de carregada por 2 motivos

1. se houver quebra de luz a bateria aguenta-o
2. apos o carregamento, o sistema corta qualquer alimentação a bateria, é como se esta nao la estivesse
 
tanta confusao que vejo aqui sobre isso

as baterias devem tar sempre no portatil, nunca a tirem mesmo depois de carregada por 2 motivos

1. se houver quebra de luz a bateria aguenta-o
2. apos o carregamento, o sistema corta qualquer alimentação a bateria, é como se esta nao la estivesse

Esses dois pontos são verdade, mas estás a induzir as pessoas em erro. Tem cuidado com isso.

Em seguida esclarece-se uma questão que muitos utilizadores dos portáteis têm:
"Será que devo tirar ou não a bateria quando estou ligado a corrente?"
A resposta é: SIM e NÃO, depende dos casos.

Não prejudica ter a bateria com 100% de carga e estar ligado à corrente, pois a bateria assim que chega aos 100% deixa de receber energia e é feito um bypass directamente para o sistema de alimentação do portátil.

Porém existe uma desvantagem em manter a bateria no portátil quando ligado à corrente, mas apenas, se esta estiver a sofrer aquecimento gerado pelo hardware do portátil.

Portanto:

- Num uso normal do portátil sem aquecer em demasia (Processador e Disco Rígido na ordem dos 40~50ºC) deve manter-se a bateria no portátil;

- Num uso intensivo que leva a um grande aquecimento (Jogos, p.e., temperaturas acima de 60ºC) deve retirar-se a bateria para que esta não sofra aquecimento indesejado;

O calor, aliado ao facto de estar com 100% de carga, é o grande inimigo da bateria e não o cabo do transformador, como muitos pensam.

in Guia de utilização da bateria do portátil - BatteryCare
 
É uma questão relativa. A resposta é sempre "depende". Para uns interessa ter a maior autonimia, para outros é não perder o trabalho se houver um corte de energia.
 
Ora vivam caríssimos este é o meu primeiro post e gostava de dar a minha contribuição para o tema.


Se o portatil estiver ligado ao sector (220v), a bateria não faz falta absolutamente nenhuma ao funcionamento deste, nem causa qualquer dano, antes pelo contrário.

É evidente que em caso de falta de energia nestas condições o portatil desliga-se imediatamente com as consequência que todos conhecemos. Se tivermos o portatil a trabalhar sempre com bateria, existem ciclos de cargas e descargas com a consequente e normal degradação da bateria (tudo tem um fim).

A meu ver devemos dar importancia ao seguinte:

1-O local onde vivemos tem o fornecimento de energia (pela EDP) sem interrupções, sem cavas de tensão? (verica-se facilmente as cavas de tensão quando a iluminação duma lampada incandescente diminui o seu brilho por períodos de tempo, normalmente curtos. Estas cavas acontecem muito na provincia);

2-A nossa habitação dispõe de potência contratada suficientemente capaz de não interromper a alimentação por limitação de carga?

Se a estas duas questões respondermos o sim e passamos a maior parte do tempo com o portatil em casa, então aconselho vivamente retirar a bateria do portátil, pois só em casos esporádicos de curto-circuito na instalação da habitação, poderá acontecer uma falha de energia.

Devemos também ter em conta a existencia de descargas atmosféricas na zona que possam condicionar o abastecimento publico de energia. É preciso estar atento a este factor e colocar a bateria quando for caso disso.

No meu caso pessoal, vivo numa zona sem problemas de abastecimento de energia, com qualidade (sem as tais cavas que podem provocar danos no pc); também não tenho problemas de limitação de potência, portanto optei por retirar a bateria do portatil. Só a uso quando saio com o portatil fora de casa ou nas férias. Tenho sempre a bateria guardada em local seco, embrulhada e carregada (é importante retirar a bateria apenas quando tiver totalmente carregada). Resultado: tenho o portátil vai fazer 3 anos para Maio e quando necessito de usá~lo com bateria ela está em belíssimas condições. Duarante estes 3 anos só tive uma falha de abastecimento por curto-circuito na habitação.

Nota: quem dispuser de UPS (sistema de alimentação permanente) em casa então está garantido contra qualquer falha de energia.
 
Back
Topo