Usar bateria ou não no portátil

Eu nem uma coisa nem outra, quando esta a carregar ligo a corrente (obvio) mas quando acaba de carregar desligo e continuo com a bateria, ando quase sempre com bateria e sem estar ligado a corrente.
 
Boa noite precisava se possivelde ajuda de entendidos na matéria.
O caso é o seguinte tenho um VAIO VGN-NR21S que vai fazer dois anos em Agosto e tenho notádo que se ele estiver só com a bateria dura aproximadamente 15minutos nem tanto e já me aconteceu algumas vezes desliga-lo com carga e no dia seguinte ele não voltar a ligar por supostamente estar a zeros a nível de bateria.
Sendo um pouco leiga no assunto o que voces me dizem para fazer?
Obrigado desde já.
 
Boa noite precisava se possivelde ajuda de entendidos na matéria.
O caso é o seguinte tenho um VAIO VGN-NR21S que vai fazer dois anos em Agosto e tenho notádo que se ele estiver só com a bateria dura aproximadamente 15minutos nem tanto e já me aconteceu algumas vezes desliga-lo com carga e no dia seguinte ele não voltar a ligar por supostamente estar a zeros a nível de bateria.
Sendo um pouco leiga no assunto o que voces me dizem para fazer?
Obrigado desde já.

Atendendo aos sintomas que descreves, presumo que não haja nada a fazer. Essa bateria deve estar no fim de vida. Podes sempre tentar reclamar do seu funcionamento à sony, pois o material ainda está a coberto pelo período de garantia. A fazê-lo deve ser o quanto antes, o ideal teria sido passado 1 ano (desde que apresentasse alguns dos sintomas que mencionaste). Já tive um HP e aconteceu-me o mesmo ao fim de 1 ano, contactei a ssistencia e eles vieram entrgar-me uma nova a casa e levaram a velha sem qualquer custo. Portanto...
 
Normalmente no icone diz a percentagem e indica carregada .
Se em carregamento indica percentagem e a carregar com estimativa de tempo até completar .

Pelo menos no ubuntu é assim windows não sei quase nunca usei windows ... principalmente em portateis .
 
Boas amigos,

Recentemente tenho andado a pesquisar muito sobre as baterias de portátil.

E entao as minhas conclusões saõ:
- Nao existe nenhum problema ao deixar a bateria no portatil quando este está ligado á corrente, pois ela quando está carregada a 100% deixa de ser carregada passando a energia directamente para o portátil.
- A bateria so deve ser retirada em caso de ser garantido que nao tenha falhas na electricidade no local em que usa o portatil ou em caso de aquecimento.

- Quanto as baterias novas ( Lítio-íon) , nao se preocupem se ela vicia, pois ela nao vicia de nenhuma forma, o que acontece e que ela pode perder capacidade devido aos ciclos de carga e descarga.

Por isso nos novos portateis ja nao ah problema com o viciar da bateria

Algumas recomendaçoes:

- Quando o portatil efectuar 30 ciclos de carga a bateria deste deverá ser calibrada, para faxer isto basta deixar o portatil descarregar completamente de modo a ke ao tocar no botao power ele nao deia sinal de si e depois deixar carrega-lo completamente.

- Nao deixar neste tipo de bateria ( Lítio-íon ) o portatil descarregar ate ao fim, a nao ser para calibrar a bateria.

para seguir estas dicas aconselho a utilizar o programa BatteryCare, que vos indica quantos ciclos de carga a bateria tem e vos recomenda a calibrar, este programa tbm mostra qual o nivel de desgaste da bateria, e as temperaturas do processador e Hd...

Espero ter contribuido com algo :P
 
- Quando o portatil efectuar 30 ciclos de carga a bateria deste deverá ser calibrada, para faxer isto basta deixar o portatil descarregar completamente de modo a ke ao tocar no botao power ele nao deia sinal de si e depois deixar carrega-lo completamente.


Não é bem assim

1º As baterias de ions de litio não viciam
2º Não é saudavel para as mesmas ter ciclos de descarga completa.

O que dizes está certo mas datado, ciclos de descarga e carga completos seria o indicado para baterias de NIMH.

Os grandes cuidados a ter são referentes à temperatura e é muito simples. Se o compartimento da bateria aquecer com o portátil ligado, esta deve ser removida quando o portátil está ligado a corrente, caso contrário, pode ficar. Isto porque a temperatura degrada as actuais baterias.
Deve-se ainda evitar picos de corrente, ou seja, OCs quando em bateria, descarga desnecessária (por exemplo wifi ligado quando não está a ser utilizado), basicamente, deve fazer-se o possivel por maximizar a autonomia da maquina, assim tem-se mais bateria, degrada-se menos a bateria, resumindo, ganha-se a dobrar.


cump.
 
Última edição:
Boas amigo totalmente de acordo contigo mas eu acima disse por outras palavras o mesmo que tu tas a dizer.

1º As baterias de ions de litio não viciam
2º Não é saudavel para as mesmas ter ciclos de descarga completa.

- Quanto as baterias novas ( Lítio-íon) , nao se preocupem se ela vicia, pois ela nao vicia de nenhuma forma, o que acontece e que ela pode perder capacidade devido aos ciclos de carga e descarga.

Quando o portatil efectuar 30 ciclos de carga a bateria deste deverá ser calibrada, para faxer isto basta deixar o portatil descarregar completamente de modo a ke ao tocar no botao power ele nao deia sinal de si e depois deixar carrega-lo completamente.

- Nao deixar neste tipo de bateria ( Lítio-íon ) o portatil descarregar ate ao fim, a nao ser para calibrar a bateria.

ou seja aqui tbm tou a dizer que nao e recomendável descarregar a bateria completamente a nao ser para calibrar...

cump
 
Tenho um HP e, passados sete meses após a compra, a bateria tem um nível de desgaste de quase 70% e dura cerca de meia hora.

A bateria está sempre ligada ao portátil e confesso que nunca a calibrei, porque ainda não entendi o seu funcionamento.

Actualmente tenho uma bateria nova (ainda por estrear) e tenho as seguintes dúvidas:

1. Ao colocar a bateria nova devo ligar o portátil e esperar que descarregue (até aos 25%) ou tenho de a carregar primeiro com o computador desligado?
2. Durante quanto tempo deve estar a bateria a carregar pela primeira vez?
3. O que se deve fazer para conservar a bateria?
4. Como se calibra uma bateria? Ciclos completos e curtos são o quê?

Obrigado, antes de mais.
 
Tenho um HP e, passados sete meses após a compra, a bateria tem um nível de desgaste de quase 70% e dura cerca de meia hora.

A bateria está sempre ligada ao portátil e confesso que nunca a calibrei, porque ainda não entendi o seu funcionamento.

Actualmente tenho uma bateria nova (ainda por estrear) e tenho as seguintes dúvidas:

1. Ao colocar a bateria nova devo ligar o portátil e esperar que descarregue (até aos 25%) ou tenho de a carregar primeiro com o computador desligado?
2. Durante quanto tempo deve estar a bateria a carregar pela primeira vez?
3. O que se deve fazer para conservar a bateria?
4. Como se calibra uma bateria? Ciclos completos e curtos são o quê?

Obrigado, antes de mais.

Lê o meu guia que tenho na assinatura. Tem lá todas as respostas que precisas. Instala o BatteryCare, que é da minha autoria, e tem mais cuidado com a manutenção da bateria, o programa ajuda-te nisso.

Para primeira carga da bateria, carrega-a totalmente e depois deixa descarregar até o PC suspender, ou seja, fazer uma calibração. Está explicado detalhadamente no guia como fazer a calibração.
 
Eu tambem tenho sempre a bateria dentro e o portatil ligado a tomada mas....sempre que ligo o pc diz 100% ( a carregar ) durante 2 ou 3 min....como nao foi usada nao devia tar sempre a carregar a bateria pois nao?
 
Se depois deixa de dizer a carregar está bem, existe uma margem para voltar a carregar, ou seja, se carregares a 100% e depois voltar para os 98%, vai continuar a dizer que está a 100% e não carrega.

Usa o portátil com a bateria durante algumas horas, depois retira a bateria e vê a temperatura a que está a bateria, se ela aqueceu é porque algo está mal e está a passar calor para a bateria, esta é a principal causa da perca de desempenho das baterias, o calor.
 
Lê o meu guia que tenho na assinatura. Tem lá todas as respostas que precisas. Instala o BatteryCare, que é da minha autoria, e tem mais cuidado com a manutenção da bateria, o programa ajuda-te nisso.

Para primeira carga da bateria, carrega-a totalmente e depois deixa descarregar até o PC suspender, ou seja, fazer uma calibração. Está explicado detalhadamente no guia como fazer a calibração.

Já tenho o teu programa instalado há algum tempo e, em tópico apropriado, felicitei-te pelo mesmo.

No guia em que descreves como calibrar a bateria há um parte em que referes: "Nas opções de energia do Painel de Controlo, configurar a hibernação automática para hibernar automaticamente aos 3% de capacidade". No Painel de Controlo do meu HP, a hibernação é apresentada em minutos e não em percentagens, logo é difícil saber com precisão de que aos x minutos o computador entra em modo de hibernação. Contudo, ele não hiberna, ou seja, quando o volto a ligar, aparece uma mensagem a informar que o Windows foi forçado a desligar, por causa da bateria e que tenho y minutos para escolher uma das opções.
 
Comprei um 'netbook' da Asus e pretendia saber se tenho de carregar a bateria antes de o ligar pela primeira vez ou se tal procedimento não é necessário?
 
Bom dia
já que estamos numa de baterias alguém que me possa ajudar.
Comprei uma bateria de maior capacidade (6600mA) que a que o portátil tinha de origem (4400mA), só que agora a nova bateria não passa dos 71% de carga. Há algum procedimento para que o portátil efectue carga completa a uma bateria de maior capacidade que a de origem?
Agradecido
 
Back
Topo