Usar bateria ou não no portátil

spor disse:
1º retira a bateria e liga o pc
2º depois com o pc estável carrega a bateria
3º vá ver o estado da bateria, se tiver em 0% é pq houve mudança de ciclo, se tiver a 100% é pq a bateria está avariada, ou melhor n está a trabalhar correctamente.

Esta mensagem é da autoria de Cláudio Patrício aka anjo2, Comunidade Portuguesa de Portáteis.

Tks

Experimentei isso e tá nos 100%. Deve estar avariada...
 
Boas.

Eu tenho um Asus L3C há já 3 anos e meio, e uso sempre a bateria.
A bateria dura quase o mesmo que no início.

Um problema que me aconteceu foi há dois anos atrás quando fui de férias e deixei o portátil ligado à corrente, com a bateria, durante 15 dias. Quando cheguei a bateria estava praí a 50%, e não ultrapassava esse valor.
Para a pôr a funcionar outra vez bem, usei uma opção da BIOS do portátil para calibrar a bateria. Tive de usar essa opção algumas vezes.
Aquilo que essa opção faz é carregar e descarregar a bateria totalmente.
Neste momento a minha bateria está como nova.

Já agora digam-me uma coisa (os que tiram a bateria, mas os outros tb podem dizer), como fazem para usar as UPS? :)

Cumprimentos.
 
depois de ter lido tantas opinioes sobre esta questao, decidi coloca-la ao suporte do dep tecnico da inclass e a resposta que obtive foi a seguinte:

Relativamente à Sua questão, existem variadíssimos tipos de baterias que poderão ser mais ou menos fáceis de viciar. De qualquer forma, ao retirar a bateria do portátil e ligá-lo apenas à corrente, sempre que o utilizar por longos períodos de tempo, estará sem dúvida, a salvaguardar a vida da Sua bateria.
O facto da bateria estar constantemente “em carga”, poderá levar a um mau comportamento da mesma, num determinado espaço de tempo.

Assim sendo, o que faz, fá-lo bem. No entanto, deixe-me alertá-la que, a bateria mesmo não estando em uso, vai perdendo energia caso fique sem a utilizar durante um longo período de tempo (+1 mês). Convém, por isso, carregar a bateria de tempos em tempos para que não perca a sua capacidade de recarregamento.
Outra situação que deverá ter em conta, será que sempre que retirar a bateria do portátil, deverá fazê-lo com o mesmo desligado da corrente, para que não haja a possibilidade de haver algum pico ou descarga de energia, podendo correr o risco de a avariar.
 
spor, as ups são aquelas baterias que mantem o pc a funcionar quando falha a luz.

não me parece que as baterias e ups se deem muito bem mas nao tenho nada pa comprovar.

eu tou a pensar comprar um portatil tambem e irei usa-lo sem bateria ligado à ups.

cumps
 
Falam aí das baterias aquecerem quando em uso com AC. Tenho um Asus A6 e a bateria é a coisa mais fresca do portátil, não está minimamente quente. Como também disseram, os portáteis hoje em dia tem circuitos separados e já não há problema. Além disso, as baterias deste tipo (litium ou o que é :P) não se viciam, estragam-se. São coisas diferentes: a primeira é evitável, a segunda nem por isso. ;)
 
@Ragnarok:

O problema do calor em modo AC nao está no calor gerado pela bateria mas no calor que esta recebe do cpu (e outros componentes) devido a um maior relaxamento das powersaving settings.

O calor, ou melhor, a exposição ao calor, é uma das principais causas de "avaria" das baterias de litio.
 
hmm..aqui vai o discurso

bem... com tantas opinioes, prefiro expor factos k conheco... a questão que poêm é relativa, inda por cima nos dias de hoje, aqui vai.

Há alguns bons anos atrás, poderia-s dizer k os portáteis QUASE sempre tentavam carregar a bateria (estando esta cheia, ou nao), quando ligados á corrente e com a bateria posta. Hoje em dia acontece o seguinte, as baterias teem um pekeno circuito, k permite ao pc saber, dados da mesma, tais como temperatura da mesma por vezes teem dois sensores internos d temp, voltagens, assim como a capacidade de carga média calculada pelo circuito da propria bateria.
Vejamos entao um exemplo, temos um portatil ligado á corrente e com a bateria posta, estando esta a 0% de carga, o portatil entao, lê os valores da bateria e o estado da mesma ( sim, através d voltagens e amperagens é possivel Saber o estado da bateria, refiro-m ao estado, como o estado das baterias, ou seja, s tao um bocadito viciadas ou nem por isso ), quando a bateria está carregada (100%) ele deixa d a carregar... mas acontece k a deixa d carregar por que tá programado para isso, mas acontece.. que as marcas marcam os valores iniciais para carregamento, ou seja, pode estar configurada para quando a bateria estiver a menos de 80% a bateria voltar a ser carregada.. ou seja, imaginemos k a bateria está a 100%, passados algumas semanas apesar d nao ser usada e estar no portatil, perde sempre um bocado d capacidade, neste caso se descesse dos 80% ele a voltava a encher.
Conclusao, este valor k indikei 80% é apenas um exemplo, nao sigam este valor, pode ser um outro qqr. Com isto podem ver k mesmo tando carregadas as baterias e estarem ligadas á corrente, pode um dia passar do minimo (minimo estipulado pela marca) e voltar a "enxer" o resto. Hj em dia estes circuitos sao mto mais evoluidos, ou seja, nao é assim tao simples d descrever, daí praticamente nao viciarem mto, depende Tb da qualidade da bateria.

espero ter ajudado em algumas duvidas
aproveito e deixo aki uma dica, caso tenham uma bateria um bocado viciada, há sempre hipotese d a melhorar, e por vezes um bom melhoramento... nada como desmontar a bateria, dessoldar cada célula e carregar num carregador d baixa intensidade, ou seja demora mto a carregar mas fica logo a funcionar doutra maneira. Como por exemplo um carregador digital d baterias de Radio modelismo por ex: conseguem ver o estado da célula e carregar de acordo com o estado.

cumpz
Miguel Correia
 
Última edição:
odr4cir disse:
@Ragnarok:

O problema do calor em modo AC nao está no calor gerado pela bateria mas no calor que esta recebe do cpu (e outros componentes) devido a um maior relaxamento das powersaving settings.

O calor, ou melhor, a exposição ao calor, é uma das principais causas de "avaria" das baterias de litio.

Garanto-te que não está minimamente quente. ;) Está afastada o suficiente do CPU e do disco.
 
as baterias dos portateis são como as do telemoveis, ninguem tira a bateria quando não vai precisar dele ambas fazem parte dos mesmos por isso e com o que me aconteceu não vou tirar mais a bateria do portatil.

tirava sempre que podia utilizar AC e quando precisei da bateria ja não aceitava carga, mesmo depois de a calibrar tive de mandar o portatil para a garantia que veio com a mesma bateria e a funcionar sem problemas.
 
no meu portatil, kuando o ligo a electricidade, ele começa a carregar a bateria. depois de cheia começa a usar a electricidade da corrente.. e passa pa bat quando desligo a ficha da tomada.
 
||alc|| disse:
Tou a ver que ha muito as duas opiniões..Já n sei se hei-de ou não ter a bateria no meu portátil...Sempre é um factor para maior segurança se a luz se for .Eu tenho andado sem bateria,mas vou passar a utilizar porque o meu portatil sem bateria fica coxo :lol:

deve ser um HP como o meu!!!!:-D quando o comprei disseram-me para retirar a bateria sempre que o mesmo estivesse a trabalhar ligado á electricidade, mas depois chega-se á conclusão que é impossivel, pois o pc fica "coxo". chego a pensar se este "sistema" não será para a HP vender baterias!!!é que o meu tem 1 ano e meio e a bateria dura 10 minutos!!!!!!!!!!!>( :'(

já agora, alguém conhece método para "recuperar" uma bateria?????
 
eu tenho um IBM R50e e está quase sempre ligado á corrente! a bateria continua a durar +/- o mesmo!!!
sei de quem se lixou por andar sempre a tirar e meter a bateria num Asus M6. levantava o portatil e a bateria caía!!!:wow: :wow: :wow: :wow: os fechos não eram lá muito robustos e o facto de andar constantemente no "tira/põe" estragou as molas dos fechos... azar!!!
 
ztres disse:
deve ser um HP como o meu!!!!:-D quando o comprei disseram-me para retirar a bateria sempre que o mesmo estivesse a trabalhar ligado á electricidade, mas depois chega-se á conclusão que é impossivel, pois o pc fica "coxo".

Disseram-te para tirar a bateria mas não foi a HP, a bateria do portatil é para ser usada sempre.. e a HP até reforçou que não é para tirar que até lhe pos um "pé" do portatil na bateria
 
Back
Topo