Usar bateria ou não no portátil

Depois de 6 meses de bateria tirada, agora resolvi colocar mesmo ligado à corrente (estando mesmo 100% complete). E que isto agora de inverno com quebras de corrente e trovoadas dá que pensar.....

Toshiba A100 ;)
 
Resumindo ..acabei por optar por deixar a bateria sempre no computador ...pessoalmente até acho que estar sempre a tirar e por não é o mais pratico ... a ver vamos o resultado :)
 
Eu pelo menos quando estou a usar o portatil em casa nunca uso a bateria!
Tiro-a sempre, pois ele até funciona sem bateria, e pelo menos assim não preciso de pensar em trocar de bateria nos proximos anos!
Eu fazia isso!
Cumpz :kfold:
 
E que tal retirar a bateria (Li-ON) por motivos de segurança?
http://www.pcpitstop.com/news/rob/rcheng0611.asp

Vejam o vídeo de um portátil quando submetido a condições que levam à explosão da bateria Li-ON:
http://www.pcpitstop.com/pcsafety/video.asp


A probabilidade disso acontecer a alguém será menor do k levar com um meteorito abastado na cabeçorra! As explosões são devidas a impurezas no interior das células ou a temperaturas altíssimas! E mesmo k'as células tenham impurezas ñ'é provavel k se transformem em gás k rebente k'a célula.

Nesse vídeo os gajos devem ter criado propositadamente um short na\s célula\s e dps fazer a reportagem com um tom de voz adequado ao relato do fim do mundo, tipo TVI.

Mas se por akaso inda decidirem guardar as vossas baterias guardem-nas no frigorifico (NÃO no congelador) pois essa é a temperatura ideal de armazenamento. As Li-Ion ñ gostam de temperaturas muito altas nem mt baixas! Caso contrário estarão a fazer akilo k tão a tentar evitar!
 
Ok..uns dizem que sim ...outros q não ....e ficamos todos na mesma ? !!
Deixo aqui a minha pergunta ...utilizadores de Acer´s ...como fazem ? deixam a bateria ou tiram ?
Eu por agora tenho tirado a minha mas...porque me disseram para o fazer !!

Uso sempre a bateria, e quando a carga está a 100% a bateria fica geladinha, pelo que penso que não estará a receber mais carga.

Ao início ainda a tirava mas, pelos vistos, até os próprios fabricantes aconselham a que não se remova a bateria.
 
até os próprios fabricantes aconselham a que não se remova a bateria.

Mas esses são sempre suspeitos pois para eles até dá jeito que os clientes lhes comprem baterias novas. :D Mas fora de brincadeiras, eu também uso a minha bateria sempre, mas está tão viciada que também já não faz muita diferença. E os locais para onde costumo levar o portátil têm sempre tomada... Acaba por ser uma medida de precaução para o portátil não sofrer danos com as possíveis faltas de luz.
 
Ja agora deixo o meu testemunho, eu por norma estou sempre c a bat no portatil, qd ela n esta cheia faço por a gastar por completo e depois ligo a corrente e por la fica o tempo q for preciso.
Um pormenor é q o meu LG P1 tem uma opção em que me permite estabilizar o carregamento apenas a 50% da bateria com o proposito (segundo o battery miser) de "salvaguardar a vida útil da bat". Gostava de ouvir a vossa opiniao quanto a este ponto!

Outra questao (nao sei se estou a postar no sitio certo), qd a bateria fica completamente descarregada e o portatil devia entrar em modo de hibernação/suspensão, ele entra no ecra de "logout" do win a dizer "a preparar para hibernar" mas nao passa dai, tenho mm que o desligar no botao! Isto n é normal, pq noutro portatil nada disto acontece. Têm alguma sugestao q possa ajudar a compor isto?
 
Pois aqui vai a minha experiência, eu já tive um Acer e na altura o que fiz foi:

1- Sempre que podia ligar à corrente, ligava-o e tirava a bateria
2-Sempre que usava a bateria deixava acabar completamente e depois carregava-a totalmente

Resultado : Menos de 2 anos, passei d 2 horas para 40 min.

Depois comprei um portatil novo e depois de muita pesquisa, aqui vai o que agora faço :

1-Sempre que posso ligo à corrente e com a bateria dentro do portátil
2-1 vez por mês uso a bateria toda e depois carrego totalmente durante 12horas
3-Sempre que vir que a bateria pode aquecer muito tiro, e evito aquece-la.

Porquê ?

1- As baterias não duram para sempre, é um facto. Com o passar do tempo, a capacidade vai diminuir, mas com o devido tratamento, diminui de uma maneira menos acentuada.
2-Depressão de voltagem, a bateria quando está fora do portátil descarrega, o que é mau.
3-As bateria possuem um tempo de vida, ciclos de carga (500 ciclos completos ou 2000 parciais), por isso quanto menos ciclos de carga fizerem melhor.
4-Se usarem a bateria deixem-na gastar a carga toda e depois carreguem a bateria com o portatil desligado e por várias horas (mesmo depois de estar carregada).
5-Ter a corrente ligada com o bateria dentro do portátil é benéfico, já que assim que a bateria está carregada a corrente passa directamente para o portátil e não pela bateria.

E porque eu sempre digo, não acreditem em tudo o que lêm :

http://www.repairfaq.org/ELE/F_NiCd_Battery.html#NICDBATTERY_008

http://www.dansdata.com/gz011.htm

http://www.ebuybatteries.com/battery_knowledge/battery_care.asp


Espero que isto vos ajude.. Qualquer dúvida apitem..
 
Última edição:
Pois aqui vai a minha experiência, eu já tive um Acer e na altura o que fiz foi:

1- Sempre que podia ligar à corrente, ligava-o e tirava a bateria
2-Sempre que usava a bateria deixava acabar completamente e depois carregava-a totalmente

Resultado : Menos de 2 anos, passei d 2 horas para 40 min.

Depois comprei um portatil novo e depois de muita pesquisa, aqui vai o que agora faço :

1-Sempre que posso ligo à corrente e com a bateria dentro do portátil
2-1 vez por mês uso a bateria toda e depois carrego totalmente durante 12horas
3-Sempre que vir que a bateria pode aquecer muito tiro, e evito aquece-la.

Porquê ?

1- As baterias não duram para sempre, é um facto. Com o passar do tempo, a capacidade vai diminuir, mas com o devido tratamento, diminui de uma maneira menos acentuada.
2-Depressão de voltagem, a bateria quando está fora do portátil descarrega, o que é mau.
3-As bateria possuem um tempo de vida, ciclos de carga (500 ciclos completos ou 2000 parciais), por isso quanto menos ciclos de carga fizerem melhor.
4-Se usarem a bateria deixem-na gastar a carga toda e depois carreguem a bateria com o portatil desligado e por várias horas (mesmo depois de estar carregada).
5-Ter a corrente ligada com o bateria dentro do portátil é benéfico, já que assim que a bateria está carregada a corrente passa directamente para o portátil e não pela bateria.

E porque eu sempre digo, não acreditem em tudo o que lêm :

http://www.repairfaq.org/ELE/F_NiCd_Battery.html#NICDBATTERY_008

http://www.dansdata.com/gz011.htm

http://www.ebuybatteries.com/battery_knowledge/battery_care.asp


Espero que isto vos ajude.. Qualquer dúvida apitem..

Muito bom mesmo, ate eu aprendi umas coisas.
 
acho k se todos pensarmos bem o LnxSlck tem razao....

e
pelo ke ja pude pesquisar, ler opinioes mais tecnicas sobre o assunto e tb algumas experiencia de amigos.... acho ke devem seguir estas recomendacoes....

acrescentaria apenas ke de notar ke a quando da descarga completa da bateria, nao deixa-la mto tempo completamente descarregada...

Parabens LnxSlck :)
 
Pois aqui vai a minha experiência, eu já tive um Acer e na altura o que fiz foi:

1- Sempre que podia ligar à corrente, ligava-o e tirava a bateria
2-Sempre que usava a bateria deixava acabar completamente e depois carregava-a totalmente

Resultado : Menos de 2 anos, passei d 2 horas para 40 min.

Depois comprei um portatil novo e depois de muita pesquisa, aqui vai o que agora faço :

1-Sempre que posso ligo à corrente e com a bateria dentro do portátil
2-1 vez por mês uso a bateria toda e depois carrego totalmente durante 12horas
3-Sempre que vir que a bateria pode aquecer muito tiro, e evito aquece-la.

Porquê ?

1- As baterias não duram para sempre, é um facto. Com o passar do tempo, a capacidade vai diminuir, mas com o devido tratamento, diminui de uma maneira menos acentuada.
2-Depressão de voltagem, a bateria quando está fora do portátil descarrega, o que é mau.
3-As bateria possuem um tempo de vida, ciclos de carga (500 ciclos completos ou 2000 parciais), por isso quanto menos ciclos de carga fizerem melhor.
4-Se usarem a bateria deixem-na gastar a carga toda e depois carreguem a bateria com o portatil desligado e por várias horas (mesmo depois de estar carregada).
5-Ter a corrente ligada com o bateria dentro do portátil é benéfico, já que assim que a bateria está carregada a corrente passa directamente para o portátil e não pela bateria.

E porque eu sempre digo, não acreditem em tudo o que lêm :

http://www.repairfaq.org/ELE/F_NiCd_Battery.html#NICDBATTERY_008

http://www.dansdata.com/gz011.htm

http://www.ebuybatteries.com/battery_knowledge/battery_care.asp


Espero que isto vos ajude.. Qualquer dúvida apitem..

Já agora faz aí um guia rápido de de como usar a bateria :)
Dava jeito ;)
 
Já agora faz aí um guia rápido de de como usar a bateria :)
Dava jeito ;)

O guia pelo que pude apurar, e pela minha experiência e dos meus amigos é o que já disse.

1 - Sempre que possível ter a bateria dentro do portátil, e ligar o carregador.
2 - 1 vez por mês usar a bateria toda, deixar descarregar completamente e depois carregar toda, completamente com o portátil desligado.
3 - Evitar o calor nas baterias, o calor é das piores coisas para as baterias (em último caso metê-la no frigorífico)
4 - Não deixar a bateria muito tempo fora do portátil pois ela descarrega
5 - Não carregar a bateria sem ela estar totalmente vazia

Basicamente é isso, podem complementar a vossa leitura e o porquê destas opções nos links que já pus. Tem tudo a ver com a vida limitada das baterias, ciclos de carga, efeito de memória,etc.
 
NUNCA deves deixar a bateria chegar aos 0%. Vê posts anteriores nesta thread, certamente encontrarás a justificação.

Quanto a esse aspecto podes encontrar vários defensores das 2 teorias, uma que deves deixar esvaziar totalmente e carregar totalmente para a bateria "saber" a sua capacidade total de carga, ou nunca deixar descarregar totalmente, devido ao efeito que as células mais fortes irão reverter em favor das células mais fracas, o que é bastante mau.

Quando eu digo deixar descarregar totalmente, quero dizer deixar o windows desligar por si mesmo, por falta de bateria, deste nivel até os 0% ainda vai um bom bocado acredita.
 
Ainda assim, não há motivo algum para teres preocupações com niveis de carga. Usa isso como te apetecer, foi por isso que fizeram as baterias de litium.

As baterias de niquel, num certo sentido, eram melhores. Porque? Porque tinham mais tempo de vida SE as tratasses como deve de ser, o que, em geral, não acontecia. E então, apareceram as baterias de litium, para que durassem mais tempo nas mãos de idiotas que não sabem deixar descarregar uma bateria por completo e voltar a carregar completamente. Por exemplo, tenho um nokia 3210 aqui ainda hoje tem a bateria bastante boa porque sempre tive cuidado com ela. Já tem cerca de 5 anos. Uma bateria de litium dura no máximo 3 anos, pelo menos num portátil.

Claro que nos portáteis não faz sentido teres de descarregar completamente a bateria de cada vez que a usas, por isso até faz mais sentido usar estas de litium.

Assim, acho que fica explicada a minha indignação com as pessoas com a mania de andarem a descarregar as baterias de litium por completo: elas foram criadas porque as pessoas não faziam isso!

Fiquem bem.

PS: Se eu estiver completamente errado, blame it on Google! :p
 
Eu tiro sempre a bateria do meu acer knd esta ligado a corrente.
A razão principal é k eu mudo várias vezes de localização e ao ligar novamente a corrente ele vai carregar outra vez a bateria.
Embora as baterias de litio n viciem, têm um tempo de vida muito limitado e ao estar sempre a carregar vai "consumindo" ciclos de carga-descarga.

Nesse aspecto as baterias de niquel eram muito melhores, duram para sempre.
Já vi baterias de portateis k duravam 5min, foi feita uma descarga completa, uns tempos no frigorifico, carregadas outra vez, e estavam como novas, 3h+ de duração.
 
Back
Topo