1. Este site usa cookies. Ao continuar a usar este site está a concordar com o nosso uso de cookies. Saber Mais.

usar carregador do macbook pro em macbook non-pro

Discussão em 'Dúvidas e Suporte Técnico - Apple' iniciada por JoaoRamalho, 20 de Outubro de 2008. (Respostas: 8; Visualizações: 2750)

  1. JoaoRamalho

    JoaoRamalho Power Member

    boas

    vou comprar um carregador para o meu macbook porque o meu estragou-se no cabo, tava a pensar se dava para comprar um carregador do macbook pro, aqueles de 85w, se a tensão fosse a mesma e só a corrente fosse maior, talvez fosse compativel e até carregasse mais rapido. alguem me confirma isto?

    cumps
     
  2. sigul

    sigul Power Member

    O mais provavel era queimar :lol:
     
    Última edição: 20 de Outubro de 2008
  3. timber

    timber Zwame Advisor

    Se a tensão for igual deve dar perfeitamente. Mas vai carregar no mesmo tempo.
     
  4. JoaoRamalho

    JoaoRamalho Power Member

    se não tens fundamentos, nao dizes nada, ta bem?

    timber:

    se a tensão for igual, e se a potência é maior então a intensidade de corrente é maior (p=vi), logo deve carregar mais rapidamente, porque dizes que carrega no mesmo tempo?
     
  5. timber

    timber Zwame Advisor

    Uma fonte de alimentação dum computador comporta-se como uma "fonte de tensão". Uma fonte de tensão é um modelo teórico e basicamente consiste numa fonte que apresenta uma tensão sempre constante e fornece a corrente e consequentemente a potência requerida pela carga em questão. Apesar de ser um modelo teórico existem boas aproximações reais. A mais óbvia é uma tomada caseira que tem sempre os 230V independentemente da potência pedida pela carga.

    Assim sendo a potência a fornecer é definida pela carga (o MacBook) e naturalmente é variável no tempo consoante as condições. Sendo que a Apple dimensionou uma fonte de 65 W (hipoteticamente) é porque estimou que este é o valor máximo que o MB poderá pedir à fonte e como tal quando tiver uma fonte dum MBP de 85 W continuará apenas a pedir no máximo 65 W.

    É possível que o MB fosse desenhado para perceber que tinha uma fonte mais potente à disposição e quando na presença duma pedir mais à rede para uma carga mais rápida. Isso parece-me altamente improvável porque a fonte teria que comunicar com o PC para este saber que tinha à disposição algo mais potente e os circuitos internos do PC tinham que estar sobre dimensionados para uma situação que não iria acontecer em 99% do tempo. Além disso é simplesmente sobre engenharia.
     
  6. JoaoRamalho

    JoaoRamalho Power Member

    ok thks. pensei que o circuito de alimentaçao de bateria fosse muito mais simples, tipo telemovel, onde o carregador liga á bateria, e a bateria aos circuitos internos.

    se fosse como disse em cima, dava perfeitamente, porque aí quem pedia a energia era a bateria, e o macbook ia lá buscar a energia que precisasse. como as baterias não costumam ter problemas com as amperagens, deste que a tensão seja a certa acho que estava tudo bem.

    fiz o mesmo com o meu nokia 5310, substitui o carregador original de 400mA por um de 800mA (mesma tensão), e o resultado é metade do tempo a carregar
     
  7. timber

    timber Zwame Advisor

    A parte da fonte de facto é parecida (em termos do que lá está dentro) com um "carregador" de telemóvel.

    Para ter mesmo a certeza sobre este assunto era preciso conhecer como a Apple desenhou a alimentação do portátil.
     
  8. ruimoura

    ruimoura Power Member

    Podes usar perfeitamente, já mais o fizeram sem problemas, inclusivamente isso foi confirmado pela Apple.

    O contrário (carregador do macbook no MBP) já não funciona tão bem, porque não tem a potência necessária, e pode não conseguir carregar o MBP se este estiver ligado e a usar muitos recursos, o que pode fazer com que o MBP ligue a bateria para ir buscar mais energia, e acaba por dar cabo da calibração desta, se for uma situação recorrente.

    Carregador do MBP no Macbook é na boa, à confiança ;)
     
    Última edição: 21 de Outubro de 2008
  9. JoaoRamalho

    JoaoRamalho Power Member

    pois exacto.
     

Partilhar esta Página