usar carregador do macbook pro em macbook non-pro

JoaoRamalho

Power Member
boas

vou comprar um carregador para o meu macbook porque o meu estragou-se no cabo, tava a pensar se dava para comprar um carregador do macbook pro, aqueles de 85w, se a tensão fosse a mesma e só a corrente fosse maior, talvez fosse compativel e até carregasse mais rapido. alguem me confirma isto?

cumps
 
Uma fonte de alimentação dum computador comporta-se como uma "fonte de tensão". Uma fonte de tensão é um modelo teórico e basicamente consiste numa fonte que apresenta uma tensão sempre constante e fornece a corrente e consequentemente a potência requerida pela carga em questão. Apesar de ser um modelo teórico existem boas aproximações reais. A mais óbvia é uma tomada caseira que tem sempre os 230V independentemente da potência pedida pela carga.

Assim sendo a potência a fornecer é definida pela carga (o MacBook) e naturalmente é variável no tempo consoante as condições. Sendo que a Apple dimensionou uma fonte de 65 W (hipoteticamente) é porque estimou que este é o valor máximo que o MB poderá pedir à fonte e como tal quando tiver uma fonte dum MBP de 85 W continuará apenas a pedir no máximo 65 W.

É possível que o MB fosse desenhado para perceber que tinha uma fonte mais potente à disposição e quando na presença duma pedir mais à rede para uma carga mais rápida. Isso parece-me altamente improvável porque a fonte teria que comunicar com o PC para este saber que tinha à disposição algo mais potente e os circuitos internos do PC tinham que estar sobre dimensionados para uma situação que não iria acontecer em 99% do tempo. Além disso é simplesmente sobre engenharia.
 
ok thks. pensei que o circuito de alimentaçao de bateria fosse muito mais simples, tipo telemovel, onde o carregador liga á bateria, e a bateria aos circuitos internos.

se fosse como disse em cima, dava perfeitamente, porque aí quem pedia a energia era a bateria, e o macbook ia lá buscar a energia que precisasse. como as baterias não costumam ter problemas com as amperagens, deste que a tensão seja a certa acho que estava tudo bem.

fiz o mesmo com o meu nokia 5310, substitui o carregador original de 400mA por um de 800mA (mesma tensão), e o resultado é metade do tempo a carregar
 
A parte da fonte de facto é parecida (em termos do que lá está dentro) com um "carregador" de telemóvel.

Para ter mesmo a certeza sobre este assunto era preciso conhecer como a Apple desenhou a alimentação do portátil.
 
Podes usar perfeitamente, já mais o fizeram sem problemas, inclusivamente isso foi confirmado pela Apple.

O contrário (carregador do macbook no MBP) já não funciona tão bem, porque não tem a potência necessária, e pode não conseguir carregar o MBP se este estiver ligado e a usar muitos recursos, o que pode fazer com que o MBP ligue a bateria para ir buscar mais energia, e acaba por dar cabo da calibração desta, se for uma situação recorrente.

Carregador do MBP no Macbook é na boa, à confiança ;)
 
Última edição:
Back
Topo