Usar duas fontes ao mesmo tempo mas ligar cada uma sozinha?

madafakapc

Power Member
pretendo saber se é possivel usar as 2 fontes de alimentação de forma independente, pois nao sei bem como ligar as 2 para as usar...e tambem nao quero arriscar por enquanto...assim quero ter duas fontes ligadas mas ligo cada uma independentemente.
Uma fonte para os discos e outra para o resto.

Há perigo de estragar discos ?!

Obrigado!
 
nada mais fácil meu caro amigo..


cada fonte tem o seu molex! ficha de 20 ou 24 pinos.

uma das fontes, ligas na board.. portanto arranca quando ligas o pc!

a outra fonte.. é simples... basta, um fio metálico a ligar no molex de 20 ou 24 pinos, o VERDE e o PRETO ..pode ser qualquer preto...

ora, se puseres um interuptor ou um botão de mola nesse fio.. só quando o ligares o botão é que a fonte arranca..

ao arrancar, a energia é logo distribuida pelos molex de 4 pinos e restantes..


eu próprio tive isso num pc á uns tempos.. a fonte original do pc alimentava a board, cpu, gráfica e discos..

a fonte sobressalente, montei-a lateralmente na caixa.. com um interruptor na parte fornta.. e alimentava os cd-roms, kit WC e os neons..

antes de ligar a do pc, liga sempre a externa..

e pimba.. a funcionar a 100%.. nunca terás problemas com isso..

3.jpg


na foto podes ver a fonte lateral e os interruptores na frente com led's indicando a ligação da fonte..
 
Sim é possivel ate podes fazer arrancar as duas ao mesmo tempo


pode exprimentar poes um ponta de um clipe no fio verde e a outra ponta num fio preto a fonte começa logo a trabalhar.
 
eu pretendo mesmo é ligar uma primeiro e so depois ligo a outra quase ao mesmo tempo,nao quero estar a fazer ligação entre as duas para já....nao quero arriscar fazer isso já...

é assim, ligo primeiro a da board e depois a dos discos se quiser ?!

A ideia é ter mais potencia pq tenho cerca de 10 discos e restantes cenas

As minhas fontes sao da LC e têm entre 500 e 560 W

so me parece é que vou ter um problema que é ao desligar a fonte que nao estiver ligada na board...os discos nao ficam estragados ?!
 
Última edição:
Se ficassem, os discos 3.5 que uso com adaptadores usb já tinham morrido há mto tempo, já que usam alimentação externa... :007:

Acho que desde que o SO/sistema façam o seu trabalhinho como deve ser, com a fonte principal (parking, coiso e tal...) não deverão haver problemas.
 
tenho a impressao(mas nao certeza) de já ter visto um "y" para ligar 2 fontes em 1(MB)

um disco gasta pouco, ~10W
 
Última edição:
fiquei na mesma quanto à minha questão....um disco sim, mas 10 discos, mais outras coisas....é preciso ter cuidado pq começo a ter discos meia volta desligados sozinhos....
 
liga os discos á mesma fonte da board..

são dispositivos "sensíveis"..

deixa a fonte extra para cd-roms, kit aqua, neons e fans...

discos, ligas á fonte normal.... entendido ?
 
liga os discos á mesma fonte da board..

são dispositivos "sensíveis"..

deixa a fonte extra para cd-roms, kit aqua, neons e fans...

discos, ligas á fonte normal.... entendido ?

jáentendi, sendo assim nao tem interesse pois isso tenho eu agora...entao e quando vou poder ligar mais discos se a minha fonte não aguentar. !?!?!?
 
A ideia é ter uma fonte BOA, principal... para alimentar os principais dispositivos..

e ter uma fonte secundária mais MEDIANA para o restante.. apenas para aqueles watts extra, gastos com luzes, agua, muitas fans... controladores..

etc..
 
sim, mas se necessitar de mais potencia o que faço ?! É que ir comprar uma fonte de 700W nao está na minha ideia e queria aproveitar as 2 que tenho de 500 e tal para compensar
 
Back
Topo