usar modem telemovel para pc portatil ?

soundzen

Power Member
Alguem pode me dizer as etapas necessarias na configuração de um telemovel para utilizar o modem do meu Motorola L7 quando ligado a um PC portatil - no meu caso um Macbook?

Para alem disso precisaria de saber quais são os dados que o telemovel precisa porque nao sei que valores escrever > (???) para puder enviar um email com attach, pela Optimus:

DEFINIÇÕES ISP
> tipo de ligação (GPRS)
> endereço APN (???)
> nome utilizador (*****)
> codigo (*****)
> DNS IP (???)


CONFIGURAÇÃO CONTA
> nome conta (*****)
> estado (activo)
> nome (*****)
> utilizador (*****)
> codigo (*****)
> remetente ([email protected])
> fornecedor serviço (personalizar)
> protocolo (POP3)
> servidor envio (portal.optimus.pt)
> porto envio (???)
> servidor recepção (portal.optimus.pt)
> porto recepção (???)

Expliquem-me isso, devagar - como se eu fosse muito burra! *quase, sou n00b*
 
Boas visto eu trabalhar na linha de suporte tecnico da optimus posso-te tentar dar algumas dicas se n te apetecer ligar pa linha eheheheh

ora bem

APN ---- umts
IP------ 62.169.66.5( que e o da optimus)
as portas dos servidores deixa ficar as predefinidas ou se n tiveres tenta 8799
os servidores tao errados
envio------smtp.mail.optimus.pt

mas e assim o teu email e mesmo @optimus.pt??? ou e de outro ISP?

e que pelo que tenho conhecimento se tiveres um email que tenha mesmo @optimus.pt nao existe servidor de envio ou seja nao vais conseguir enviar apenas receber.

So consegues se for outro endereço de email sem ser um pertecente a optimus e se for de outro ISP o dado que tens que por no servidor de recepçao e o servidor de pop3 do ISP.

EX: Gmail -- pop.gmail.com


Ve la se desta forma consegues perceber :)
 
:) wow obrigadao sr. Optimus... mas que grande serviço a domicilio - por acaso a optimus nao vende um nokia E65 bloqueado por 380€? (e com pontos empresa?) :002:

Esqueci de referir o seguinte: o telemovel é livre mas o chip é optimus e faz parte de um pack empresas (somos uma duzia) mas tens razao, por acaso nao tenho email optimus - tentei mas diz que esta bloqueado por ser certamente do pack empresas e eu como empregada e nao boss, nao darem-me acesso por nao ter autoridade nem codigos da conta, digo eu? 8|

adivinhaste quanto ao email nao é optimus mas yahoo - por isso pelo que dizes, seria pop.yahoo.com! Ahhh e meu telemovel nao faz UMTS que eu saiba, nem pouco 3G - pensei que eram 2 funcoes que andavam sempre juntas.

O problema é que eu tenho 2 menus a preencher no moto L7 - email & conta, mas suponho que as restantes alinhas estao correctas, certo? vou entrar os teus valores e ja digo algo, ok?

foste uma grande ajuda porque sou incapaz de pegar no telefone e ligar para o atendimento optimus a pedir estes dados - nao percebo o que representam dai eu me explicar mal e me enganar nas perguntas ou eles nao pescarem nada - isto é chinês pra mim! :joker:
 
foste uma grande ajuda porque sou incapaz de pegar no telefone e ligar para o atendimento optimus a pedir estes dados - nao percebo o que representam dai eu me explicar mal e me enganar nas perguntas ou eles nao pescarem nada - isto é chinês pra mim! :joker:

Sim se fosse preciso ths ligado para la e th te atendido um colega menos experiente e se calhar dizia até ke nao era possivel fazer isso LOLOL.

Em relaçao a apn podes meter umts a mesma mesmo que ele nao va buscar a rede liga-se a mais baixa mas podes colocar gsm :)
 
Bom dia,

Daquilo que percebi, estão a tentar utilizar Motorolas L7 como modem certo ?
Bem a nível de configuração, é um pouco mais complicado do que o que foi descrito acima...
Dado que os telefones são livres, é primeiro preciso configurá-los manualmente para se conseguir aceder posteriormente à net.

Seguem as configurações com os campos necessários, todos os outros campos, não é preciso preencher :

Menu

Acesso à Internet (na tecla de sub-menu; um traço horizontal, junto ao écran)

Sessões Internet

Nova Entrada

Nome - Internet Optimus
GPRS APN - internet ( o melhor neste campo é mesmo confirmar com a linha 1230 para ver o ponto de acesso activo nos cartões.)

Terminar

Para activar o novo perfil:
- colocar barra sobre novo perfil criado;
- depois, escolher pré-definir, na tecla de sub-menu (um traço horizontal, junto ao écran)

Depois à partida, estando a usar o software da Motorola, ele há de reconhecer automaticamente, e fazer o acesso.
Se não estiver a usar, devem seguir os seguintes passos :

No Windows :

Menu Iniciar - Painel de Controlo - Opções de Telefone e Modem : Seleccionar o modem em uso ( Bluetooth / IrDa / Motorola Modem [conforme o caso] - propriedades e depois avançadas.
No primeiro campo ( Comandos de inicialização avançada ) deve colocar a seguinte frase :
+CGDCONT=1,"IP","APN em uso" tal e qual como aqui está escrito.
Ok, e novamente Ok.
Depois, ir até Ligações de Rede, criar nova ligação --> next--> ligar a internet --> next --> conf manualmente--> next --> ligar usando modem de acesso telefónico --> selecionar o modem de telf --> next --> ISP name: ex optimus --> nº telf --> *99# --> next usermane e password não se põe nada, tirar visto na ultima opção

E depois é só ligar ;)

Cumps
 
Última edição:
wow voces sao uns expert nisto - eu nao percebi nada mas vou por exactamente o que me indicaram amavelmente nos vossos posts - muito obrigada... à noite já vos digo se funciona! bjs...
 
Nao sei se expliquei bem o que tentava atingir: Acesso à net eu já tenho no L7 porque o configurei conforme indicado no site da optimus e isso permite-me entrar no optimus zone e aceder ao meu mailbox Yahoo - mas gostaria de facto, utilizar o motorola como modem ligando-o ao pc portatil por USB, em caso de nao ter rede telefonica para puder enviar e-mails para o mailbox do emprego com uns attachs de ficheiros que tenho no cartao microSD... encontrei este forum com esta discussão:

http://www.linuxquestions.org/questions/showthread.php?t=506112
 
essa configuraçao e para linux paar mac e diferente

o que o Dreadnough referiu apenas e que de facto tinhas que ja ter essa ligaçao como tas a indicar ja a tens criada relativamente akeles dados que tinhas pedido e tal e qual como te tinha indicado no 1 post se e mesmo so esses dados que te pede e so testares.

Qualquer duvida que te va surgido dix mesmo se tiveres dps falhas na ligaçao ou na propria criaçao no mac

;)
 
melga volta a atacar ;)

Desculpa a insistência, Dreadnought... algo me escapa! O que me indicas-te acima é para configurar o meu portatil MAC afim do pc reconhecer o L7 como sendo seu modem -OU- é a configuração do telemovel porque depois o pc faz o resto quando ligar o L7 por USB?
---
Guez, tentei entrar os valores do mail account (APN, IP, GPRS, etc...) e dá-me erro de envio, quando tento mandar a mim propria um e-mail de test para o Yahoo.

Diz :"Zero bytes transferidos - A ligar ao servidor" e nos Pormenores explica "Falhou a ligação - Tente de novo".
Será que esqueci de activar algo? Pus no REMETENTE o meu mailbox "[email protected]" e no SERVIDOR ENVIO & RECEPÇÃO indiquei "pop.yahoo.com" mas os PORTOS ficaram "8799" o que acho serem da Optimus! Ele nao me aceita ter nenhum valor nos Portos quando apago o numero... 8|
 
Última edição:
o que o dreadnought te disse era para configurares a internet no L7

no servidor de envio tens que ter smtp.mail.optimus.pt e no outro e que tens que ter o da yahoo.

Tenta desta forma.
 
obrigada guez pelo MP - mas agora que comprei o nokia E61i ja nao preciso de ter modem ou utilizar o portatil - tenho net pela optimus... agora só falta me diseres como activo o mobile TV - msn chat sff! ;)
 
Última edição:
Back
Topo