Usas ou nao pulseira anti-estatica

usas pulseira anti-estática?

  • sim

    Votes: 6 4,2%
  • não

    Votes: 136 95,8%

  • Total voters
    142
se tiveres cuidado, mesmo sem pulseira nao estragas nada
se nao tiveres cuidado e pegares em componentes sensiveis de mao cheia, mesmo com a pulseira podes estragar na mesma

portanto n uso
 
boas,

claro qe nao uso... como disseram um pouco de cuidado e nao estragas nada...além de teres menos uma porcaria a atrapalhar o movimento das maos.

Cumpz.
 
Não...

Não mexo no pc com a fonte ligada à corrente desde que tive uma fonte que estava com qualquer fio a fazer mau contacto e qualquer toque ligava o pc.

Desligo o cabo da fonte e antes de mexer em qualquer componente toco na caixa e no chão. Não deve ser dos mais correctos mas penso que não deve ser dos piores...

Cumps ;)
 
Daí eu tocar na caixa e no chão...

Que eu saiba é muito semelhante ao que a pulseira faz...faz com que o corpo esteja em contacto com a caixa.
 
Não, mas monto com a fonte ligada a terra.
:eek::eek::eek:

Grande homem, se a fonte por acaso estiver defeituosa é uma experiência "electrizante"... Até me arrepio só de pensar...

Anyway, a minha opinião, juntamente com algumas coisas que fui aprendendo com o tempo:

- O problema principal com equipamento electrónico não é tanto a electricidade estática, mas as diferenças de potencial (DDP) entre os objectos. Se estiver carregado de electricidade estática, só há problema se a peça (qualquer que seja, electrónica ou não) onde for tocar tiver uma grande DDP em relação a mim. Se tiver a mesma carga, não interessa.

- Os toques em coisas metálicas (tipo a caixa do PC em que vamos trabalhar) a única coisa que faz é equilibrar a DDP entre nós e o objecto em que tocamos. Novamente, se ambos estiverem carregados, e formos pegar em qualquer coisa exterior sem carga, o problema persiste.

- Não obstante o que acabei de dizer, e presumindo que a fonte de alimentação está a funcionar bem, as melhores ideias serão ou tê-la ligada como faz o technon, embora isso seja, a meu ver, perigoso, ou, como também costumam fazer, tocar na estrutura metálica do PC mesmo antes de a desligar para trabalhar, para que a carga excessiva possa ser canalizada para a terra. Enquanto se trabalha em qualquer destas condições, a pulseira mantém-nos sempre com a carga equilibrada com o chassis do PC, o que em princípio deve pelo menos reduzir a possibilidade de danos (já que, pelo menos teoricamente, os objectos guardados dentro de bolsas anti-estáticas não deverão ter qualquer carga). Toques frequentes no chassis podem equivaler a esta situação, desde que anteriores a qualquer manipulação.

- No curso da HP que tirei há coisa de dois anos uma das coisas que recomendam vivamente é que haja uma ligação à terra dedicada na bancada de trabalho, quer por baixo do material a utilizar, quer por baixo do utilizador (com ligação entre ambos), mantendo na mesma a recomendação de pulseira anti-estática, em especial se só for possível ligar a bancada à terra (e não também o chão).

Posta esta explicação do que fui aprendendo, ao longo do tempo, umas notas pessoais:

1) Quando se mexe em material informático, NÃO SE TOCA NOS CONTACTOS DOURADOS. É por aí que mais facilmente se faz qualquer descarga de electricidade.

2) Da mesma forma, evitem tocar em qualquer ponto de solda, perno de chip, chip, ou qualquer coisa pontiaguda não plástica. E sim, fazer isso é mais difícil do que jogar Mikado, às vezes... lol Peguem nas coisas pelas bordas do PCB (memórias e placas de expansão) ou, se absolutamente necessário, por alguma coisa sólida não condutora.

3) Evitem esfregar coisas umas nas outras, em especial pele, roupa ou componentes.

4) Independentemente do ponto 3), que é sempre para prestar atenção, convém não usar roupa que armazene ou permita a acumulação, com facilidade, de electricidade estática.


Ok, depois desta pequena lição de senso comum, convém dizer que geralmente não uso pulseira, e que nunca tive problemas por não a usar. Antes de desligar o PC da ficha, toco-lhe, e vou para a frente com o que tenho a fazer, prestando atenção onde toco.

Isto para pequenas coisas (upgrades de discos, memória, placa gráfica, etc.). Para montagens completas, que demoram mais tempo e me obrigam a mexer mais, ponho a pulseira, mas mais por comodidade, se não tenho de andar sempre a tocar no chassis, o que só atrasa mais...

Cumps.

Miguel
 
não uso

ainda não me ocorreu nenhuma desgraça.

Para a maioria dos materiais não tomo muito cuidado (não toco nos contactos e fica-se por ai), agora se instalar um processador uso mão de fada
 
Back
Topo